Quero entender melhor a passagem de Mateus 10,34-36, onde Jesus diz que não a paz, mas a espada. Ele veio separar o homem do seu pai, a filha da sua mãe, a nora da sua sogra. Os inimigos de alguém serão as pessoas da própria casa.

Pergunta de Regina Veloso, Rio de Janeiro / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 03/07/2012


Leia mais sobre Jesus Mateus

Olá Regina Veloso do Rio de Janeiro / RJ!

Já temos conhecimento que o evangelho de Mateus pertence aos sinóticos e como foi escrito em Jerusalém, para uma comunidade descendência Judaica, o autor Mateus utilizou elementos vindo do Antigo Testamento para tornar conhecida melhor a mensagem de Jesus, a boa nova. Assim vamos identificar Jesus como o novo Moises, sua mensagem no evangelho é explicada em cinco discursos imitando o Pentateuco. Encontramos centenas de citações do Antigo Testamento encaixadas nos textos de Jesus, para facilitar a compreensão aos Judeus. Aparecem às parábolas, um gênero literário típico do Judaísmo. As 10 aventuranças representam os 10 mandamentos como a carta magna do cristianismo e assim vai.

A passagem que perguntas maiores esclarecimentos é narrada em Mateus 10,34-36:

“34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. (Mateus 10,34-36)

 

Esta passagem esta localizada na apresentação do segundo discurso (são 5 discursos = 5 livros do Pentateuco) de Jesus. Esta parte para uma maior compreensão poderia ir até o versículo 40. Melhor entendida como os pró e os contra a pessoa de Jesus. Encontramos também estes textos nos Evangelhos de Marcos 8,34-35; Lc 12,51-53; 14,26-27, formando o conjunto dos sinóticos.

Podemos entender esta passagem como a da renuncia cristã. O evangelistas Mateus coloca neste texto a sentença de Jesus que se refere à divisão (vv. 34-37). A presença da renuncia cristã aqui é reforçada pela afinidade com o tema dos sacrifícios e renuncias que a vida cristã exige de todo o seguidor de Cristo, muito ligado ao tema do martírio que muitos seguidores de Cristo pagaram pelo seguimento de Jesus.

O versículo 34 nos fala em trazer a paz. Jesus com sua fala quer que os discípulos e seus seguidores entendam melhor o que seriam as expectativas messiânicas em que o Judaísmo cultivava. Jesus fala no texto de paz, mas não em perspectiva humana, homem para homem, mas no sentido de um relacionamento homem com Deus. No primeiro fato, na busca da paz do homem com o homem ele traz a espada, significando a luta entre o bem e o mal ou entendendo ainda entre aqueles que acolhem sua mensagem abraçando o seguimento de Jesus e os que rejeitam a mensagem de Jesus.

Junto com este fato, vem à espada cortante da decisão radical que responde ao chamamento de Jesus, que exige muitos cortes e sacrifícios dolorosos com o ambiente e com a própria família.

Comentando ainda o versículo 35, podemos dizer que se entende “vim separar”, como uma expressão que doe aos nossos ouvidos, mas que na linguagem bíblica são as exigências divinas do chamamento que provocam rupturas radicais nas relações familiares e humanas. Entende-se a passagem “separar  o filho de seu Pai” como que o Pai é contra a mensagem de Jesus e o filho acreditando na mensagem de Jesus. Este fato provoca separação entre o Pai e o filho ou mesmo como o texto continua a mãe com a filha etc.

9992 visitas

28 comentários

Postar um comentário

  • Erinaldo (Recife) - 08/08/2014

    Tá Erivaldo, já que você só só deu enfase a essa parte e criticou (novidade nenhuma) leia agora a outra: Só procuram alguém que aceite sua maneira de pensar. São pessoas muito críticas, que só não criticam a si mesmas. Sentem-se donas da verdade, sendo escravos de seus próprios interesses pessoais. Assim é o Erivaldo.

  • ad (aracruz) - 08/08/2014

    Logicamente se trata de divisão pela verdade trazida por Cristo. O evangelho desperta o preconceito, a intolerancia, e a violencia daqueles que vivem no engano, e não admitem estarem errados. Mas Cristo nos chama ao arrependimento e mudança de vida, guardando os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, mesmo que signifique contrariar a família, afinal, como Jesus diz, quem ama mais o pai e a mãe do que a Ele, não é digno Dele. Quando me converti entendi perfeitamente esse verso, e hoje vejo muito mais como aqueles que ...

  • Erivaldo (Salvador) - 08/08/2014

    Erinaldo voce diz que eu nao quero prestar conta da minha vida a outro Homem? Que e isso companheiro, sou casado, nao tenho que prestar conta da minha vida a nenhum Bundao. O que e isso? Ta Maluco?

  • Erinaldo (Recife) - 08/08/2014

    Há gente que não quer fazer parte da igreja, por não aceitar submeter-se a nenhuma autoridade. Muitas são as pessoas que não querem prestar contas da vida a ninguém. Só procuram alguém que aceite sua maneira de pensar. São pessoas muito críticas, que só não criticam a si mesmas. Sentem-se donas da verdade, sendo escravos de seus próprios interesses pessoais. Assim é o Erivaldo.

  • Erinaldo (Recife) - 08/08/2014

    Geralmente o excesso de criticismo conduz ao ceticismos que fica a um passo da incredulidade…Asiim está o incrédulo Erivaldo.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/08/2014

    Dbonfim, Igrejas? Ministro de confissoes piedosas? Que ZORRA e essa? Porque o Sha'ul nao lhe serve como um bom exemplo? Porque o Estevao nao te serve? Eles, Estevao defendeu o Yaohushua- Foi Morto porque acusou o Sistema Religioso. Pedro e Joao foram presos por defender Ministro piedosos ou o NOME DO YAOHUSHUA? Voce por ser muito inteligente nao quer aceitar que somente saindo desse Sistema de Religioes comsegu-se compreender o e quem deveremos Seguir

  • Erivaldo (Salvador) - 08/08/2014

    Dbonfim, normal voce defender o Sistema de Religiao, se voce acredita nele como viesa chegar ao seu Deus. Eu te entendo Dbonfim, eu tambem ja passei por esta fase. Mas gostaria de saber qial Lideranca eu sigo? As pessoas Religiosas como e iguais ao sr.. Nao conseguem viver sem que tenha um lider. Eu te entendo, voce nao consegue entender que nem Paulo deixou alguma Lideranca incubida naquela comunidade para ser Lider, - Somente a Palavra do Criador e a sua Graca-, foi o que o Sha'ul deixou naquela COMUNIDADE - El...

  • DBonfim (Jaguarari) - 08/08/2014

    Erivaldo, o senhor fala de debate, mas logo se retira dele. Se limita a dizer o que entende NÃO SER exercer a fé, então passa a falar de maneira depreciativa de Igrejas, ministros de confissões religiosas e práticas piedosas (coisas que fazem parte da expressão de fé de outros movimentos – e que eu acredito, são válidas), mas o que o senhor mesmo entende por caminho seguir, o expressa por respostas evasivas: o exemplo de Paulo, Estevão, etc. O senhor não se dá conta de que também participa de um sistema religioso, ...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Dnufim, me pergunta sobre o que eu entendo sobre o - exercer a Fe ? Eu respondo que isso se da quando frequentamos um Culto de Adoracao? Quando vamos A IGREJA? Quando vamos Adorar no TEMPLO RELIGIOSO? Fiz esses questionamentos, mas eu pedi algum Posicionamento seu? Como voce nao consegue responder, entao fica em cima do muro. Ei ja te falei que o Caminho para o Pai nao passa por::: Religioes- verdade ou mentira? Nao passa por Templos Religiosos- verdade ou mentira? Pastores? Lideres Religiosos? Igrejas? ...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Prestar Cultos divinos? Cultos de Adoracao? Ser frequentador dos Templos Religiosos?? Essas coisas foram orientadas pelo Salvador? Esta escrito? Onde? Liturgias? Religioes? Mas aqui ha pessoas que preferem ficar em cima do muro, pessoas indecisas, nao tomam posicionamento? Dnofim o seu POSICIONAMENTO ja foi tomado. Responda sobre o que coloquei algo sobre Cultos Divinps, o que voce acha? Ja sei, voce nao toma posicionamento.

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Eu nao o coloquei como Doutor, fiz apenas uma mencao sem nenhuma direcao a voce. Eu tambem nao estou propondo nada alem do que poderia propor. Coloco aqii questionamento par ver se voce conssgue respknder pelo alguns, mas la vai novo, ja te disse que voce ou segue o esquema religioso ou seka o Sistema de Religiaoes, ou segue o que o Verdadeiro Messias mos propoe, Dbonfim quem te propoe alguma coisa seria o Salvador e nao eu. Voce escolhe, veja o exemplo de Paulo? Estevao? Ja te falei sobre eles? Ja coloquei para ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 07/08/2014

    Sr. Everaldo, não me oponho a discutir. Mas o ponto de partida é como exercer a fé, segundo o que o senhor propõe (e isso, convenhamos, não posso responder, porque não é proposta minha, mas tua). Comenta um pouco, depois me posiciono. Quanto a eu ser um “doutor em Ciência da Religião”, isso não é verdade. Além do mais, não é o conhecimento intelectual que eventualmente temos que nos aproxima de Deus, ele apenas ajudar a esclarecer melhor nossa fé (portanto é importante, mas não determinante para essa intimidade com...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Quero saber de voce Dbonfim. Se ao participar de um Culto Divino, uma Adoração ou ser frequentador de Religioes, isso o faz exercer alguma Fe? Dbonfim o Verdadeiro Messias nao nos manda fazer tais coisas. Pergunto entao porque faze-las? Voce exerce a sua Fé em defesa de Sistemas de Religioes. ESTEVAO exercia a Fe dele defendendo o que o Messias fez. O Pauo antes? Defendia Religião e depois? O Pedro? E tantos outtos que foram Vitimas desse mesmo Sistema? Coloca na tua cabeca que somente ha dois Lados- o do Sis...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Dbonfim. Creio que podemos ter um dialogo bom. O que voce voce entende por " exercer uma Fé"??

  • DBonfim (Jaguarari) - 07/08/2014

    Esquecendo essa questão de templos, que o senhor tem sempre enfocado, como viver a fé de maneira adequada?

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Djanilson Santos- Salvador, entenda que seguir o Salvador somente quando nao fazemos parte de nenhuma Religiao, nem sendo Membros de nenhuma Denominacao Religiosa. Quando voce segue o Verdadeiro Salvador, os seus inimigos serao os Religiosos, se voce for religioso sera inimigo do Salvador. Todas as pessoas religiosas sao inimigas do Criador e porque? O Criador nao se encontra em Religioes nenhuma, Ele esta nas pessoas. Para voce seguir verdadeiramente o Salvador devera Primeiro Sair de toda e qualquer Denominacao...

  • DJANILSON SANTOS (SALVADOR/BAHIA) - 07/08/2014

    O senhor Jesus diz neste texto, no meu entender que; para aqueles que dizem primeiro a minha familia onde todos rejeitam a sinceridade da palavra de Deus e que deixa de seguir a verdade para ouvir,agradar, e compactuar com erros de familia,ocultando de dizer a verdade e impedido de manifestar-se como seguidor de Jesus estão todos errados,Jesus disse quem quiser vir após mim carregue a sua cruz e siga-me, issso quer dizer que,não poemos fazer o jogo de quem não segue a verdadeira palavra de Deus. e por isso iriam s...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Dbonfim, voce ma ajuda muito, no seu comentariio voce diz que Discipulos iriam sair de um Judaismo para um Cristianismo? Depois voce fala de pessoas que nisso se fundamenta para sair de uma denominacao para outra? Mas com liturgias etc Eu hoje entendo que aqueles Discipulo seguiam uma pessoa e Nao uma Religiao, Deus ds Israel? Dbonfim entenda que o que aquelad pessoa seguiram foram ORIENTACOES CONTRARIAS, a tudo que voce possa Chamar de Religiao Liturgicas e Doutrinaarias. Voce nao entende que seguir ao verdadei...

  • DBonfim (Jaguarari) - 07/08/2014

    Obrigado, mais um vez, sr. Erinaldo. Gosto muito de participar desse espaço. Se por algum tempo me ausento isso se dá por força do trabalho. Mas faço o possível para postar algum comentário - ainda que meio apressado, as vezes. De fato, depois que posto, percebo que engoli alguma palavra, ou me descuidei na concordância, ao resumir um texto já na caixa para postagem – e quando posto é que noto. Se é muito “feio” o erro, republico, caso não, deixo passar. Mas o que me interessa mesmo é aproveitar do espaço para pro...

  • Erinaldo (Recife) - 07/08/2014

    DBonfim, estou sempre por aqui catucando seus comentários a cerca de assuntos polémicos. Tenho aprimorado meus conhecimentos através de você. Peço: nuca deixe de participar, sua participação tem favorecido a muitos, você nem imagina quantos. A verdade liberta, eu creio.

  • DBonfim (Jaguarari) - 06/08/2014

    Sr. Erivaldo, Não contestei a existência de doutrinas ou de liturgias, nem disse que são desnecessárias. O que eu disse é que a religião é a mesma – o cristianismo –, o que distingue seus diversos segmentos são particularidades litúrgicas e doutrinárias de cada grupo em relação aos demais. A propósito, quando teu movimento contesta a formalização de doutrinas, já está formulando uma. Além do mais, não existe movimento com propósitos de relação com o Sagrado que não tenha doutrina. Portanto, nem teu grupo escapa dis...

  • Erivaldo (Salvador) - 06/08/2014

    Dbonfim, voce ja esta mudando o seu discurso? Nao vai demorar muito para voce deixar esse Sistema de Liturgias Doutrinarias tambem. Dbonfim voce ja esta bem perto de entender que Nós nas precisamos de Liturgiad e Doutrinas - voce foi que mencionou essas palavras- Dbonfim para seguir ao Verdadeiro Autor e Consumador da nossa Fé nao precisamos de sermos Membros e nem Frequentadores de Templos Religiosos, homem nenhum et Pastor de Ovelhas do Criador. Uns Merdas cagoes se portando como Sacerdotes do Salvador??? N...

  • DBonfim (Jaguarari) - 06/08/2014

    2. Não existe uma religião católica, uma protestante, ou uma evangélica. O que existe são comunidades de confissão cristã, cujas diferenças são percebidas apenas em âmbito litúrgico e doutrinário, mas sob o ponto de vista de proposta de ligação com o sagrado, não são diferentes, pois reconhecem de uma forma ou de outra que isso se dá por meio de uma pessoas Jesus Cristo. Portanto, a religião, reconheçam ou não, é mesma. Pena que muita gente acredita que correntes diversas de uma mesma religião são religiões diferen...

  • DBonfim (Jaguarari) - 06/08/2014

    1. A divisão doméstica a que Jesus se refere em Mt 10,34-36 não é a da mudança de denominação “x” para a denominação “y” no âmbito da mesma religião: o cristianismo. Mas, historicamente, a mudança de religião, de um judaísmo para um cristianismo, por exemplo. Já que apesar de os seguidores de Cristo, em princípio, não se virem como confessores de uma nova religião, mas sim como confessores da autêntica fé no Deus de Israel, fato é que isso, aos poucos se configurou num novo sistema de ligação com o Sagrado, agora ...

  • Minervina Cristina Estevam (rio acima) - 06/08/2014

    Bom eu fico a sei anos com um rapaz que não me leva a serio larguei meu ministerio na Deus e amor por causa dele agora eu estou na quadrangular tentando me reerguer largar ele e seguir em frente tenho q renunciar esse amor para agradar meu DEUS que eu tanto amo..

  • Minervina Cristina Estevam (rio acima) - 06/08/2014

    Bom eu fico a sei anos com um rapaz que não me leva a serio larguei meu ministerio na Deus e amor por causa dele agora eu estou na quadrangular tentando me reerguer largar ele e seguir em frente tenho q renunciar esse amor para agradar meu DEUS que eu tanto amo..

  • luciana reis (são paulo) - 12/05/2014

    Minha filha conheceu um jovem não cristão que se converteu e está firme nos caminhos do senhor,era o filho que fazia tudo para os pais,saiu da casa deles casou-se está indo para a igreja com ela,a mãe e o pai se tornaram inimigos,não foram no casamento,ele ora e pede a Deus que abra os olhos da sua família,realmente a palavra de mateus 10;34,36 se cumpre,temos que pedir para Deus salva-los também.

  • Ademar (aracruz) - 24/07/2012

    ex: Meus pais são católicos. Fui educado na doutrina católica. Identifiquei os erros e me separei da minha família quanto a fé. Eles ainda não conheceram a verdade mas concordam com todas as verdades que aprendi. Portanto, pode parecer ruim a divisão, mas Deus restaura tudo, portanto, não tenha medo de fazer a coisa certa.Por isso, a Bìblia diz: E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4