A lei sobre a qual você pergunta se encontra em Levítico 24,10-23 e é resumida com a frase "olho por olho e dente por dente" de Levítico 24,19-20:

Se um homem ferir um compatriota, desfigurando-o, como ele fez, assim se lher fará: fratura por fraturea, olho por olho, dente por dente. O dano que se causa a alguém, assim também se sofrerá.

O mesmo princípio legislativo se encontra em Êxodo 21 e  Deuteronômio 19,21. Nesta última passagem lemos:

Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.

 

Origem da lei

Na verdade esse princípio não nasce com o texto bíblico, pois o encontramos fora da Bíblia, antes que ela fosse escrita. De fato, no Código de Hamurabi (lista de leis elaboradas por Hamurabi cerca de 1700 anos antes de Cristo) já aparece escrito que a pena para um crime é, normalmente, idêntica ao dano provocado. A pena, por exemplo, para um homicídio é a morte: se a vítima, porém, é o filho de um outro hommem, será dado à morte o filho do assassino; se é um escravo, o homicida pagará uma multa, correspondente ao preço do escravo assassinado.

 

O nome "talião"

O termo "lei do talião" não aparece nem na Bíblia e nem no Código de Hamurabi. Deriva da expressão latina lex talionis (Lei do Talião). O termo "talião" vem do latim "talis" (tal) que significa "idêntico" ou "semelhante". Portanto a pena para os crimes aos quais se aplica essa lei não é uma pena equivalente, mas idêntica, semelhante.

Trata-se da primeira tentativa de controlar a vingança, estabelecendo uma proporção entre o dano recebido num crime e o dano produzido com o castigo.

 

Jesus e a lei do talião

A lei do talião é transformada por Jesus. Ele diz em Mateus 5,38-42:

Ouviste o que foi dito: olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda; e àquele que quer pleiterar contigo, para tomar-te a túnica, deixa-lhe também o mando; e se alguém te obriga a aandar uma milha, caminha comele duas. Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado.