A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Gostaria de saber em qual livro da Bíblia está a passagem que fala mais ou menos assim: Ele se fez pobre para conquistar os pobres.

Pergunta de Kamila, Taubaté
Resposta de Luiz da Rosa, em 13/04/2012


Leia mais sobre Pobreza

Kamila, uma frase parecida aparece em Paulo, na sua segunda carta aos habitantes gregos de Corinto. Ele diz, em 2Cor 8,9:

Com defeito, conheceis a generosidade de  nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.

 

Nessa passagem temos um claro exemplo da motivação que Paulo usa para a sua concepção de moral cristã: o comportamento cristão deve ser motivado pelo exemplo de Cristo. Nesse caso, Paulo usa o desapego de Cristo da sua condição divina, abandonando tudo, aceitando o empobrecimento radical de morte degradante na cruz. O objetivo do apóstolo, nessa passagem, é motivar uma coleta em prol dos "santos", ou seja, em favor dos cristãos de Jerusalém, que desde o início da igreja precisaram ser auxiliados, como demonstra Atos dos Apóstolos 11,29-30.

Para Paulo era muito importante que as comunidades respondessem a esta colega, pois testemunhava a existência de unidade entre elas.

Sobre tal coleta, veja também o capítulo conclusivo da primeira carta aos Coríntios, 1Cor 16.

 

Outra passagem que mostra o despojamento de Cristo encontramos, sempre em Paulo, na sua epístola aos Filipenses (2,6-11). Num hino cristológico, ele diz:

Ele, estando na forma de Deus
Não usou de seu direito de ser tratado como um deus
mas se despojou,
tomando a forma de escravo.
Tornando-se semelhante aos homens
e reconhecido em seu aspecto como um homem
abaixou-se,
tornando-se obediente até a morte,
à morte sobre uma cruz.

774 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • ad (colatina) - 13/04/2012

    Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios ch...