A sua pergunta revela uma idéia comum: a Bíblia é um livro. Por isso transportamos a nossa lógica inerente à criação de um livro à Bíblia: um dia um autor se senta e durante algum tempo, por um ano, por exemplo, escreve a sua obra. Invés essa concepção a respeito da Bíblia está errada. A Bíblia, mais que um livro, é uma biblioteca ("Bíblia" é um vocábulo grego e significa, em português, "livros"). Uma biblioteca contém obras escritas em épocas diferentes. Assim é também com a Bíblia! Há textos antigos, que apareceram há cerca de 3000 anos e outros mais recentes, escritos há 2000 anos.

 

Poderíamos dizer que a Bíblia foi escrita durante um período de mil anos, do ano mil antes te cristo até o fim do primeiro século da era cristã. É muito difícil dizer qual seja o texto mais antigo da Bíblia. O mundo do Oriente Próximo é caracterizado pela cultura oral. Existiam tradições orais, que passam de pais para filho. Em algum momento essas tradições orais foram colocadas por escrito, mas não quer dizer que elas passaram a existir só a partir daquele momento. Há, por exemplo, salmos que provavelmente foram colocados por escrito somente depois que os hebreus voltaram do exílio, mas o povo rezava esses salmos muito tempo antes. Ou até mesmo as histórias da criação, contadas no livro do Gênesis, parecem ser muito antigas, mas, na verdade, muitos exegetas pensam que foram escritas somente 5 séculos antes de Cristo.

 

Por outro lado, é mais fácil definir quais foram os últimos escritos da Bíblia. Normalmente os estudiosos concordam em dizer que sobretudo os escritos considerados de João foram escritos quase no final do primeiro século, por volta dos anos 90 depois de Cristo. Esses livros são principalmente o 4 evangelho (Evangelho de João)  e também o Apocalipse, o último livro da Bíblia.