Moisés morreu ou foi arrebatado? E quais os nomes dos profetas arrebatados e como foram arrebatados?

Pergunta de Ana da Silva, Natal
Resposta de Luiz da Rosa, em 14/04/2012


Leia mais sobre Arrebatamento Moisés

Ana, Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida, no Monte Nebo. O Monte Nebo fica na atual Jordânia e de lá, onde atualmente existe um santuário, podemos ter uma vista espetacular da planície do Jordão e também da cidade de Jericó. A morte de Moisés, segundo Deuteronômio 32, é um castigo, pois, diz Yahweh:

"Fostes infiéis a mim no meio dos israelitas, junto às águas de Meriba-Cades, não reconhecendo a minha santidade no meio dos isarelitas. Por isso contemplarás a terra à tua frente, mas não poderás entrar nela" (Deuteronômio 32,51-52).

A morte de Moisés é contada em Deuteronômio 34,5-7: Assim diz o texto:

E Moisés, servo de Yahweh, morreu ali, na terra de Moab, conforme a palavra de Yahweh . E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte a Bet-Fegor; e até hoje ninguém sabe onde é a sua sepultura. Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu; sua vista não havia enfraquecido e seu vigor não se esgotara.

 

Apesar dessa narração sobre a sua morte, há alguns elementos que criaram, nos séculos, suposições e chegam a influenciae também alguns de nós hoje. No próprio texto trascrito acima, há dois elementos, digamos, estranhos.

  1.  "até hoje ninguém sabe onde é a sua sepultura". Os povos antigos tinham uma grande estima pela sepultura. A memória é um elemento de suma importância e a sepultura faz com que a memória se torne algo material. Abraão, por exemplo, tem sua sepultura em Hebrão. Não saber onde é a sepultura de Moisés é algo lamentável e pode ter feito alguns pensarem que ele não tenha morrido. No deserto de Judá, em Israel, existe um local que a os muçulmanos veneram como o túmulo de Moisés, mas não tem fundamentação histórica.
  2. "E ele o sepultou no vale". Ele aqui significaria Yahweh. Embora alguns manuscritos tragam, invés "eles o sepultaram", o texto que temos dá margens a idéias diversas.

Além desses dois pontos, temos presente também o encontro de Moisés, junto com Elias, com Jesus, sobre o monte Tabor, na transfiguração de Cristo (Marcos 9,3-5). Como veremos abaixo, Elias é um personagem que não teria morrido, que foi arrebatado aos céus. E se Moisés aparece a Jesus junto com ele, pode significar que está na mesma condição.

 

A morte de Moisés em outros escritos

O problema do que aconteceu com Moisés se agrava se tomamos em consideração outros textos, sobetudo o Apócrifo "Assunção de Moisés". Existem vários apócrifos, que não consideramos como fonte inspirada, mas o problema é que esse apócrifo parece ser citado em Judas 9, que diz:

E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: "O Senhor te repreenda".

A breve carta de Judas não tem como objetivo falar de Moisés, mas apenas cita a tradição apócrifa quando fala dos falsos doutores, de suas blasfêmias. Essa tradição viria do apócrifo conhecido como "Testamento de Moisés". Esse apócrifo, escrito no primeiro século da era cristã, contém indicações de Moisés, que está prestes a morrer, a Josué, com profecias sobre o futuro da nação hebraica até o reino de Herodes. No texto que temos hoje, não existe mais menção a essa disputa pelo corpo de Moisés, entre o diabo e o arcanjo Miguel. Mas provavelmente fazia parte desse apócrifo, pois os Padres da Igreja mencionam esse apócrifo e lembram dessa história, assim como faz a Carta de Judas.

 

Personagens arrebatados ao céu

Como acenamos acima, Elias é tido como "arrebatado" aos céus, isto é, não morreu, mas foi levado, num carro de fogo, para os céus. Está escrito em 2Reis 2:

E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam (com Eliseu), eis que um carro de fogo e cavalos de foto os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu no turbilhão (2Reis 2,11).

