Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Qual o significado de “não lance as perolas aos porcos”?

Pergunta de Valtencir Batalha, Rio Bonito / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 24/04/2012


Leia mais sobre Justiça Mateus

Olá Valtencir Batalha de Rio Bonito / RJ!

 

A pergunta nos leva para o evangelho de Mateus. O primeiro que aparece no Novo Testamento, escrito por Mateus, para os habitantes de Jerusalém. Portanto um evangelho escrito para que os judeus pudessem conhecer os ensinamentos de Jesus.

Mateus nos mostra um rosto de Jesus, “conforme o Judaísmo”. O autor coloca Jesus como o novo Moisés, as bem-aventuranças, foram proclamadas em um monte a semelhança dos 10 mandamentos que foi dado por Deus a Moisés no Monte Sinai. Aparecem centenas de citações do Antigo Testamento, para ajudar os Judeus entenderem a mensagem de Jesus. E mais ainda o Evangelho é divido em 5 discursos precedidos cada um de uma parte narrativa, lembrando o Pentateuco que é constituído por 5 livros.

Estes pressupostos nos ajudam a entender melhor o evangelho de Mateus. Seria bom estarmos atento neles.

A frase que é motivo da pergunta “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6), se situa no primeiro livrinho de Mateus que vai do capítulo 3-7 que fala da Justiça do Reino de Deus.

Os capítulos 5-7 apresenta um discurso de Jesus que mostra que a Justiça é que liberta a pessoa. Neste discurso encontramos as bem-aventuranças (Mt 5), que é a carta magna do cristianismo.

A frase “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6), se encontra no capítulo 7 que nos fala que a justiça divina não é uma teoria abstrata mas é prática. Esta frase esta no final do discurso de Jesus e trás recomendações finais, que ajudarão a comunidade de Jerusalém a colocar em prática a justiça. Podemos dizer que são conselhos práticos: sobre o julgar as outras pessoas (VV 1-5); sobre o discernimento (v.6); confiança em Deus Pai (vv.7-11); cuidado com os aproveitadores (vv. 15-20)

 

Significado de “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6)

Jesus revela a comunidade um grande segredo, que faz parte da obra de seu Pai: a construção do Reino de Deus sobre a Terra se concretizará com a prática da justiça.

A comunidade deve zelar por este segredo, não deve coloca-lo fora, Jesus mesmo alerta “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6). Este segredo, é a Pérola preciosa, deve ser bem guardado, e zelado.

As pessoas que acreditam em outros deuses, com outros projetos de vida nunca aceitarão e entenderão o Projeto de Jesus, seu segredo, a menos que passem por um processo de conversão.

Estes que não aceitam o novo ensinamento, não só rejeitarão, mas tentarão destruir o segredo e também destruir os que possuem o segredo no caso a comunidade.

5111 visitas

4 comentários

Postar um comentário

  • Márcio ADV (Serra) - 01/05/2012

    Acho que temos que definir pérolas, porcos e cães a que o Senhor está se referindo. 1) porco é considerado como animal imundo e abominável ISAIAS 66:17 ... OS QUE COMEM CARNE DE PORCO, E A ABOMINAÇÃO, E O RATO, JUNTAMENTE SERÃO CONSUMIDOS, DIZ O SENHOR. 2) As pérolas são comparadas ao reino dos céus MATEUS 13:45 OUTROSSIM, O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE AO HOMEM, NEGOCIANTE, QUE BUSCA BOAS PÉROLAS. 3) Cães na bíblia não tem significado bom SALMOS 22:16 POIS ME RODEARAM CÃES; O AJUNTAMENTO DE MALFEITORES ME CER...

  • ad (colatina) - 26/04/2012

    só gostaria de esclarecer uma coisa: a salvação não vem de obras. Jamais o homem irá fazer algo de bom por sua própria justiça. A única solução para esse mundo é a volta de Cristo. SÓ. O resto é conversa fiada. E isso não é segredo nenhum. A pérola é a palavra de Deus, comparada assim por ser preciosa demais.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 25/04/2012

    AMIGOS, IRMÃOS: OS PORCOS são todos os homens e mulheres que rejeitam a revelação da verdade enviada por DEUS e proclamada por JESUS a dois mil anos atrás da "PATERNIDADE DE DEUS E DA IRMANDADE DOS HOMENS" ... OS PORCOS são todos aqueles homens e mulheres apegados a tradição religiosa, ao sectarismo e ao materialismo que se faz presente em nosso dia a dia e que por um motivo ou outro ignoram as palavras de verdade, beleza e bondade vindas de DEUS....e, que ao ignorar estas palavras caem em angustias e se debate...

  • FRANCISCA (FORTALEZA) - 25/04/2012

    No meu entendimento acho que JESUS quis se referir a não lançar contendas, caso a pessoa não tenha o discernimento da palavra lançada, quando aos ensinamentos divino, uma vez que não entendendo não terá serventia, nem para si nem para outros.