Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem era Moloque e quais os sacrifícios eram feitos a ele?



  • Pergunta de Ana Paula , Guaratinguetá
  • 39286
  • 22/04/2012
Luiz da Rosa

Ana, mencionei, há alguns dias, a questão do sacrifício a Maloc (ou Maloque) quando respondi uma questão sobre Jefté que sacrifica a própria filha. A sua pergunta, invés, é mais direta e busca saber quem é Maloque.

Esse personagem é um deus. Na verdade, a sua origem vem de um simples vocábulo fenício e significa simplesmente "sacrifício", mas sacrifício em que a vítima vinha consumida pelo fogo. Seria como o holocausto na Bíblia. Com o passar do tempo, sempre em ambiente pagão, esse termo passou a ser divinizado e, em Ugarit (atua Ras Shamra, na Síria), aparece como um nome de deus, numa lista com diversos deuses.

 

A nossa curiosidade sobre esse nome nasce porque aparece várias vezes na Bíblia. Em 2Reis 23,10, por exemplo, conta-se que Josias destruiu um local, às portas de Jerusalém, "para que ninguém mais pudesse passar pelo fogo seu filho ou sua filha em honra de Moloc". A mesma informação é mencionada por Jeremias 7,31.

 

É provavelmente a causa de comportamentos desse tipo, quando parece que crianças eram sacrificadas, que aparece em Levíticos e Deuternômio proíbições explicitas contra ações desse tipo:

  • Não entregarás os teus filhos para consagrá-los a Molec, para não profanares o nome de teu Deus (Levíticos 18,21);
  • Todo filho de Israel, ou estrangeiro que habita em Israel, que der um de seus filhos a Molec, será morto (Levíticos 20,2);
  • Que em teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua filha (Deuteronômio 18,10).

39286 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook