Olá Ivan de Brasília / DF!

 

Esta história do incesto de Ló e as duas filhas, nos deixa um pouco confusos na maneira de entender o episódio. Mas é mais um fato bíblico que merece de nossa parte leitura e reflexão para encontrarmos respostas.

A história de Ló.

A história de Ló é conhecida de todos nós. Ló acompanhou a Abraão quando partiu da cidade de Ur na Caldéia e se dirigiu para a terra que Deus tinha indicado Canaã (Gênesis capítulos 12 e 13). Chegados a terra de Canaã indicada por Deus foram abençoados com rebanhos abundantes, mas em seguida motivados pela busca de pastagens Abraão e Ló se separaram cabendo a Ló a melhor terra. A narração bíblica conta que Ló vivia em Sodoma com sua mulher, filhos, servos e rebanhos. Conhecemos a história dos propósitos divinos em destruir Sodoma, por não encontrarem-se ali pessoas justas. Os noivos de suas duas filhas, entretanto não acreditaram e permaneceram ali e morreram. A mulher de Ló olhou para trás e virou estatua de sal (Gênesis 19,17-26).

 

O episódio do nascimento do filho mais novo de Ló.

 

As duas filhas querendo descendência, deram vinho ao pai e cometeram incesto com ele (Gênesis 19,30-38). Elas acreditaram que o Pai e elas duas eram as únicas pessoas que restaram na Terra, depois da destruição de Sodomae Gomorra, por isso tomaram parte do incesto com ele. Como resultado uma delas deu a luz a Moab, e a outra a mais nova a Amon.

 

A origem dos Amonitas, atual Jordânia cuja capital é Aman.

 

Os amonitas eram descendentes de Amon, filho mais novo de Ló (Gênesis 19,38) com sua filha mais jovem. Em Juízes 3,13, lemos que esse povo sempre se mostrou hostil para com Israel. Aliou-se com outros adversários do povo de Deus e combateu Israel. A capital deles era Rabá. Posteriormente, essa cidade passou a chamar-se Filadélfia, em homenagem a Ptolomeu Filadelfo. Atualmente, chama-se Aman, a capital da Jordânia. A língua deles era semítica. Hoje, todas aquelas regiões são árabes. Os amonitas desapareceram misturado-se com outras raças semitas.