Outro personagem, menos conhecido por nós, que a Bíblia retém como elevado para os céus é Henoc (ou Henoque), pai do conhecido Matusalém. Lemos em Gênesis 5:

Toda a duração da vida de Henoc foi de 365 anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou (Gênesis 5,23-24).

Embora nós conheçamos mais Elias do que Enoc, este último era muito famoso no ambiente bíblico. Tem grande importância os livros apócrifos de Enoch, citados até pelo Novo Testamento, em Judas 14-15.

A estima por Enoc é palese em algumas passagens bíblicas. lemos em Eclesiástico 44,16:

Henoc agradou ao Senhor e foi arrebatado, exemplo de conversão para as gerações.

E sobretudo em Eclesiástico 49,14:

Ninguém sobre a terra foi criado igual a Henoc, ele que foi arrebatado da terra.

E mesmo no Novo Testamento, em Hebreus 11,5, o personagem é louvado:

Pela fé Enoc foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

10722 visitas

34 comentários

Postar um comentário

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 07/11/2014

    Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram 1 Tessalonicenses 4:14

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 07/11/2014

    Existe ressurreição sim, Jesus ressucitou dos mortos Teremos a vida eterna com Jesus Lá não haverá choro, sofrimento, morte. seremos guiados por Jesus para a Vida eterna Não falei nada diferente disso, agora Paulo fala também que a letra mata e o Espirito vivica Segundo o livro de JÓ cap. 10 que fala isso não eu Jesus disse Lazaro dorme quer dizer está morto, não disse lazaro está nos céus e vai descer Então sr. leia mais a biblia E se quer ler na letra, vai parecer fariseu. Pois Jesus falava diferente del...

  • Adailton (São José) - 07/11/2014

    Sebastião da Silva Matos (São Paulo), você está "pregando" o ensinamento dos saduceus! Para eles, não há ressurreição, morreu, deixa de existir! Cristo ensina outra coisa, "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele." (Lc 20,38), e Paulo nos aleerta: "Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo também não ressuscitou; e se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia e também é vazia a fé que vocês têm." (1 Cor 15,13-14). quanto a Elias e Enoc, segundo a Bíblia, conforme já explicado...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 07/11/2014

    Mas o homem morre, e morto permanece; dá o último suspiro, e deixa de existir. Assim como a água desaparece do mar e o leito do rio perde as águas e seca, assim o homem se deita e não se levanta; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e não serão despertados do seu sono. Jó 14:10-12 Quando lemos precisamos procurar outras passagens para completar o sentido Quando se fala Abraão está no céus está dizendo ele morreu fiel a Deus, ele morreu nessa esperança Moisés, não viu o corpo de...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 07/11/2014

    Encarnação, desencarnação e reencarnação é coisa de Catolico-espirita que lê a biblia e interpreta da sua forma São mortes diferentes de acordo com sua vida aqui na terra, segundo a sua condição espiritual, e isso não muda nada, Jesus morreu em uma cruz e foi ressuscitado, os apóstolos foram decapitado e estão aguardando o juizo final A forma que foi morto não muda nada, mas a forma que viveu aqui na terra, faz toda diferença

  • Gabriel (Palmas-TO) - 07/11/2014

    OK, alguns desencarnaram de uma forma diferente, mas que estão no Céu estão.

  • Erivaldo (Salvador ) - 10/05/2014

    TATYANNE- O UNICO que subiu foi o que desceu. CORPO TRANSFORMADO? Somente no FIM. ACREDITO sim, o CRIADOR pode TUDO. Mas, o fato de alguém ver outra pessoa subir no espaço, acima desta terra, e sumir, isso não quer dizer que essa pessoa não morreu, o corpo de carne haverá de morrer sim, não tenho dúvida quanto a isso. Você apenas repete uma cousa dita por alguém sem nem sequer argumentar nada. O PAULO foi aos CEUS? E o JOAO viu coisas nos CEUS?

  • tatyanni alves (goiania) - 09/05/2014

    pela fé,Enoque foi trasladado para nao ver a morte,nao foi achado por que deus o trasladara.pois,antes da sua trasladaçao,obteve testemunho de haver agradado a deus.hb 11;5.deus é poderoso para arrebatar aquele que ele quer junto dele e purifica-lo desse mundo de pecado para ter ele no ceú;nao tem uso a carne impura no ceú mas sim daqueles que sao usados atravez do seu espirito santo;ele foi o setimo depois de Adao nao podemos comparar aquele tempo com este o pecado ta em todos,hoje nao a historias de arrebatamento...

