Olá Adriana de Londrina!

Pergunta se existe uma referência bíblica sobre a frase “inverno e verão ou frio e calor sempre existirão”. Bem podemos dizer que existe um versículo bíblico no livro do Gênesis, no final da narrativa do dilúvio que aparecem as mesmas palavras. Ela se encontra numa outra ordem, mas que tem o mesmo sentido de compreensão. Em Gênesis 8,22 o texto assim esta:

“22Enquanto durar a terra, semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite não hão de faltar” (Gn 8,22).

 

Como podes perceber, a ordem das palavras não são iguais a pergunta, mas todas as palavras aparecem e a ideia a ser transmitida no texto é a mesma da pergunta.

Este versículo se encontra logo após de Noé e sua família saírem da arca e Noé oferece a Deus um sacrifício, que foi agradável a Deus e resultou nas palavras do Senhor no versículo 22.

Podemos entender a conclusão da narrativa da catástrofe histórica do dilúvio, que as leis do mundo estabelecidas por Deus durarão para sempre (semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno). Deus tem conhecimento que o coração humano é mau , mas que Ele salva a criação toda, deixando novamente a possibilidade de o homem conduzir este mundo criado. O capítulo 9 é muito importante, pois mostra que Deus novamente abençoa o homem, mas ao contrario da primeira vez agora o reinado do homem não será mais pacífico. Haverá lutas entre o homem e os animais e entre os homens entre si. O Paraíso esperado pela humanidade se apresentará outra vez no final dos tempos a literatura profética em Isaías 11,6 confirma.

“6Então o lobo morará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãzinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno o guiará.”(Is 11,6)