Olá.Paulo Sergio do Rio de janeiro / RJ!

Mais uma pergunta que não tem resposta. O texto que narra o nascimento de Sansão no livro dos Juízes 13, é claro, apenas nomeia o nome do seu Pai: Manoá. Para sua mãe é citado o substantivo mulher e especificam ainda as condições de sua mãe ela era estéril.

Algumas considerações sobre o fato:

O surgimento de Sansão como juiz de Israel vem pelo fato, que o povo de Deus fez mal aos seus olhos, pecaram, se afastaram dele, seguindo os deuses pagãos dos povos à sua volta. Por este motivo Deus se irritou e no livro dos Juízes 13,1 narra que Deus deixou Israel cair nas mãos dos Filisteus durante 40 anos. A narrativa Bíblica é clara e direta não aparece o clamor do povo a Deus pedindo compaixão e narra de forma apenas direta o surgimento de Sansão como Juiz em Israel. Confere o texto:

“1 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e ele os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. (Juízes 13,1)

 

Nascimento de Sansão:

 O capítulo 13 de Juízes narra o acontecimento do nascimento e vida de Sansão. A narrativa começa a partir de seus pais, mostrando a limitação de sua mãe, que era estéril. Fato curioso que o nome da sua mãe não é citado O texto apenas cita como mulher. Seu pai, Manoá, pertencia a da tribo de Dã, que depois se transfere para o norte a Galiléia.

 

2 Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não lhe dera filhos.

3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho.

4 Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;

5 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.” (Juizes 13,2-5)

 

O homem bíblico naqueles tempos interpretava a esterilidade como a falta da benção do Senhor na vida da mulher e por esta razão, a Bíblia enfatiza na passagem sua condição. Fatos semelhantes encontramos como a mãe de Samuel, Ana, como as esposas de Abraão, de Isaque e de Jacó, citadas na Biblia que tinham o mesmo problema.

A narrativa Bíblica nos mostra, que Deus interveio na vida dessas mulheres, abençoou-as e fez com que elas tivessem filhos. Os filhos que geraram tornaram-se pessoas especiais na história do povo de Deus. Com a Mãe de Sansão ocorreu o mesmo, foi escolhida, abençoada e gerou um filho, Sansão. A esterilidade para estas mulheres escolhidas por Deus passou a ser um sinal da possibilidade da intervenção divina. O milagre do nascimento dos filhos destas mulheres bíblicas revestiram o acontecimento com muita importância. Estes meninos nascidos teriam a proteção divina, sua benção e uma missão a desempenmhar.