Gostaria de saber onde está a passagem bíblica sobre o jovem rico.

Pergunta de Fernando
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/12/2007


Leia mais sobre Ricos/Riqueza Mateus

A passagem bíblica a qual você se refere aparece nos 3 evangelhos sinóticos (Mateus 19,16-22; Marcos 10,17-22; Lucas 18,18-23). Apenas segundo Mateus o personagem é um jovem; em Marcos é simplesmente “alguém” e em Lucas é “homem de posição”. Segundo a narração, que você pode ler abaixo, um homem rico se aproxima de Jesus, pergunta o que deve fazer para haver a vida eterna. Jesus, em seguida, lhe diz que é necessário observar os mandamentos, segundo o Antigo Testamento. O homem era religioso e observava tais normas e por isso responde a Jesus: tudo isso observo. É então que Jesus lhe sugere: “se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”. Depois dessas palavras o rico se retira, triste, pois havia muitos bens.

Uma parte da moral da história é indicada pelo próprio Jesus, no versículo 23 (em Mateus): “Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus”.

Esta passagem nos oferece uma oportunidade única para refletir sobre o papel da riqueza. É muito importante sublinhar que a riqueza em si não é um mal que é condenado. A Bíblia é cheia de textos que louvam homens ricos: consideremos, por exemplo, Abraão, que, como fruto da sua obediência a Deus, teve uma grande riqueza. Também José de Arimatéia, que sepultou Jesus, é um homem rico (veja Mateus 27,57). Por outro lado as páginas bíblicas estão cheias também de alertas referentes ao comportamento das pessoas ricas. A tendência natural é que essas pessoas se tornem ávidas e prisioneiras dos próprios bens, apesar das excessões. E contra essa situação que devemos ler os ensinamentos de Jesus.

Além desse ensinamento geral, que vale para cada cristão, devemos tirar uma outra lição desse texto. Cristo, para estabelecer o reino de Deus, precisa de pessoas livres, capazes de se entregar completamente à causa, em modo radical. A algumas pessoas (“se queres ser perfeito”) Jesus pede que renunciem a quaisquer compromissos, até mesmo às preocupações da família e das riquezas. Não se trata de uma categoria superior aos cristãos comuns, pois todos podem ser chamadas a ela, mas de uma nova posição diante do anúncio da Nova Aliança.


Mateus 19,16-26

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

1304 visitas

10 comentários

Postar um comentário

  • Ríschel Pradebon (CURITIBA/PR) - 23/09/2010

    Pessoas, tem uma parte na Bíblia, no Novo Testamento, que fala que, pelo fato de sermos filhos de Deus, do dono de toda a riqueza, ser rico não é pecado, pois estamos aqui para desfrutar de tudo de melhor que meu Pai deixou. Deus nos fez perfeitos, porém somo falhos. Esta falha nos leva a amar a riqueza de tal forma que esquecemos de nossos compromissos, principalmente de onde ela veio e onde devemos por nosso amor, conforme o primeiro mandamento. Mas ser rico, desfrutar do melhor enquanto vivemos, é uma promessa d...

  • ANTONIO (CURITIBA PR) - 07/09/2010

    QUERIDOS, SOBRE O JOVEM RICO: Mais de cinqüenta discípulos, que desejavam ser ordenados e admitidos como membros dos setenta, foram rejeitados pelo comitê designado por Jesus para selecionar os candidatos. Esse comitê era constituído por André, Abner e os chefes dos corpos de evangelistas. Em todos os casos nos quais esse comitê de três não foi unânime nas suas decisões, eles apresentaram o candidato a Jesus e, conquanto o Mestre nunca rejeitasse uma só pessoa que almejasse ordenar-se como um mensageiro do evangel...

  • samiry nadielly (são joaquim do monte) - 05/05/2009

    gostaria de saber da vcs q ler a biblia? resposta em comun!

  • samiry nadielly (são joaquim do monte) - 05/05/2009

    como é o trabalho da maioria dos trabalhadores?é mais leberdade ou escravidão?justifique...

  • samiry nadielly (são joaqum do monte) - 05/05/2009

    como deveria ser o trabalho,segundo a biblia?

  • samiry nadielly (são joaquim do monte) - 05/05/2009

    por que na bliblia sempre o trabalho aparece junto com o descanso?

  • Jose Anderson do Nascmento de freitas (Jacarei) - 12/01/2009

    gostaria de saber a onde esta aquela passagem da biblia que fala do maior tessouro que e o reino dos ceus

  • Andreson Pereira Cardoso (Juazeiro-Ba) - 13/11/2008

    Adorei muito o texto biblico... Passarei para frente o que me foi ensinado... Obrigado! Que Deus os abençõe. Amém!

  • Mackeila Ckamila Thomaz Pereira (26) - 21/10/2008

    Olá.... Gostei muito do site ... Sds, Mackeila

  • Mário Moreira de Aguiar (betim- MG) - 28/02/2008

    No principio Deus criou todas as coisas... Ele é o Alfa e o Ômega, Inicio e Fim. Ele é a própria inteligência, portanto Deus nunca errou naquilo que ele fez, porque ele é a própria inteligência, voc?s entendem isso?! Deus é a Inteligência! Ele nunca errou, porque ele é a própria inteligência Vocês compreendem isso? Deus NÃO NÃO se contradiz, NUNCA ERROU, NUNCA ERROU, porque ele é a inteligência suprema em toda a existência Ele já percorreu toda a história da vida, em todos os universos, pela eternidade Ele sabe de ...