Kamila, uma frase parecida aparece em Paulo, na sua segunda carta aos habitantes gregos de Corinto. Ele diz, em 2Cor 8,9:

Com defeito, conheceis a generosidade de  nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.

 

Nessa passagem temos um claro exemplo da motivação que Paulo usa para a sua concepção de moral cristã: o comportamento cristão deve ser motivado pelo exemplo de Cristo. Nesse caso, Paulo usa o desapego de Cristo da sua condição divina, abandonando tudo, aceitando o empobrecimento radical de morte degradante na cruz. O objetivo do apóstolo, nessa passagem, é motivar uma coleta em prol dos "santos", ou seja, em favor dos cristãos de Jerusalém, que desde o início da igreja precisaram ser auxiliados, como demonstra Atos dos Apóstolos 11,29-30.

Para Paulo era muito importante que as comunidades respondessem a esta colega, pois testemunhava a existência de unidade entre elas.

Sobre tal coleta, veja também o capítulo conclusivo da primeira carta aos Coríntios, 1Cor 16.

 

Outra passagem que mostra o despojamento de Cristo encontramos, sempre em Paulo, na sua epístola aos Filipenses (2,6-11). Num hino cristológico, ele diz:

Ele, estando na forma de Deus
Não usou de seu direito de ser tratado como um deus
mas se despojou,
tomando a forma de escravo.
Tornando-se semelhante aos homens
e reconhecido em seu aspecto como um homem
abaixou-se,
tornando-se obediente até a morte,
à morte sobre uma cruz.