Olá Carina de Portugal!

Sempre que lemos ou ouvimos falar de serpente, a primeira ideia que aparece em nossa mente é a da serpente que tentou Adão e Eva no Paraíso. Esta é imagem que esta gravada em nossa mente. A pergunta que fazes é sobre serpente marítima. A pergunta nos leva para outra imagem de serpente. Antes de citarmos alguns textos bíblicos que falam sobre serpentes marítimas, olhemos as formas de serpente que aparecem na Bíblia. Este tipo de visão poderá nos ajudar a entender também os textos que falam sobre elas.

Serpentes no Antigo Testamento:

No Antigo Testamento encontramos nada menos que nove tipos de serpentes. Não podemos identificar a espécie de serpente cada vez que elas são citadas no texto. Sabemos que na região palestinense e no deserto do Sinai encontramos vários tipos de serpente, inclusive muitas delas são venenosas, cuja picada é mortal. O “habitat” preferido destas serpentes e entre as pedras e as montanhas, (conforme Provérbios 30,19; Amós 5,19) realidade comum em toda a região. Muitas pedras montanhas e deserto. Outras espécies preferem a areia quente do deserto, e por ali circulam. Existem também espécies que preferem lugares úmidos, e se localizam onde existem Oasis nos desertos, ou nas fontes de águas. (Neemias 2,13 uma destas fontes de a fonte das serpentes, nas cercanias de Jerusalém). Das serpentes encontramos muitas especificações nos livros sagrados: a astucia das serpentes é comparado com a calunia, a maledicência, maldade e no Novo Testamento até com a prudência (Mateus 10,16)

Serpente como Leviatã – serpente marítima

Alguns autores tratam as serpentes que aparecem na Bíblia como animais mitológicos e as identificam com o Leviatã (monstros que povoam o imaginário popular) vivendo nas profundezas dos mares. Tratam estes seres como símbolos do Caos, possuidores de poderes contrários aos divinos e que personificam o próprio satanás. Exemplo encontramos em Apocalipse 12,9 em que a serpente é designada como dragão. Nestes casos sempre que aparece na Bíblia a imagem é mais mitológica como mostro marinho que a imagem da serpente, que vive nos desertos e entre as pedras dos rochedos.

Citações Bíblicas para serpente marítima.

Estas são algumas passagens que falam da Serpente marítima = Leviatã:

No livro de Amós capitulo 9,3 encontramos:

“Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá”. (Amós 9,3). Bíblia Almeida.

 

Outro texto que pode nos ilustrar é de Isaías 27,1:

“Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar”. (Isaías 27, 1) Bíblia Almeida.

Nota:Comentando este texto a Bíblia de Jerusalém, salienta sobre o Leviatã que este texto é influenciado por um poema do século XIV a.C. chamado de Ras-Shamra, que contém o seguinte: Tu esmagarás Leviatã, serpente esquiva, destruirás a serpente tortuosa, com sua força de sete cabeças”.

No livro dos Salmos encontramos sobre o Leviatã no Salmo 74,14 e no Salmo 104,26:

“Tu esmagaste as cabeças do Leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto”. (Salmos 74, 14) Biblia Almeida

“Ali andam os navios, e o leviatã que formaste para nele folgar”.(Salmos 104, 26) Bíblia Almeida.

E ainda mais um texto vindo do livro de Jó 41,1 que afirma:

“Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda”? (Jó 41, 1) Bíblia Almeida.