Javé (ou Jahweh) é um dos nome usados no Antigo Testamento para Deus. Javé (em hebraico YHWH), como já dissemos outras vezes aqui no site, é um nome muito santo a ponto que o judeus até hoje não ousam pronunciá-lo. É um nome que em hebraico não tem uma pronúncia. Quando os judeus, na leitura, encontram esse nome dizem, invés "Adonai" (meu Senhor).

 

O povo de Israel, de onde nasceu Jesus, usava vários nomes para designar o próprio Deus.  Existem três designações mais freqüentes: El e os seus derivados, Elohim e YHWH (o tetragrama, normalmente traduzido como Javé, Jeová ou Jahweh).

 

 
YHWH é o nome próprio do Deus de Israel. Aparece 6828 vezes no Antigo Testamento . Com este nome o Deus de Israel se destingue dos outros deuses. Traduções muito antigas traduziram esse nome com "Senhor" (kyrios), muito usado para "Deus" no Novo Testamento.
 
El aparece 238 vezes no Antigo Testamento. Significa simplesmente "deus". Na Bíblia é muito usado nos textos poéticos. Nos textos que contam as histórias dos patriarcas tal vocábulo é muito usado para denominações de Deus em composição com outras palavras, tais como El Olam (Deus da Eternidade), El Betel (Deus de Betel), El Shaday (Deus todo-poderoso – talvez “Deus da montanha”).
 
Elohim aparece 2600 vezes no AT. É utilizado exclusivamente com o significado de Deus. Originalmente, e morfologicamente, significa “deuses”, mas adquiriu o caráter de substantivo abstrato e tem, na maior parte dos casos, o valor de singular.