Olá Marcia Medeiros do Recife!

 A resposta a pergunta é mais fácil que possas imaginar. Inicialmente me preocupei, pensando comigo mesmo já li muitas vezes na Bíblia textos com esta palavra. O que esta acontecendo para que não seja localizada.

Apanhei a Chave Bíblica (Sociedade Bíblica do Brasil, RJ, 1970), e no abrir pensei a palavra esta escrita errada. E foi isto. A Palavra certa é “IGNOMÍNIA” sem o acréscimo de “n” no início.

 

Tratando um pouco do substantivo Ignomínia.

 

As maiorias dos dicionários apresentam para a palavra ignomínia o significado de:

1.- Grande desonra;

2.- opróbrio;

3. -infâmia.

4.- a traição é uma ignomínia.

5.- afronta pública

6.- desdouro

7. - mácula

- Classe gramatical de ignomínia: Substantivo feminino

- Separação das sílabas de ignomínia: ig-no-mí-nia

- Plural de ignomínia: ignomínias

Origem do substantivo é o Latim = ignomínia.

Na busca Bíblica encontrados 27 registros para: Ignomínia

1 – “Se um homem dormir com a sua nora, serão ambos punidos de morte; isso é uma ignomínia, e eles levarão a sua culpa”. (Levítico 20,12)

2 – “Se vos quiserdes levantar contra mim, e convencer-me de ignomínia”, (Jó 19,5)

3 – “Procurai, pois, sete touros e sete carneiros, e vinde ter com meu servo Jó. Oferecei por vós este holocausto, e meu servo Jó intercederá por vós. É em consideração a ele que não vos infligirei ignomínias por não terdes falado bem de mim, como Jó, meu servo”. (Jó 42,8)

4 – “Sejam confundidos todos juntos e se envergonhem os que se alegram com meus males, cubram-se de pejo e ignomínia os que se levantam orgulhosamente contra mim”. (Salmos 34,26)

5 – “Bem vedes minha vergonha, confusão e ignomínia. Ante vossos olhos estão os que me perseguem”: (Salmos 68,20)

6 – “Cobri-lhes a face daignomínia, para que, vencidos, busquem, Senhor, o vosso nome”. (Salmos 82,17)

7 – “Abreviastes a sua adolescência, e de ignomínia o cobristes”. (Salmos 88,46)

8 – “Cubram-se de ignomínia meus detratores, e envolvam-se de vergonha como de um manto”. (Salmos 108,29)

9 – “A glória será o prêmio do sábio, a ignomínia será a herança dos insensatos”. (Provérbios 3,35)

10 – “Só encontrará infâmia e ignomínia e seu opróbrio não se apagará”, (Provérbios 6,33)

11 – “Vindo o orgulho, virá também a ignomínia, mas a sabedoria mora com os humildes”. (Provérbios 11,2)

12 – “Depois disso serão cadáveres sem honra, desterrados entre os mortos, numa eternaignomínia, porque ele os ferirá, e os precipitará sem voz, abatê-los-á nas suas bases e os mergulhará na última desolação. Eles serão entregues à dor, e a memória deles perecerá. (Sabedoria 4,19)

13 – “De amigo não te tornes inimigo de teu próximo, pois o malvado terá por sorte a vergonha e a ignomínia, como todo pecador invejoso e de língua fingida”. (Eclesiástico 6,1)

14 – “O apoio do faraó ser-vos-á decepção e o abrigo à sombra do Egito, uma ignomínia”. (Isaías 30,3)

15 – “Deitemo-nos em nossa vergonha, e que nos sirva de coberta nossa ignomínia, pois pecamos, nós e nossos pais, desde a juventude até o dia de hoje, contra o Senhor, nosso Deus, e não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus”. (Jeremias 3,25)

16 – “Não possuindo pés, devem ser carregados aos ombros, revelando assim a todos a sua ignomínia. Bem mais, porém, seus servos deveriam envergonhar-se”, (Baruc 6,25)

17 – “Carrega, pois, também tu, a vergonha das faltas pelas quais tu as justificaste graças a teus pecados, cuja malvadez superou a dos delas, afiguram-se elas mais justas que tu. De tua parte, carrega a vergonha e suporta a tua ignomínia, pois até fazes parecerem justas as tuas irmãs”. (Ezequiel 16,52)

18 – “É lá que se encontram Elão e seu exército, em volta do seu sepulcro; todos degolados, feridos pela espada, lá desceram eles incircuncisos às moradas subterrâneas. Os que haviam semeado o terror sobre a terra dos vivos levam sua ignomínia com os que descem à fossa”. (Ezequiel 32,24)

19 – “No meio desses mortos, foi-lhe dado seu lugar, com suas tropas que rodeiam o túmulo, todos incircuncisos, degolados, traspassados pela espada; os que haviam semeado o terror sobre a terra dos vivos levam sua ignomínia com os que desceram à fossa, e estão colocados entre os mortos”. (Ezequiel 32,25)

20 – “É lá que se encontram todos os príncipes do norte, assim como os sidônios que, apesar do terror inspirado pela sua valentia, lá desceram com os mortos. Eles jazem entre os incircuncisos, entre as vítimas da espada, e trazem sua ignomínia com aqueles que desceram à fossa”. (Ezequiel 32,30)

21 – “Por isso, eis o que diz o Senhor Javé: eu o juro. As nações que vos rodeiam terão também elas que sofrer ignomínia”, (Ezequiel 36,7)

22 –“Agora não ousamos nem mesmo abrir a boca: vergonha e ignomínia para vossos servos e a nós que vos adoramos”. (Daniel 3,33)

23 – “Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna. (Daniel 12,2)

24 – “Logo que cessam de beber, entregam-se à prostituição; seus chefes preferem a ignomínia”. (Oséias 4,18)

25 – “Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus? (Joel 2,17)

26 – “cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno”. (Filipenses 3,19)

27 – “Saiamos, pois, a ele fora da entrada, levando a sua ignomínia”. (Hebreus 13,13)

 

Estes textos bíblicos, foram tirados da Bíblia Ave Maria, podendo existir alguma palavra a mais ou a menos em outras traduções como a Almeida ou a Bíblia de Jerusalém. Deixo agora esta tarefa, ler com atenção os textos bíblicos em que aparece a palavra e aos poucos irão aparecendo os sentidos verdadeiros. Não importa se na primeira vez não consigas descobrir. Leia outras vezes até que o espírito de Deus te ilumine.