Olá Heloísa Maria G. Oliveira!

Esta pergunta faz com que se busque pela importância e significado do sábado de aleluia. Desde crianças ouvimos falar, depois falamos nesta data e muitas vezes temos apenas uma pequena noção do acontecido na véspera da festa da ressurreição de Jesus.

Assim é correto afirmar que o Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa, isto é, na véspera. A Semana Santa vivida pelos católicos tem seu complemento no sábado de aleluia.

A festa da Páscoa é determinada pelo calendário judaico que segue o ciclo Lunar, 28 dias as quatro fases da lua. O sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Podemos observar que a cerimônia do sábado Santo que tem inicia fora das Igrejas, com a benção do fogo novo, e tem sempre Lua cheia, isto se o tempo não for nublado, fato determinado pela Páscoa Judaica que acontece na lua cheia da primavera.

Na cerimônia do Sábado de Aleluia acende-se o Círio Pascal, a partir do fogo novo e que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo que estava nas trevas. As letras gregas Alfa Ômega, estão gravadas nesta grande vela e significam "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Antes das novas normas conciliares os católicos, no sábado de aleluia deveriam praticar o jejum, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. No Brasil é muito comum nas comunidades do interior em especial do Centro do Pais e nordeste no Sábado de Aleluia fazer a tradicional malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes aquele que foi o traidor.

 

O porque do sábado de aleluia

Como o próprio nome diz é véspera da Páscoa. Dia de alegria e festa. O próprio Jesus antes de sua morte explicou tudo que ia acontecer aos 11 apóstolos para Maria Madalena e Maria sua mãe. Ele iria morrer, mas ressuscitar ao terceiro dia.

Assim no sábado todos eles ficaram na expectativa de chegar o domingo para se confirmar o que Jesus havia dito para todos eles.

Para sua Mãe Maria apesar do sofrimento da morte do filho, foi um dia de louvor, oração e aleluia....

Por isso é chamado Sábado de Aleluia..