Olá Camila do Recife / PE!

 Estive pensando qual seria a melhor forma de responder a pergunta. O assunto envolve muitas teorias, suposições e encontramos muita matéria escrita. Podemos dizer que é um assunto controverso. Tem pessoas que fornecem boas informações, mas que elas não são aceitas por todos os estudiosos. Existem muitas contestações e esclarecimentos não compreensíveis ou que tem limites interpretativos.

Mesmo assim, para início de estudo, penso que te ajudará, embora tenhas que continuar lendo e se interressando no assunto. Apresentarei de forma resumida aquilo que tenho como resposta compreensível.

 

Origem do livro do Gênesis.

O livro do Gênesis tem um longa história na sua composição literária, os relatos históricos orais passados de geração em geração levaram mais de 1000 anos para criarem uma certa forma de compreensão a respeito das origens do universo e da humanidade. O livro Bíblico do Gênesis foi lentamente formado e passo a passo escrito.

 

Este trabalho é o resultado de três momentos importantes na caminhada da composição literária.

1 – Escritos surgidos na época do Rei Salomão acerca dos anos (971-931 A.C.)

2 – Escritos nos períodos de (800 a 700 A.C.).

3 .- Escritos surgidos do exílio Babilônico e do pós exílio cerca dos anos (586-400 A.C.).

 

Durante estes três períodos da história da redação do livro do Gênesis, as tradições antigas sobre estes relatos do início da humanidade foram recolhidos cuidadosamente, montados (a exemplo de uma colcha de retalhos) seguindo sempre um fio condutor. Este fio dava uma unidade no escrito, guardando características, políticas, religiosas e sociais da época em que foram compostos. O trabalho paciente de composição do texto aceitava certas tradições de acordo com a época e a situação política e social vivida pela população, rejeitando outras, fazendo-se retoques, aperfeiçoando o texto e costurando-se tudo de acordo com este fio condutor.

 

Concluindo: O livro do Gênesis adquiriu no final de tudo a forma de uma “colcha de retalhos”, muito bem confeccionado, formado por lendas vividas pelos antepassados, histórias que foram acontecendo ao longo da caminhada do povo, genealogias das famílias, e materiais diversos que iam se encaixando aqui ou acolá.

O livro do Gênesis assim elaborado tem semelhança a um baú encontrado no sótão de uma velha casa, onde neste baú foram guardadas, fotografias, presentes recebidos em ocasiões especiais e que eram de estimação, roupas antigas usadas em cerimônias especiais, etc... As histórias que ao longo do livro são apresentadas, não são difíceis de serem delimitadas, com seu início e termino. Mas uma pergunta intrigante sempre permanece qual o sentido da história que foi ali conservada, qual o sentido que ela tem para nós hoje.