  • Erivaldo (Salvador) - 02/05/2014

    RICARDO voce nao pode colocar dessa forma que ESTES NAO MORRERAM, respeito toda a sua colocaçao aqui, más quanto a essa questao, haverá bastante textos que poderão questionar a esse respeito.o MESSIAS AFIRMOU " ninguem subiu ao CEU "- Joao.3;13? RICARDO - eu prefiro particularmente ficar com as PALAVRAS DO MESSIAS. Heb.9;27 ? HOMENS MORRERM UMA VEZ- segundo o SHA'IUL, 1 Cor.15;21-22? e 1 Cor.15;50-51? Carne e sangue nao herdarao o reino do CRIADOR? Todos seremos TRASNFORMADOS. O ELIAS e ENOQUE CARNAIS? Ou? O SHA'...

  • Ricardo (Rio de janeiro) - 02/05/2014

    Olá, moises morreu, enoque e elias não morreram, foram retirados da terra até o inicio da grande tribulação, eles serão as duas testemunhas descrito no livro de apocalipse.

  • Erivaldo (Salvador) - 02/05/2014

    Porque esses personagens nao MORRERAM e foram ARREBATADOS? Voces nao estao vendo que essa linha de comportamento do que o CRIADOR diz, ESTA TOTALMENTE ERRADA? todos TODOS morreram, SENAO O CRIADOR ESTARÁ MENTINDO. Nao vejo nenhuma fundamentaçao para os SENHORES terem duvida da MORTE DE TODO E QUALQUER HOMEM- AGORA DE QUE MORTE VOCES FALAM? CORPO - ALMA - ESPIRITO? Voces estao dando brechas para os ESPIRITISTAS, estao viabilizando a expectativa de que alguns homens nao MORREM e ainda estao VOLTANDO PARA SEREM VISTOS...

  • Jorge Luiz (Pinhais - Paraná) - 01/05/2014

    ...Não entendo? Não se diz que nenhum homem ja mais viu Deus? Somente Moisés que viu somente sua sombra e ainda caiu desmaiado? Enóque não era cego, pois andou com Deus...Por favor perdoem minha ignorância, Obrigado.

  • samuel severo (cidreira rs ) - 10/01/2014

    Meu Deus e uma desputa de quem sabe mais deixe cada um com o seu intendimento e vamos levar o evangelico a toda a criatura para que todo aquele que nele cre nao pereça mais tenha a vida eterna a paz do senhor

  • Cesar (Sorocaba) - 18/09/2013

    Este registro é fonte de confusão na questão se os mortos estão ou não vivos hoje, é o texto da transfiguração do Senhor. Nesta passagem temos Moisés e Elias aparecendo juntos com o Senhor e por isso pessoas às vezes concluem que o profeta Moisés deve estar vivo, pois aparece junto com o profeta Elias na cena da transfiguração. Partindo de um exame minucioso do texto, não é necessariamente dessa forma. A passagem da transfiguração está no evangelho de Mateus, capítulo 17, versículos 1 a 9 (também encontramos nos e...

  • ad (aracruz) - 17/09/2013

    Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. Mateus 22:32 Nem preciso comentar não é...

  • CLAUDIO ROGERIO DE ABREU (Americana) - 17/09/2013

    Se Moisés morreu como pode ter aparecido no monte junto com Elias e conversando com Jesus se a bíblia diz que quem morre nada mais tem a ver com este mundo...

  • Adailton (São José) - 26/06/2013

    Ad, quem diz isso é Jesus (Mt 22,32)!

