Sobre bênção, sinal da cruz...

Pergunta de rosangela, Macaé
Resposta de Silvia Togneri, em 23/06/2012


Leia mais sobre Bênção

Roangela, de Macaé, nos escreve dizendo:

Participo de um grupo de terço que se reúne semanalmente em casa de algumas pessoas e no final ou até durante a oração do terço alguém do grupo ou a dona da casa levanta e com a água benta, que normalmente temos em casa ela faz um sinal da cruz na testa de cada um dos participantes. Gostaria de saber se isto é errado? Se nós leigos não podemos  abençoar as pessoas em determinados momentos? Tenho consciência que a benção vem sempre de DEUS, que é Ele quem abençoa.Tenho por hábito fazer o sinal da cruz na testa de meu marido ou filhos ou amigo depois e uma oração, ou antes de um momento difícil, pelo qual precisam de proteção de DEUS, é errado? A benção que está na bíblia em Nm 6, 22-24 pode-se ser feita no final de uma oração de um grupo?Agradeço a sua orientação, vim buscar aqui ajuda para minhas dúvidas.Obrigada e aguardarei.  

___________

Para responder a sua pergunta podemos partir do que recebemos no nosso Batismo, que é um banho que nos purifica, santifica e justifica. Pelo Batismo  recebemos um novo nascimento no Espírito Santo, cf. Jo 3, 5; At 2,38; Tt 3,5. Também pelo Batismo nos tornamos filhas e filhos adotivos de Deus, irmãs  e irmãos de Jesus Cristo, templos de  Espírito Santo e membros da Igreja. A unção que recebemos no Batismo com o óleo do crisma, nos marca para sempre com o dom do Espírito Santo e recebemos também o governo, o sacerdócio comum dos fiéis e somos chamados a exercer a profecia.

Toda pessoa que é batizada em caso de necessidade,  como morte iminente,  e na falta de uma pessoa ordenada pela Igreja, pode ministrar  o Batismo a quem não é batizado se assim o desejar antes de morrer. É necessário que a pessoa que batiza  saiba a importância do Batismo e use de água e a fórmula que Jesus pediu: Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28,19).

Como você mesma disse a benção é dom de Deus, Ele é que quem abençoa, e  toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela acontece. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos  e filhas. Assim como   em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Se podemos pedir a  Deus benção para pessoas, podemos também pedir a benção para elementos da criação de Deus, tais como a água. Mais uma vez insisto é Deus quem abençoa, e Ele ouve os nossos pedidos e vê as nossas necessidades, cf. Ex 3,7.

Em nosso meio católico é comum traçar o sinal da cruz sobre nós, e quando nossos filhos e filhas ainda não o sabem fazer, devemos ensiná-los. É o sinal da presença da Trindade em nós e em nosso meio, no ambiente em que vivemos. É muito significativo e carregado de simbologia traçar sobre nós ou sobre outra pessoa o sinal da cruz. Significa que pertencemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por eles queremos viver, nos deixar guiar e para eles queremos voltar.

 A união de uma comunidade, de um grupo cristão, se traduz muitas vezes em momentos de oração em que pedem força a Deus para continuarem no caminho que Ele nos indica, como disse Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo 14,6), em momentos de comunhão fraterna e de amor: “que vos amei uns aos outros; assim como eu vos ameis, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13,34). A pessoa cristã ou uma comunidade cristã é abençoada por Deus quando  ouvem a Palavra de Deus  e a colocam  em prática (Lc 11,28).

Continuem rezando e meditando também a Palavra de Deus, pois como nos disse Sto. Ambrósio: “A Deus falamos quando rezamos e a Deus ouvimos quando lemos os divinos oráculos ( a Sagrada Escritura)”.

1064 visitas

3 comentários

Postar um comentário

  • Peterson Junior (São Luís) - 26/01/2014

    Caros comentaristas acima, quero lhes informar, que nenhuma das citações que dissestes, não está de acordo com a bíblia. Infelizmente se sua tradutora está correta, ou se não sabem ler ou interpretar o que está escrito. Quero lhes aconselhar a ler e pesquisar em outras traduções, antes de falar mau da Santa Igreja Católica.

  • Ademar (aracruz) - 24/07/2012

    Rosangela, primeiramente, vá frequentar um lugar de oração, testemunho, louvor a Deus, estudo da Bíblia,e não repetições cansativas e inúteis, principalmente porque o terço é uma confissão da ICAR que Maria é mais importante que Deus. (10 Ave Marias para casa Pai Nosso). Depois, cuidado com coisas ditas "abençoadas"...água benta, toalha benta, cinza disso, etc; Objetos e substancias não substituem nem representam fisicamente o poder de Deus. Isso é FEITIÇARIA. Outra coisa: se vc verificar o que é o batismo, nada te...

  • Carlos Alberto.Rosa dos Santos (Salvador-baa) - 28/06/2012

    amados,perdoi-me Salvador do mundo disse errais por não conhercer as escrituras sagradas e poder que vem dela disse também evang. de joão 8.32 e a verdade que ti liberta. não pastor ou sarserdote da igreja catolica.mas que a biblia,no antigo testamento sobre sobre a cruz quero antes mencionar a biblia cruz ela é maldiçaão,não benção.agora porquer digo isto peste atenção que vou da um ex:meu pai troce para um time fez que eu também tocesse. para mesmo mas,voce pode está pesando,qre tem haver oma coisa com a o...