Olá José Félix,

Que bom que você está querendo aprender a viver de acordo com a Bíblia.

 

Para entender Mt 9, 37-38 precisamos ir um pouco mais adiante no texto, a partir de 9,35-38. No v. 35, fica claro que Jesus percorria todas as cidades da região, ensinando nas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino (o Reino de Deus é para todos), e curando todo tipo de enfermidades. Isso se traduz em palavras e atos de libertação para os excluídos da época. A quantidade de pessoas, que precisavam ser libertas, era muito grande, e, por isso, Jesus, como uma mãe, que sente a dor dos filhos, sente a mesma aflição do povo, que estava cansado, aflito e abatido como ovelha sem pastor. E a partir daí Ele declara a seus discípulos: “A seara (colheita) é grande, mas os trabalhadores são poucos” cf. Mt 9, 37. Essa frase nos remete à situação do povo de Israel como está descrito em 1 Rs 22,17, quando o Senhor refere-se ao povo, que parecia não ter quem o dirigir ou coordenar. E também como está em Ez 34,1-7, em que o Senhor faz um apelo aos profetas da época, porque o povo estava sem a assistência dos seus pastores (profetas), e, por isso, espalhado, desunido, e assim era como uma presa fácil  a todas as feras do campo.

 

Também na época de Jesus , havia muita gente para atender, dirigir e libertar e, por isso, a necessidade de  pedir que o Senhor  envie e fortaleça mais pessoas, que trabalhem juntas a fim de que a colheita seja feita cf. Mt 9,38. Colheita significa resgatar as pessoas que estão sem pastor, sem rumo, que estão desorientadas, e, também, sem quem os lidere para ir ao encontro do Senhor.

Esse é trabalho que todas as pessoas cristãs precisam fazer: anunciar Jesus para que os perdidos e desorientados encontrem o caminho que os leva ao Pai. Jesus o Bom Pastor disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” cf. Jo 14,6.

 

Continue lendo e estudando a Bíblia, mas também aplique todos os ensinamentos dela no dia a dia de sua vida. Que Deus o abençoe.