  • Antonio de mello (Londrina) - 26/06/2013

    Muito menos DIMAS, pois Jesus lhe disse explicitamente: Estarás comigo no Paraíso! Futuro. E você sabe que o próprio Jesus só subiu ao Pai depois de quarenta dias. Lembre-se também que Paulo dá respaldo a essa doutrina: E ressoada a trombeta e ouvida a voz do arcanjo, O SENHOR DESCERÁ DO CÉU, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os vivos estaremos com ELE nos ares. I Tess 4.3-17.. Na ocasião da 2ª vinda de Jesus, aqueles que morreram tendo fé Nele sairão dos tumulos transformados. Os...

  • ad (aracruz) - 25/06/2013

    Adailton, só se for na sua Bìblia que diz que maria, Isaque e Jacó estão vivos...

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 25/06/2013

    Ele foi sepultado por Jeová num lugar nunca descoberto. (De 34:5-7) Isto, provavelmente, foi para impedir que os israelitas fossem enlaçados pela adoração falsa por fazerem da sepultura dele um santuário. O Diabo, evidentemente, desejava usar o corpo de Moisés para uma finalidade assim, porque Judas, discípulo cristão e meio-irmão de Jesus Cristo, escreve: “Quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia com o Diabo e disputava acerca do corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ul...

  • kilbert (americana) - 02/07/2012

    boa tarde! existe algum documento que comprove a existencia de moises que nao seja a biblia.

  • Adailton (São José) - 19/04/2012

    ad, foi o Cristo quem, usando parábolas, ensinou. E você, textualmente, diz que é "apenas parábolas".
    Parábola de Cristo é "apenas parábola", mas parábola dos homens é "verdade inquestionável"?
    "Se não há ressurreição, vã é sua fé"
    Seu erro é vir aqui para fazer apologia, desprezando todas as explicações bíblicas que discordam do seu entendimento.
    Sobre a ressurreição de Lazaro, veja que depois, ele tornou a morrer, não foi uma ressurreição para a Vida Eterna, ainda.
    A ressurreição para a V...

  • ad (colatina) - 19/04/2012

    Adailton, estou sugerindo que vc está errado. olha o que está escrito está escrito. Citei fatos da Bíblia, aceitos por todos, para vc pensar sobre o que é a ressusreição e o propósito dela, e o papel de Cristo.Mas não vou continuar a debater caso continue com imbecilidades. SE acha que estou errado , prove o contrário.

  • Adailton (São José) - 18/04/2012

    Paulo, quem sugeriu isso foi o "ad", era para ele que fiz a pergunta, mas peço desculpas por não ter deixado isso mais claro. Peço que leia os comentários novamente, e verá ao que me referia.
    Paz e Bem

  • Paulo (Ponta Grossa) - 18/04/2012

    Definitivamente voces ultrapassaram todos os limites da compreenção e racionalidade. Em nenhum momento eu disse ou sugeri que Jesus dizia mentiras. Mas voces sim ao afirmar que a ressurreição está escrita na Biblia. Em nenhum momento eu disse que Moisés não estava vivo. Mas que também no texto de Marcos não diz que eles estavam vivos. Construir tendas não significa que eles estejam vivos, tanto que lendo com afinco o referido texto os apóstolos foram censurados por esta ideía e desceram a monte sem entender o que h...

  • Adailton (São José) - 17/04/2012

    ad, estás sugerindo que o Cristo ensina mentiras?
    Paulo, a ressurreição não está "descrita", mas é apenas cidata, na carta de Judas, o texto apócrifo que fala sobre ela. "Apenas citada"
    Quanto ao texto de Marcos, ao propor "construir" tentas para eles, subentende-se que estão vivos e sujeitos ao tempo. Não é explícito, mas implícito. O mesmo ocorre com as passagens da ressurreição de Cristo, quando ele pede algo para comer.
    Paz e Bem

  • ad (colatina) - 17/04/2012

    Paulo, já ouviu aquele ditado: quem é vivo sempre aparece?? Pois é...E a parábola do Rico e Lazaro é uma parábola sabia? Não existe céu e inferno como nos desenhos da disney, que ilustram dessa forma para firmar mais essa mentira de Satanás. Sobre Jesus ser o primeiro a ser ressuscitado, o que dizer de Lázaro?? E Elias, que nunca viu a morte? E Enoque?? Saiba que fora da explicação bíblica para esses acontecimentos, que eu aprendi com a IASD, não há compreensão. Apenas doutrinas burras. Fantasmas pra lá, inferno p...

