Olá Luana Aparecida Rodrigues de Joinville/ SC!

Atendendo teu pedido coloco aqui uma série de perguntas sobre levitas e sua atuação no Templo de Jerusalém, bem como a relação que existe entre estes e o sacerdócio de Cristo apresentado na Carta aos Hebreus. Ainda coloco duas perguntas que foram respondidas a pouco tempo que poderão te auxiliar neste teu trabalho. Com estas poderás criar outras perguntas que poderão te ajudar no trabalho.

1) A humanidade toda foi chamada ao ministério Levitico?

Se olharmos na perspectiva divina até Adão e Eva exerceram o ministério Levítico, glorificando a Deus por meio do casamento e da procriação, do domínio sobre a natureza e do descanso no dia de sábado. Adoravam a Deus cuidando de seu jardim.

Um dos assuntos mais interessantes da Bíblia é a teologia do local de adoração. Quando Adão e Eva foram criados, eles receberam um chamado de Deus e eles foram colocados em um Jardim, onde poderiam adorar o Criador e exercer a função de guardar e cuidar do Éden. Ou seja, o Éden pode ser considerado um “templo” que deveria ser guardado pelos primeiros levitas – Adão e Eva. Conforme (Gênesis 2,15):

15“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.” (Gênesis 2, 15)

A adoração e o cuidado com o “templo” é um convite divino, a nossos pais, como o casamento, a família, o trabalho e o descanso.

2) Todos os levitas eram músicos no Templo de Jerusalém?

O texto bíblico nos narra que existiam levitas músicos no antigo Israel. Corais e bandas com vários instrumentos eram formados por membros da tribo de Levi, como sabemos os pertencentes a esta tribo serviam no Templo de Jerusalém em turnos e épocas. Mas os Levitas tinham atividades cultuais, como o sacrifício, em tarefas administrativas e operacionais, como buscar lenha para alimentar o fogo do altar do templo.

Alguns querem valorizar em demasia os músicos no Templo, mas a importância deles e a mesma dos que faziam outros trabalhos, como varrer o chão, cortar lenha, levar as imundices para a Geena, arrumar as cortinas do templo. Qualquer espécie de serviço feito pelos levitas tinham dignidade.

3) O levita tinha um papel de mediador, no Antigo Testamento este foi assumido por Cristo em seu sacerdócio.

O levita ungido do Senhor exercia o papel de mediar a Aliança entre Yahweh e o povo de Israel. Os levitas exerciam o papel de representar Deus para o povo e representar o povo para Deus. Papel importante e perigoso. O levita como mediador não podia exercer o ministério contaminado. Se chegasse maculado na presença de Israel, era uma blasfêmia a Deus.

Hoje, esse papel é cumprido por Jesus o Cordeiro de Deus. Como afirma o Apóstolo Paulo,

“há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2,5).

Hoje o ministro de louvor é meramente alguém dependente do verdadeiro mediador, o Senhor Jesus.

4) Jesus não é representante do sacerdócio levítico.

Em certo sentido sim, pois Jesus não era um levita. Ele não é descendente de Levi, mas da tribo de Judá. Seu sacerdócio tem motivo teológico. O autor de Hebreus ensina que Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 5,10).

5) Em Cristo, todos somos sacerdotes!

Uma vez que estamos unidos a Cristo, somos considerados sacerdotes. Um dos chamados de Israel era ser um reino de sacerdotes (Êxodo 19,6)

"E vós me sereis um reino de sacerdotes e nação santa" (Ex. 19,6)

No Novo Testamento o apóstolo Pedro aplica essa expressão à igreja e afirma que somos sacerdócio real (1 Pedro 2,9).

Assim é compreensível que a humanidade foi chamada, no primeiro Adão, para guardar o Paraíso, a nova humanidade, no último Adão, é chamada a ministrar na Nova Criação. Todos são chamados a adorar e oferecer sacrifícios (Romanos 12,1)

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12, 1)

não apenas uma classe especial de pessoas.

Observação:

Segue abaixo duas perguntas que foram respondidas e podem ser conferidas no site, basta um clik sobre a pergunta:

  1. Quem são realmente os Levitas? Pergunta de Marcelo Bendasolli - Batatais /SP. Enviada em 26/03/2012 e respondida por Odalberto.

2. O que significa a palavra Levita? Pergunta de Ani - João Pessoa / PB. Enviada em 17/05/2012 e respondida por Odalberto