Como e por que o Diabo surgiu no céu, visto que, segundo a Bíblia, Deus é o Eterno Bem?

Pergunta de Regia, Salvador
Resposta de Luiz da Rosa, em 17/12/2008


Leia mais sobre Demônio

Não é fácil dar uma resposta à questão que você põe. De fato pensamos que o mal não vem de Deus, visto que é o eterno e sumo bem, como transparece sobretudo na teologia medieval (Pedro Aberlado, Francisco de Assis: “... que és o Sumo Bem, todo o Bem, cada bem, que só tu és bom”). E as respostas que encontramos sobre Satanás vão de um extremo ao outro: para alguns é um deus, que contrapõe o Deus bom, para outros não existe. Por isso ficamos perdidos e não sabemos bem como organizar nossas idéias sobre esse argumento.

Há várias nomes para designar o inimigo de Deus: Satanás, Diabo, Belzebú, Demônio... Generalizando, são sinônimos de uma mesma realidade. Na verdade “Satanás” é uma palavra hebraica, cuja correspondente em grego é “diabolos”.

Primeiro de tudo é preciso dizer que se trata duma presença que não podemos ignorar. No Novo Testamento aparece 80 vezes (36 satanás, 37 demônio e 7 como Beelzebul). Etimologicamente ‘Satanás’ significa ‘adversário’, ‘acusador’ e, conforme se deduz do livro de Jó, era uma figura pública, quase um ministério, que se julgava fazer parte da corte celeste onde tinha a função de denunciar os pecados das pessoas. O termo grego, Diabo, invés tem um outro significado: ‘aquele que divide’. O termo grego tem, portanto, somente sentido negativo: é aquele que tenta, que procura, com todos os meios, separar o homem de Deus. Na nossa concepção predonima esse significado grego e esquecemos do outro sentido dado a esta personagem.

Ao contrário do que se pode imaginar, na Bíblia não existe um ensinamento sistemático em relação a Satanás e nem se diz qual é a sua origem. Às vezes, sobre esse argumento encontramos menção de textos como Isaías 14,12-14 ou Ezequiel 28,12-19, mas é preciso sublinhar que esses textos não falam de “anjos caídos”, mas sim são mensagens dirigidas a reis, Nabucodonosor de Babilônia e o rei de Tiro, respectivamente. Apesar disso, das Escrituras podemos encontrar elementos que nos ajudam a entender a natureza dos inimigos de Deus. Normalmente trata-se de seres que têm vontade e inteligênsia e si opõem resolutamente a Deus, embora seja verdade que às vezes não se sabe exatamente se o mal é pensado em sentido abstrato ou pessoal, como em Mateus 6,13.
O poder do maligno, primeiro de tudo, consiste na capacidade de se dissimular. É por isso que Paulo aos Coríntios diz: “Satanás se mascara de anjo da luz” (2Coríntios 11,14). Além disso, como podemos deduzir lendo Jó (veja Jó 1,6-12; 2,1-7), Satanás tem acesso às realidades celestes de Deus e è desta participação que ele tira sua força de atração.

Ora se Satanás é uma realidade pessoal, então temos por acaso uma oposição entre duas realidades metafísicas de igual força e igual direito, ou seja, um dualismo a carácter pessoal? Essa tese, defendida pelos maniqueus, não encontra fundamento na Bíblia. Satanás é uma criatura e depende de Deus. Satanás e os demônios não têm poder divino e em seu agir são subordinados a Deus. Não existem, portando, duas divindades que encarnam o princípio de bem e do mal no mundo. A soberania de Deus sobre Satanás é confirmada em Apocalipse 20,2-3: “Ele agarrou o Dragão – que é o Diabo, Satanás – acorrentou-o por mil anos e o atirou dentro do Abismo, fechando-o e lacrando-o com um selo para que não seduzisse mais as nações...

Fica claro que a partir da Bíblia não podemos dizer que Satanás é somente uma alegoria do mal, mas sim um espírito angélico, que escolheu, com liberdade, de não servir a Deus e usar contra Ele os dons que recebeu (veja 2Pedro 2,4; Judas 6). É também evidente que a Bíblia não fala das realidades satânicas para satisfazer as nossas curiosidades. Oferece, invés, indicações que nos mostram como se comportar diante das suas insídias. O exemplo último e fundamental vem de Cristo, do seu sofrimento, que foi tentado como nós e permaneceu sem pecado. Por isso Satanás perdeu o direito sobre aqueles para os quais Cristo morreu.

Entender a existência do mal é um desafio. Acredito que elementos para a reflexão devem ser tirados da característica de Deus, que doa a liberdade às suas criaturas. Como criatura, Satanás tem a liberdade, graças à inteligência e à vontade, de escolher se estar a serviço de Deus ou não. Ele escolher agir contra o Sumo Bem.