  • Paulo (Ponta Grossa) - 17/04/2012

    Adailton não estou duvidadno da sua fé. Se voce crê que Moisés estava vivo naquela ocasião, ótimo, respeito sua crença e admiro sua fé. O que eu discordo é que num site onde se discute Biblia, afirmar que a ressurreição de Moisés está descrita na carta de Judas é uma inverdade. O texto de Marcos também não diz que eles estavam vivos, tanto que os apostolos não comprendiam o que havia acontecido. Meu amigo continue na sua fé que só lhe faz bem. Entretanto, convido aos visitantes a lerem a carta e o texto de Marcos e...

  • Adailton (São José) - 16/04/2012

    Paulo, o texto é claro ao afirmar que eles estavam lá, vivos, não eram "aparições". A ressurreição ocorre no "final dos tempos". Para quem morreu, o "final dos tempos" já chegou, para nós, que aqui estamos, ainda não. Isso no texto de Marcos, sem o texto apócrifo, que não é aceito como Palavra de Deus, mas podem trazer alguma luz sobre outros textos.
    Quanto a Carta de Judas, foi escrita no final do século I, e está muito próximo, pelo estilo, dos apócrifos que cita. Conservar a Fé e evitar os falsos "mestres" ...

  • Paulo (Ponta Grossa) - 16/04/2012

    Realmente voces não entenderam. A carta de Judas não fala nada em ressurreição de Moisés. Não existe claresa nenhuma no relato de satanás disputando o corpo de Moisés com o anjo. Jesus Cristo é a primicia dos mortos, o primeiro a ser ressucitado. Como voces disseram e eu concordo, os apocrifos que falam da ressurreição de Moisés não devem ser levado em conta, sendo assim a disputa do corpo de Moisés não tem nada haver com a sua ressurreição, pois ela é uma ligação com o apocrifo referido na resposta. A ressurreição...

  • Adailton (São José) - 16/04/2012

    Há quem duvide da ressurreição, mas a passagem é clara. Quanto aos apócrifos, não podem ser lidos como se fossem "Palavra de Deus", mas ainda assim tem algum valor, não devem ser desprezados. Marcos 9,3-5 mostra que, em Cristo, Moisés e Elias estão vivos, assim como Henoque, Maria e Dimas.

  • ad (colatina) - 15/04/2012

    Paulo, eu não to nem aí para apócrifos e afins...então diga-me:
    E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus. Marcos 9:4
    vc acredita em fantasminhas então? Se Moisés não ressuscitou, então como apareceu junto com Jesus e Elias?? Agora os mortos estão andando por aí?? Vc se declara espírita se me disser que Moisés está morto e apareceu...A carta de Judas apenas dá um contexto mais amplo: o plano de Satanás sobre o corpo de Moisés. Talvez Satanás discutisse com Jesus que Moisés não deveria ser ress...

  • Paulo (Ponta Grossa) - 15/04/2012

    Na Biblia não existe relato sobre a ressurreição de Moisés, nem na carta de Judas. Leiam a carta. A referida carta faz referencia a uma disputa do corpo de Moisés. A resposta do senhor Luiz explica que a disputa que consta da carta de Judas refere-se a um livro apócrifo. Se a livro apócrifo não deve ser levado em consideração, realmente a carta de Judas não fala na resssurreição de Moisés. Queridos irmãos leiam a carta e tirem voces suas conclusões. Paz e Bem

  • ad (colatina) - 15/04/2012

    Moisés morreu, mas foi ressuscitado. Se assim não fosse, ele não teria aparecido ao lado de Elias no monte, pois Deus não brinca de fantasminha. Como citado, o livro de Judas confirma o fato de que o povo de Israel procurou o corpo de Moisés e não encontrou, justamente pois Jesus o levou antes que Satanás executasse algum plano com o corpo. Sobre o apócrifo, nem precisa comentar, pois é um apócrifo. Enfim, vemos que Moisés, em sua aparição junto a Elias, representava os que morreram e Cristo e serão ressuscitados n...