Explicação sobre Êxodo 4,24 seguintes...

Pergunta de Glaucio, Brasília
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/06/2008


Leia mais sobre Circuncisão Êxodo

Depois que Yahweh pede a Moisés que volte ao Egito para libertar o seu povo da escravidão acontece um fato misterioso. Êxodo 4,24-26 diz: Aconteceu que no caminho, numa hospederia, Iahweh veio ao seu encontro, e procurava fazê-lo morrer. Séfora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio do seu filho, feriu-lhe os pés, e disse: “Tu és para mim um esposo de sangue.” Então ele o deixou. Pois ela havia dito “esposo de sangue”, o que se aplica às circuncisões.

Essa narrativa não tem um contexto e o seu significado é bastante enigmático. Normalmente se pensa que o personagem a quem se refere seja Moisés, mas não é mencionado o seu nome. Alguns interpretam que Deus procurava matar a Moisés por que ele não era circunciso. Séfora teria feito a circuncisão do filho e com um gesto simbólico circuncide também a Moisés (feriu-lhe os pés). Os pés significa “sexo”, como se pode ver em Isaías 6,2.

Com certeza o texto que quer sublinhar o valor e a importância da circuncisão. O tema da circuncisão é desenvolvido em Gênesis 17. No início parece que se tratasse apenas de um rito de iniciação. Mas na Bíblia a circuncisão se torna um sinal que faz com que Deus lembre a sua aliança com o povo e ao mesmo tempo faz com que o povo recorde que ele pertence a Yahweh. Assim tanto Deus quanto o povo têm consciência das obrigações que um tem para com o outro.

5996 visitas

18 comentários

Postar um comentário

  • IRMÃ MARIANA (SÃO PAULO) - 13/11/2014

    Antes de tudo devemos orar e pedir sabedoria para Deus e que se for da vontade dele entenderemos a bíblia, e o que vejo aqui é uma visão deturpada da palavra, mas o buscar a Deus é de cada pessoa, então cabe ao escritor buscar mais. Que a paz do Senhor esteja com todos. Amém.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 02/09/2014

    Estou postando o trecho referente das escrituras: Moisés levantou-se para ir para o Egito, e tomou sua esposa e seus filhos com ele, estando em uma pousada na estrada, e um anjo desceu, e buscava ocasião contra ele. E ele queria matá-lo por não ter circuncidado seu primeiro filho transgredindo o pacto feito com Abraão. Porque Moisés deu ouvidos às palavras de Jetro para não circuncidar seu filho primogênito. Zípora e viu o anjo do Senhor buscando ocasião contra Moisés, e ela sabia que isso era devido a el...

  • LOURENÇO MOURA (GUAIBA) - 02/09/2014

    Zípora, esposa de Moisés, não fazia parte do povo de Israel, mas era uma midianita. Em Num. 22:4, 7 e Num. 25:6-18 vemos os midianitas se colocando contra o povo de Israel e até mesmo desviando o povo dos caminhos de Deus. Minha suposição é que talvez Moisés tenha desejado circuncidar seu filho conforme o mandamento de Deus, mas sua esposa, midianita e estranha à fé e prática do povo de Deus, se opôs. Diante da iminente morte do marido ela teria voltado atrás e circuncidado o próprio filho, mas não sem protestar...

  • wellingtom pereira duarte (goiania) - 18/02/2014

    O povo hebreu tinha o costume de circuncidar seus filhos com 8 dias de nascidos;então,acredito eu,que moises ja era circuncidado.Nesse caso DEUS estava cobrando a circuncisão de seu filho.

  • Bel (Brasília) - 11/04/2013

    Contudo, contudo esse garoto "só" perdeu um pedaço do "bilau", Pior sorte teriam as crianças da Babilônia, caso alguém levasse o Salmo 137 à sério "Cidade da Babilônia devastadora, feliz de quem te retribuir com o mesmo mal que nos fizeste! Feliz de quem agarrar nas tuas crianças e as esmagar contra as rochas"!

  • Bel (Brasília) - 11/04/2013

    Poi é, juntaram-se Deus, Moisés e Zápora para quê? Para mutilar o pobre do garoto! Que coisa... E ainda tem gente que acha que a Bíblia pode ser lida por crianças!

  • Luis (Macapá) - 11/04/2013

    Quem merecia o adjetivo de "sanguinário" era quem ia matar o Moisés ou a mulher, que lascou o "bilau" do menino na pedra afiada! Moisés, dessa vez, tava limpo de sangue!

  • Luis (Macapá) - 11/04/2013

    Como assim? Moisés deixou a circuncisão de lado, sua mulher circuncida o filho e a mulher acha que o marido é "sanguinário"? Boiei nessa!!!

