Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que é Teocracia?

Pergunta de julio, fortaleza
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 13/04/2012


Leia mais sobre Deus

Olá Júlio de Fortaleza /CE.

A pergunta sobre teocracia envolve uma grande quantidade de escritos, e definições. Daremos uma resposta resumida, para que possas iniciar teu estudo sobre esta forma de governo. É claro de preferência tenhas sempre como base os critérios vindos da Bíblia.

 

Definição de Teocracia:

A definição mais comum que encontramos de teocracia é “governo de Deus”. A origem do termo é grega sendo derivado das palavras “theos”= Deus, e kratos, = poder = força ou governo.

Ligando a palavra aos escritos sagrados encontramos no primeiro século, Flávio Josefo, famoso historiador, nos escritos da obra a “guerra judaica” começou a usar a palavra “teocracia” definindo-a como “colocar toda soberania e autoridade nas mãos de Deus” (Flavio Josefo em Against Apion, 2.164-165). A palavra teocracia assim como ela é não encontramos nos livros sagrados da Bíblia, mas seu significado é entendido maneira clara objetiva: Deus governa sobre todas as coisas que existem.

 

A Teocracia que aparece na Bíblia

O ponto de partida da Teocracia Bíblica é o governo de Deus sobre todas as coisas. Deus é o soberano absoluto e governa todas as coisas do mundo. Encontramos a confirmação desta realidade em muitos textos bíblicos, por exemplo: no livro dos Salmos encontramos,

“O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103,19).

O evangelho de João falando da existência de Deus e de seu governo universal argumenta:

“No princípio, ele estava como Deus” (Jo 1,2) = ele existe antes de todas as coisas.

“Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito” (Jo 1,3) = ordenador de todas as coisas.

A carta aos Romanos em Rm 9,20-23 mostra que todas as coisas criadas por Deus são propriedade de Deus.

 

A partir de agora a pesquisa que responde pela forma de governo teocrático, se encaminha para outras características e dimensões, que penso que no momento não sejam oportunas aprofundar. Mas o caminho está aberto, poderá ser percorrido e revelar muitas informações para a compreensão ampla do termo.

3392 visitas

4 comentários

Postar um comentário

  • elcio de jesus (são paulo) - 11/10/2014

    A Paz do Senhor Acredito eu que o governo teocratico é o previlegio daqueles,que buscam a vida eterna. Pois viram dias amargo.

  • CLAUDIO A JACINTO (AMPARO) - 27/04/2012

    A paz a todos, parabéns Odalberto Domingos Casonatto pela resposta,louvado seja o Senhor Jesus....Mais infelizmente as pessoas rejeitam ter um Senhor .. Atos 4.12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos..os religiosos preferem exaltar sua religião, respeitar ou declarar que seus dogmas , magistérios, ministérios e suas tradições é a base de sua fé, sendo por isso diminuído o Senhorio de Jesus Cristo..Simplesmente não há ou...

  • Aline Claudia (Acarau cé) - 27/04/2012

    É maravilhoso sabermos q somos governados por Deus.

  • ad (colatina) - 13/04/2012

    é o ideal de uma sociedade harmonica. A teocracia era o regime do povo de Deus até que o povo ficou com inveja dos vizinhos e pediu a Deus um rei, que foi Saul. Depois dizem que a voz do povo é a voz de Deus...foi um pedido catastrófico.