Olá Samuel,

Jesus não quebrou o Templo de Jerusalém. Ele expulsou os vendedores e cambistas da Casa do Senhor, uma vez que esses estavam desvirtuando o sentido dela, tornando-a um covil de ladrões. Essa passagem está descrita em todos os evangelhos: Mt 21,12-13; Mc 11,15-17; Lc 19,45-46 e Jo 2,14-16. Em Mateus, Marcos e Lucas esse episódio aconteceu após a entrada de Jesus em Jerusalém, antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Já em João está no início do evangelho, quando Jesus entra em Jerusalém pela primeira vez.

Segundo Mt 21,12, Jesus ao entrar no Templo, além de expulsar os vendedores e compradores, ele vira as mesas dos cambistas e as cadeiras daqueles que estavam vendendo pombas.

Precisamos lembrar que Jesus disse que não está longe do reino de Deus quem ama a Deus com todo seu coração, todo seu entendimento e toda sua força e também ama ao seu próximo como a si mesmo, porque tudo isso excede a todos os holocaustos e sacrifícios, cf. Mc 12,29-34.

Em Mt 26,61 e Mc 14,58, quando Jesus está diante do Sinédrio, aparece o testemunho de duas pessoas que o acusam de ter dito que ele destruiria o Templo de Deus e depois o reconstruiria em três dias. Foi uma acusação contra Jesus, mas sabemos que a partir de então  Jesus é  o verdadeiro Templo de Deus.