5690 visitas

27 comentários

Postar um comentário

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/09/2014

    De acordo com a escrituras o nome anterior de satanás era Satanail (mensageiro),e tinha anjos a seu comando. Foi o primeiro anjo a ser criado (agua e fogo), e sua queda se deu por não querer homenagear a Adão (agua e terra). Diante desta desobediencia ele foi expulso, e seus anjos o seguiram. Este anjos eram os que cantavam louvores ao Criador, mais tarde estes louvores voltaram a ser entoados pelos filhos de Seth, aonde a biblia diz que eram "filhos de deus", que se corromperam com as filhas dos homens (Caim). ...

  • Ivan (Uberlândia MG) - 13/09/2014

    Ad, é óbvio que os comentários são e serão ignorantes, não podem ser diferentes, pois, ninguém.....ninguém tem conhecimento sobre este tema específico

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/07/2014

    O senhor é um sábio. Nós é que somos ignorantes em meio a tanta sabedoria oculta em ti, a qual só não se revela porque a presunção não permite.

  • ad (aracruz) - 29/07/2014

    E quem disse que me referi ao comentário do Luiz da Rosa? Nem li o dele. Já o seu confirma a minha afirmação.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/07/2014

    Ad, se a resposta de Luiz da Rosa não é inteligente, apresenta uma resposta inteligente. Sai do comodismo de só criticar, porque para criticar algo ou alguém, não é necessário inteligência, nem sabedoria, basta não simpatizar.

  • ad (aracruz) - 29/07/2014

    A pergunta é inteligente mas os comentários tão ignorantes...

  • Pedro Wandeur (18) - 28/07/2014

    Uma antiga lenda celta conta , que o diabo em seu amor infinito por deus se converte em demonio para castigar os pecadores da terra inflingindo-lhes um castigo tal qual merecerem

  • leandro (ipaba ) - 13/04/2014

    Walmir ele criou satanas lucifer para ministrar o louvor dos anjos mas esse se corrompeu ele tinha o sons intrumentais dentro dele porq vc acha q essas musicas mundanas sem letra cheia de apologia ao pecado faz tanto sucesso Deus tirou dele esse dom e deu ao homem mas ele comrrope o homem a fazer apologia contra a santidade e assim condena os homens.

  • leandro (ipaba ) - 13/04/2014

    O diabo existe e quer q vc pense q não assim podera agir na sua consciençia sem ser notado ele engana as naçoes impoe coisas q ti condena aos olhos de Deus quando vc chega perto de macumba vc sente um mal estar desagravel e nao é doença é um peso nao tem como explicar o mal satanas esta por ali analisando oq fazer para destruir as pessoas se a pessoa é fiel somente a Deus ele nao consegue tocar ele so toca nos impios e nos infieis.

  • Walmir (São Paulo) - 15/01/2014

    Essa história de Deus ter criado o Satanás (ou o querubim que iria se transformar no Satanás) tá meio mal contada! Por que Deus precisaria do Satanás?

  • AILTON BATISTA DA SILVA (Osasco) - 15/01/2014

    satanas era anjo,após a rebelião Deus tirou dos demais anjos o direito de livre arbitrio, de forma que satanas é usado e não sabe para que as nações sejam corrigidas e aprendam que existe e adoremos a um unico Deus o qual nos enviou Jesus Cristo,pois de outra forma sucumbiriamos

  • José (Salvador) - 23/11/2013

    Por causa do cheiro de carne queimada! Lembram de Genesis 8, que Deus parece apreciar o suave cheiro de animais queimados em holocausto? Então, com o monte de pessoas que vão arder no lago de fogo e enxofre, por suposto eternamente, Deus poderá sentir, eternamente, o suave cheiro dessas pessoas sendo, eternamente, queimadas.

  • Marcos (Rio) - 22/11/2013

    Por que Deus manteria um lago de fogo e enxofre cheio das pessoas que foram condenadas e o Satanás? Que utilidade isso teria para Ele?

  • ayrton (teresina) - 22/11/2013

    Bem meu caro, satanás ele ainda não foi destruído, derrotado sim mas não destruído você está muito enganado pois só quando for o fim dos tempos ai sim ele será encarcerado jogado no lago de fogo e enxofre junto com as pessoas que foram condenadas

  • Gabriel (Salvador) - 13/05/2013

    Mas por que, com qual propósito, Deus criou o Satanás (ou o querubim que iria se transformar no Satanás)?

  • Ap. Carlos (Maceio) - 11/05/2013

    Gostaria de dar uma boa notícia: o Diabo já foi destruído. Pois é, infelizmente a maioria dos que se dizem pastores ou foram ungidos pela maioria das denominações religiosas não tem a escolha, apenas foram chamados como todos os demais a seguirem o Mestre. E, por não terem sido escolhidos agem como se fossem pensando que estão revestidos de uma autoridade que não lhes compete. A resposta para sua pergunta é: o Diabo foi um espírito criado por Jeová (Amós 3.6; Is. 54.16). O Diabo era o anjo de Jeová e agia juntament...

