Olá Anderson da Silva,

Podemos começar com os textos de Ex 20,12 e Dt 5,16 em que Deus nos pede para honrar pai e mãe, para que a vida dos filhos seja prolongada. A vida dos filhos é dada por Deus, através dos pais e das mães, e esses filhos, por isso devem honrá-los para que suas vidas sejam prolongadas e abençoadas por Deus.

 

Uma bela atitude de mãe está na fala da profetiza e juíza Débora em Jz 5,7. Ela canta em Jz 5, como ela se levantou sobre todo Israel, liderando a nação, em uma situação de muita dificuldade e luta para manter a identidade, a liberdade e a  unidade do povo de Israel. A expressão levantei-me por mãe em Israel é muito significativa, pois ela age como quem dá a vida, alimenta, ama e protege o povo de Israel. Veja a ação dela em Jz 4.

 

Outro texto temos em Pr 6,20, em que é ressaltada a importância dos filhos e filhas em permanecerem na instrução que a mãe dá aos seus filhos e filhas.

 

Lembrando os pais e mães na fé em Israel: Abraão e Sara e Agar, Isaac e Rebeca, Jacó e  Lia, Raquel, Bala e Zelfa, podemos perceber que um dos modelos de fé é Sara citada em Hb 11,11, em que é por acreditar na promessa do Senhor Deus e em reconhecê-lo como o único Deus, que ela recebe o poder para ser mãe em Israel.

 

Não poderíamos deixar de citar a escolha de Maria, por Deus, para ser a mãe do seu filho, de Jesus, cf. Lc 1,31; e da corajosa resposta dela: “eis aqui a serva do Senhor”, cf. Lc 1,38. Depois sua atitude em ser solidária com Isabel, Maria se desloca de Nazaré, na Galileia, para uma cidade na região montanhosa de Judá, cf. Lc 1,39-45. A fala de Maria que depois é citada em Lc 1,46-55 é um belo hino de exaltação a Deus. Ela na sua humanidade reconhece em Deus o libertador e resgatador de toda  pessoa humilhada, injustiçada e faminta por amor e justiça.