  • ad (aracruz) - 10/04/2013

    de novo...é o seguinte: O filho de Moisés não era circuncidado. A esposa de Moisés provavelmente não era israelita, e não permitiu até então que o filho fosse circuncidado. Deus apareceu de forma ameaçadora para Moisés com um único objetivo: mostrar para Moisés que o líder deve dar o exemplo. POr amor a esposa, Moisés deixou a circuncisão de lado. Mas quando a esposa viu que o marido iria morrer se nao obedecesse, circuncidou o filho e , contrariada, exclamou: "marido sanguinário", referindo-se a prática da circunc...

  • VANESSA RAMOS (Itaguaí) - 10/04/2013

    Você sabia que êxodo 4-24 e seguinte não se refere a Moisés, mas ao seu filho? Versão correta: Ora, sucedeu na estrada, no pouso, que o anjo de YHWH foi encontrá-lo e procurava um meio de entregá-lo a morte (evidentemente não era Moisés, mas seu filho primogênito que não tinha sido circuncidado). Por fim, Zípora tomou uma pedra afiada e cortou o prepúcio do seu filho e fez com que (o filho) tocasse nos pés dele (de Moisés) ... Versões equivocadas provocam erros de interpretações. Muitos peritos e tradutores at...

  • carla (nova iguaçu) - 28/03/2013

    Deus tentou matar Moisés pois ele não avia circuncidado o seu filho segundo o costume do povo hebreu descordando de alguns comentarios Moisés quando foi deixado no rio Nilo já tinha 3 meses com essa idade uma criança hebreia com certeza já teria sido circuncidado pois isso era feito com 8 dias de vida, naquela época não se vivia no tempo da graça então desobedecer uma lei do Senhor ,poderia se pagar com a propria vida Zípora porem mesmo descordando do costume hebreu circuncidou o seu filho para salvar a vida do se...

  • Ronaldo Freitas (olinda) - 15/02/2013

    MEU IRMÃO VC NÃO TEM NOÇÃO DAS SUAS PALAVRAS EN DIZER QUE ESSE TEXTO BIBLICO DE ISAÍAS 6=2 FALA DE SEXO JESUS TENHA MISERICÓRDIA DE VC, LEIA O CONTESTO PARA CV PODER ENTENDER O QUE O TEXTO QUE DIZER. OS SERAFINS VOAVA PAIRANDO NO AR. MEU JESUS AI ESTA UM FALSO PROFETA. LEIA JOÃO.8=32,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, AMÉM.

  • Adailton (São José) - 16/03/2012

    Para uns ''enigmático'', para outros ''obscuro'', mas certamente ''fora'' do contexto, como se um acréscimo posterior. Duas coisas me chamam a atenção:
    1. O Senhor não precisa ''procurar fazê-lo morrer''; 2. Deus não necessita que lhe lembrem da Aliança. É o homem quem esquece essa Aliança e precisa ser lembrado seguidamente.

  • ad (colatina) - 16/03/2012

    é o seguinte: O filho de Moisés não era circuncidado. A esposa de Moisés provavelmente não era israelita, e não permitiu até então que o filho fosse circuncidado. Deus apareceu de forma ameaçadora para Moisés com um único objetivo: mostrar para Moisés que o líder deve dar o exemplo. POr amor a esposa, Moisés deixou a circuncisão de lado. Mas quando a esposa viu que o marido iria morrer se nao obedecesse, circuncidou o filho e , contrariada, exclamou: "marido sanguinário", referindo-se a prática da circuncisão. O te...

  • EDUARDO GONÇALVES (AUSTIN RJ) - 19/02/2010

    MOISES RECEBE UMA ORDENANÇA DE DEUS PARA LIBERTAÇÃO DE SEU POVO MAIS TRAZIA CONSIGO COSTUMES EGIPICIOS A UMA PROBABILIDADE DE MOISES AINDA NÃO TER SIDO CIRCUNSIDADO E TRAZIA CONSIGO UM ASSASSINATO DE UM EGIPICIO A CIRCUNCISÃO ERA UMA ALIANÇA ENTRE DEUS E SEU POVO E MOISES PARA LIBERTAR SEU POVO ELE PRECISARIA MORRE PARA AS VELHAS PRATICAS E VIVER EM NOVIDADE DE VIDA POIS E VIVENDO ASSIM QUE NOS TORNAREMOS VERDADEIROS LIBERTADORES. QUE O AMOR DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REINE EM SEU CORAÇÃO.

  • Leandro Lucas (Cidade Ocidental-GO) - 10/10/2009

    A passagem fala que o Senhor tentou matar o filho de Moises, Moise seguiu os principios do povo midianita e não sircuncidou seu filho

  • Fabíola Alves (Nilópolis - RJ) - 29/12/2008

    Continuo refletido sobre o tema em questão... Moisés foi abandonado no rio quando tinha três meses e naquela epóca eles circuncidava os meninos com até 8 dias de nascido... Setá que Deus tentou matar Moisés e pq? Fiquem com Jesus!

  • - 21/11/2008

    nao entende nada sobre a circoncisao por que nao mimdero uma resposta adequada sobre!