Olá Rute

 A resposta à sua pergunta encontramos no livro do Ex 17,8-13. É a descrição do primeiro confronto do grupo que saiu do Egito, sob a liderança de Moisés, Aarão e Miriam, com os amalecitas. A luta se dá em Rafidim (Refidim) quando os amalecitas, liderados por Amaleque, veêm combater contra o grupo de israelitas. É Moisés quem permanece no cume da montanha segurando a vara de Deus, auxiliado por Aarão e Hur, e Josué no campo lidera os israelitas nessa luta contra os amalecitas. Enquanto Moisés permanecia com as mãos erguidas o povo de Israel vencia e quando as abaixava o povo perdia a luta.

Por isso, Aarão e Hur decidiram ajudar Moisés para que o povo de Israel fosse vencedor, resolvem sustentar as mãos dele, cf. Ex 17,12. Assim o povo de Israel foi vencedor. 

 

A atitude de ficar com os braços aberto e erguidos nos lembra que Deus é o Criador da Vida e que precisamos pedir à Ele forças para que possamos superar todas as nossas fraquezas. A atitude de súplica de Moisés é lembrada neste texto, e também da ajuda que Aarão e Hur deram a ele, para nos dizer que é de Deus que vem o nosso socorro e força e, também, da necessidade de que a comunidade cristã ajude às pessoas para que não desanimem e tenham forças em perseverar na súplica e oração a Deus.

 O ataque de Amaleque ao povo de israel será lembrado também em Dt 25, 17-19 e também a luta contra seus descendentes vai continuar  na época do rei Saul, cf. 1 Sm 15,2.