  • ad (colatina) - 29/01/2012

    jailton, o diabo já "reina" há milhares de anos. Os mil anos serão a prisão circunstancial de Satanás na Terra, pois não terá a quem tentar e nem prejudicar.

  • elisangela da costa nunes (campo bom) - 03/11/2009

    meu comentario e' sobre a pergunta do sexo antes do casamento. Entao: Jesus deixou bem claro sobre se conter em seu proprio pensamento e nao confiar neles, portanto para decifrar os capitulos e versiculos da Biblia somente esta correto a origem da traducao que e' dada pelo Espirito Santo, por este motivo e' que muita gente vai de mal a pior, porque se baseia no seu proprio entendimento e nao no do Espirito Santo. Meus queridos, peco pra voces com todo amor do meu coracao, nao faca nada somente pelo seu entendiment...

  • jailton frança conceição (30 anos) - 11/08/2009

    o diabo vai ou já reinou por mil anos ? ...isso diz na biblia

  • marco andré (são josé do rio preto) - 20/07/2009

    O povo judeu sómente psssou a crer em um ser pessoal que opera o mal, a partir do exílio babilonio, em contato com o Zoroastrismo.Antes, a crença era que Deus criava o bem e o mal, ex: espirito maligno da parte de Deus que veio sobre Saul. Obviamente depois do exílio a crença muda e Deus não é o Deus do bem e do mal, mas sim do bem apenas.Esta crença dualista passa a permear a mente do povo, e na época de Cristo era notório que o Diabo era um ser pessoal e tentador. Para uma resposta mais completa favor ler: O D...

  • Thiago (SBCampo) - 11/07/2009

    Se quiserem conhecer a origem do diabo vcs devem estudar Ezequiel 28.12-19 Isaías 14.12-15 Ele era um querubim que cuidava do monte de Deus, mas o orgulho entrou em sua mente e ele quis se semelhante ao Altíssimo,por isso, foi expuso do céu e levou consigo a terça parte dos anjos que sao os demonios

  • maria gandara (Limeira) - 23/01/2009

    Alana,por favor,me diga a onde está escrito na Biblia,que lucifer foi um anjo criado por Deus para reger coral no ceu,a Biblia diz que lucifer foi um anjo sim,mas sua vontade de ser maior que Deus seu criador,levou a pecar contra o proprio Deus,e por consequencia disso,Deus o lançou fora,nós assim como satanás temos livre arbitrio,para decidirmos,como queremos viver,Deus é educado,não força ninguem a crer NELE,Ele apenas convida,nós temos todo o direito de crer ou não.Olha amado a Biblia diz que se queremos sabedor...

  • eduardo (lisboa,portugal) - 14/01/2009

    É.preciso frisar que o SENHOR é o amor. e só o amor é capaz de destruir o mal.DEUS não destruiu a satanás por esse motivo.o amor é vida. não jujeita ninguém a nada.dessa forma os anjos que não tomaram partido da ''luta'' de lúcifer poderiam temer a DEUS não por amor e sim medo das conseguências de desobedece-lo satanás foi chamado ao arrependimento mais seu coração impuro e sujo não foi capaz de se render ao amor e deu no que deu. abraços

  • noah pinheiro (sorocaba) - 12/01/2009

    achei muito interessante a resposta do cometarista dosite. mas penso o seguinte: que se tivessemos acesso extremo a todas as perguntas e duvidas que temos com relação a assuntos divinos, onde então praticariamos a nossa FÈ? o que realmente interesa pra nós por enquanto, é que temos a salvação por intermédia da morte e ressurreição de Cristo, quanto as duvidas, que tal se esperássemos chegar aos céus pra ter Dele mesmo essas respostas?? Paz a Todos. Noah Sorocaba

  • Glauco (Natal) - 10/01/2009

    Querida Mara Martins, Já que você acha que Satanás é uma invenção do homem, o que você procura na Bíblia? Pra que você lê a palavra de Deus? Se você faz tal afirmativa você é contra a palavra de Deus, pois ela diz "pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Ef. 6.12 NVI

  • mara martins (Registro) - 01/01/2009

    Pra começar,o diabo nem existe.É uma invençao pra justificar,a maldade que é do próprio homem.O homem é transgressor por natureza.Muitos fazem as maldades e jogam a culpa no diabo.Se existisse mesmo esse tal de diabo.Ele é que teria medo das pessoas.

  • alana (recife) - 30/12/2008

    bom,entrei em este artigo e li quase tudo sobre estas tas coisas e tenho algo a lhes falar!o diabo não exatamente surgiu!Deus o fez!!para reger um coral de anjos;pois ele era o mais belo dos anjos e o maestro dos cantos dos anjos!mais o diabo dominado por um dos pecados aqui na terra muito visto:a inveja quiz tomar lugar de Deus;mesmo sabendo que seria impossivel:obs:ele teimou contra Deus!desobediência ao soberano!Deus o baniu para ser preso no inferno a a chave do inferno Deus a tem! ass:alana;16 anos:igreja bati...