Olá Valtencir Batalha de Rio Bonito / RJ!

 

A pergunta nos leva para o evangelho de Mateus. O primeiro que aparece no Novo Testamento, escrito por Mateus, para os habitantes de Jerusalém. Portanto um evangelho escrito para que os judeus pudessem conhecer os ensinamentos de Jesus.

Mateus nos mostra um rosto de Jesus, “conforme o Judaísmo”. O autor coloca Jesus como o novo Moisés, as bem-aventuranças, foram proclamadas em um monte a semelhança dos 10 mandamentos que foi dado por Deus a Moisés no Monte Sinai. Aparecem centenas de citações do Antigo Testamento, para ajudar os Judeus entenderem a mensagem de Jesus. E mais ainda o Evangelho é divido em 5 discursos precedidos cada um de uma parte narrativa, lembrando o Pentateuco que é constituído por 5 livros.

Estes pressupostos nos ajudam a entender melhor o evangelho de Mateus. Seria bom estarmos atento neles.

A frase que é motivo da pergunta “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6), se situa no primeiro livrinho de Mateus que vai do capítulo 3-7 que fala da Justiça do Reino de Deus.

Os capítulos 5-7 apresenta um discurso de Jesus que mostra que a Justiça é que liberta a pessoa. Neste discurso encontramos as bem-aventuranças (Mt 5), que é a carta magna do cristianismo.

A frase “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6), se encontra no capítulo 7 que nos fala que a justiça divina não é uma teoria abstrata mas é prática. Esta frase esta no final do discurso de Jesus e trás recomendações finais, que ajudarão a comunidade de Jerusalém a colocar em prática a justiça. Podemos dizer que são conselhos práticos: sobre o julgar as outras pessoas (VV 1-5); sobre o discernimento (v.6); confiança em Deus Pai (vv.7-11); cuidado com os aproveitadores (vv. 15-20)

 

Significado de “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6)

Jesus revela a comunidade um grande segredo, que faz parte da obra de seu Pai: a construção do Reino de Deus sobre a Terra se concretizará com a prática da justiça.

A comunidade deve zelar por este segredo, não deve coloca-lo fora, Jesus mesmo alerta “não lance as perolas aos porcos” (Mt 7,6). Este segredo, é a Pérola preciosa, deve ser bem guardado, e zelado.

As pessoas que acreditam em outros deuses, com outros projetos de vida nunca aceitarão e entenderão o Projeto de Jesus, seu segredo, a menos que passem por um processo de conversão.

Estes que não aceitam o novo ensinamento, não só rejeitarão, mas tentarão destruir o segredo e também destruir os que possuem o segredo no caso a comunidade.