Olá Ani

A circuncisão aparece pela primeira vez na Bíblia, como o sinal da Aliança de Deus com o povo de Israel, através de Abraão.  A circuncisão é o corte de parte da pele do prepúcio do membro sexual masculino, cf. Gn 17,11-13. Ela é uma ordem de Deus para  todos os elementos do sexo masculino que pertencem ao povo de Israel (judeu). Deve acontecer no oitavo dia após o nascimento de todo menino do povo, cf. Gn 17,12. Esse procedimento é feito até hoje da mesma forma como Deus ordenou e por pessoas especializadas, geralmente numa cerimônia na casa dos pais das crianças, do povo judeu. Nada mudou na circuncisão desde o tempo de seu início. É  também uma medida higiênica que ajuda a evitar a contaminação de algumas doenças transmitidas sexualmente.

 

Já quanto à discussão entre Paulo e Pedro a respeito do anúncio da Boa Nova aos incircuncisos e da convivência de judeus, que acreditaram em Jesus como o Messias, com cristãos que não era circuncidados, isso precisou de muito tempo para ser clareado. Jesus nasceu como judeu, viveu e morreu como judeu. Assim Pedro e o grupo dos cristãos considerados como judaizantes, entendiam que todos os que não eram circuncidados e que faziam sua adesão a Jesus, também deveriam ser circuncidados, cf. At 15,1. Já Paulo entende de outra forma, os cristãos que não eram circuncidados, não precisavam ser circuncidados, pois a essência do cristianismo não está na circuncisão, como é o significado dela para o povo judeu. Para Paulo o importante é a fé em Jesus Cristo, pois foi Ele quem nos justificou e não a observância da Lei de Moisés.  Paulo fez uma crítica severa a Pedro e a Barnabé quando estes se afastaram dos cristãos que não eram circuncidados, veja Gl 2,11-14. Só depois de muito tempo de reflexão sobre o assunto, no chamado Concílio de Jerusalém, é que aos cristãos que não eram circuncidados, só é pedido que: abstenham-se de carnes sacrificadas aos ídolos, das carnes de animais sufocados e de uniões ilícitas, cf. At 15,29.

 

Para encerrar é preciso lembrar que Jesus pediu aos seus discípulos para anunciarem a Boa Nova a todos os povos e batizar a quem nele acreditasse, cf Mc 16,15-16. Não há nenhum pedido de Jesus para que as pessoas cristãs fossem circuncidadas.