Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

A Biblia diz que não se pode tirar e nem acrescentar nada nela, então por que a Biblia católica além dos 66 livros tem mais 7?

Pergunta de Luciene, Navirai
Resposta de Ivete Holthmam, em 15/04/2012


Leia mais sobre Cânon bíblico Bíblia Católica / Bíblia Protestante Bíblia Católica / Bíblia Protestante

Prezada Luciene,
A Bíblia é uma só, mas do Antigo Testamento existe uma versão hebraica e outra grega. A história, resumida, é a seguinte: No período entre o séc. III e o séc. I a.C. ocorre a Diáspora judaica helenística, numa época em que os judeus já estavam, em partes, dispersos pelo mundo. Havia uma grande comunidade judaica em Alexandria no Egito, onde se falava muito a língua grega e já não se conhecia mais o hebraico, exceto os sábios e rabinos. Decidiu-se então fazer uma tradução da Bíblia do hebraico para o grego. Esta tradução recebeu o nome de Septuaginta. Alguns escritos recentes foram-lhe acrescentados sem que os judeus de Jerusalém os reconhecessem como inspirados. Somente no final do séc. I d.C. foi fixado o cânon (= medida) hebraico, portanto numa época em que a diferenciação entre judaísmo e cristianismo já era bem acentuada. E os escritos acrescentados não foram aceitos no cânon hebraico.

 

Esta Bíblia em grego, chamada Septuaginta, foi adotada pelos primeiros cristãos. Não porque era melhor ou pior, simplesmente porque a maioria das comunidades fora de Israel não conhecia o hebraico.  Assim esta Bíblia foi sempre usada na Igreja. Veja um texto do Concílio de Hipona (8 de outrubro de 393):

“Parece-nos bom que, fora das Escrituras canônicas, nada deva ser lido na Igreja sob o nome 'Divinas Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos[1], dois livros dos Paralipômenos[2], Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão[3], doze livros dos Profetas, Isaías, Jeremias[4], Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros de Esdras e dois [livros] dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos, um [livro de] Atos dos Apóstolos, treze epístolas de Paulo, uma do mesmo aos Hebreus, duas de Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas e o Apocalipse de João. Sobre a confirmação deste cânon se consultará a Igreja do outro lado do mar. É também permitida a leitura das Paixões dos mártires na celebração de seus respectivos aniversários".

Veja que neste período, (ano 393) os livros Judite, Macabeus, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc, aparecem como aconselhados pela Igreja.

 

Então, de onde vem a diferença?

Durante a Reforma, (entre 1500 e 1600) Lutero resolveu traduzir a Bíblia para o Alemão, pois até então a única língua utilizada na Igreja era o latim. Lutero achou melhor traduzir diretamente do hebraico, onde não se encontram os sete livros que se encontram na Septuaginta, a Bíblia grega.

A partir daí, os católicos continuaram a utilizar a Bíblia que vinha do grego e os protestantes começaram a utilizar a Bíblia que Lutero havia traduzido do hebraico, ou seja, o cânon judaico.

Se deseja conhecer mais sobre o assunto, click nesse link

 


[1]I e II de Samuel e I e II de Reis.

[2]Livros das Crônicas

[3]Aí também estavam os livros da Sabedoria e Eclesiástico.

[4]Baruc estava junto com o livro de Jeremias.

2553 visitas

19 comentários

Postar um comentário

  • Gabriel (Palmas-TO) - 04/10/2013

    Quem disse que os santos não usam o nome do Senhor para operar milagres? Pra quem não sabe, os justos hão de julgar os pecadores.

  • Célia (Rio) - 04/10/2013

    Na verdade todos os cânones são inspirados por crenças! Não há nenhum atestado de autenticidade com a chancela do próprio Deus, com firma reconhecida no cartório do céu...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 04/10/2013

    É sacanagem uma coisa dessa! Imagem sendo venerada? Haha!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 04/10/2013

    Os livros da bíblia foram inspirados pelo Espirito Santo de Deus,os da ICAR são inspirados pelas suas próprias crenças,tanto q a bíblia diz uma coisa e esses livros dizem outra.Se fosse continuação das escrituras ñ teria essa discordância,como por exemplo nas escritutas NÃO EXISTE referencia A IMAGENS DE PESSOAS sendo ADORADAS OU VENERADAS E DEUS PERMITINDO tal ATO, MARIA É mulher COMUM, nas ESCRITURAS SOMENTE JESUS É O ADVOGADO,SOMENTE O NOME DELE TEM PODER PARA OPERAR MILAGRES,SOMENTE VAMOS AO PAI POR JESUS,POR m...

  • Cristina (BH) - 04/10/2013

    Os cristãos não se entendem nem sobre a composição do seu livro sagrado (sem falar na interpretação desse livro)!!! Será que eles têm o mesmo deus?

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 04/10/2013

    Para reflexão: os católicos são acusados de acrescentarem à Bíblia 7 livros não inspirados. Entretanto lemos: João 1,1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Apocalipse 19, 13. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus. Onde João de inspirou para usar o termo Verbo de Deus? Só existe um livro no Antigo Testamento que possui esse termo, