Olá Regina Veloso do Rio de Janeiro / RJ!

Já temos conhecimento que o evangelho de Mateus pertence aos sinóticos e como foi escrito em Jerusalém, para uma comunidade descendência Judaica, o autor Mateus utilizou elementos vindo do Antigo Testamento para tornar conhecida melhor a mensagem de Jesus, a boa nova. Assim vamos identificar Jesus como o novo Moises, sua mensagem no evangelho é explicada em cinco discursos imitando o Pentateuco. Encontramos centenas de citações do Antigo Testamento encaixadas nos textos de Jesus, para facilitar a compreensão aos Judeus. Aparecem às parábolas, um gênero literário típico do Judaísmo. As 10 aventuranças representam os 10 mandamentos como a carta magna do cristianismo e assim vai.

A passagem que perguntas maiores esclarecimentos é narrada em Mateus 10,34-36:

“34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. (Mateus 10,34-36)

 

Esta passagem esta localizada na apresentação do segundo discurso (são 5 discursos = 5 livros do Pentateuco) de Jesus. Esta parte para uma maior compreensão poderia ir até o versículo 40. Melhor entendida como os pró e os contra a pessoa de Jesus. Encontramos também estes textos nos Evangelhos de Marcos 8,34-35; Lc 12,51-53; 14,26-27, formando o conjunto dos sinóticos.

Podemos entender esta passagem como a da renuncia cristã. O evangelistas Mateus coloca neste texto a sentença de Jesus que se refere à divisão (vv. 34-37). A presença da renuncia cristã aqui é reforçada pela afinidade com o tema dos sacrifícios e renuncias que a vida cristã exige de todo o seguidor de Cristo, muito ligado ao tema do martírio que muitos seguidores de Cristo pagaram pelo seguimento de Jesus.

O versículo 34 nos fala em trazer a paz. Jesus com sua fala quer que os discípulos e seus seguidores entendam melhor o que seriam as expectativas messiânicas em que o Judaísmo cultivava. Jesus fala no texto de paz, mas não em perspectiva humana, homem para homem, mas no sentido de um relacionamento homem com Deus. No primeiro fato, na busca da paz do homem com o homem ele traz a espada, significando a luta entre o bem e o mal ou entendendo ainda entre aqueles que acolhem sua mensagem abraçando o seguimento de Jesus e os que rejeitam a mensagem de Jesus.

Junto com este fato, vem à espada cortante da decisão radical que responde ao chamamento de Jesus, que exige muitos cortes e sacrifícios dolorosos com o ambiente e com a própria família.

Comentando ainda o versículo 35, podemos dizer que se entende “vim separar”, como uma expressão que doe aos nossos ouvidos, mas que na linguagem bíblica são as exigências divinas do chamamento que provocam rupturas radicais nas relações familiares e humanas. Entende-se a passagem “separar  o filho de seu Pai” como que o Pai é contra a mensagem de Jesus e o filho acreditando na mensagem de Jesus. Este fato provoca separação entre o Pai e o filho ou mesmo como o texto continua a mãe com a filha etc.