A Bíblia começa assim a história de Elias: "Elias, tesbita, um dos habitantes de Galaad, disse a Acab..." (1Reis 17,1) Portanto, quando o livro dos reis começa a falar do profeta ele já está grande e não temos como saber quem foi seu pai. A sua história é contada a partir do capítulo 17 de 1Reis.

 

Importância de Elias

Elias, cujo nome significa "Deus é o Senhor" e um personagem muito importante no Antigo Testamento e, com o tempo, ganha muita fama na religiosidade judaica. Essa fama cresceu também por causa do fato que ele não teria morrido, mas foi levado aos céus com um carro de fogo (2Reis 2).

Denotando a sua importância, em Malaquias se diz: 

 

 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR (Malaquias 3,23 - Nas biblias protestantes Malaquias 4,5)

Nos momentos de oração, sobretudo na Pásqua, os judeus deixam sempre um lugar ou um copo de vinho reservado ao profeta, esperando que ele regresse.

 

Também no Novo Testamento trasparece a sua importância. Alguns pensavam que Jesus fosse Elias, que tinha regressado. Sobre o Monte Tabor, na transfiguração de Cristo, Elias aparece com Moisés, mostrando, nesse caso, a continuidade de Jesus com os patriarcas (Moisés) e com os profetas (Elias).