Olá Conceição,

Segundo Dn 3,12 , os personagens são :  Sadraque (Sidrac), Mesaque (Misac)  e  Abede-Nego (Abdênago) que eram judeus e se negaram a adorar e prostrar-se diante da estátua de ouro que o rei Nabudonosor construiu cf.  Dn 3.

 Esses judeus seguem fielmente o que o Senhor ordenou, através de Moisés, a todo o povo de Israel: “Eu sou o Senhor, teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura... Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus...” cf. Ex 20, 2-5. A fé deles no verdadeiro Deus e Senhor dos judeus os leva a não efetuarem as práticas idolátricas impostas pelos governantes que os dominavam.

Em Dn 3-4, o rei Nabudonosor é nominado, mas o momento histórico refere-se  à dominação dos reis selêucidas, especialmente Antíoco IV, que implantou à força a religião e a cultura grega,  através de festas gregas e o culto aos deuses gregos, impedindo também as manifestações religiosas judaicas.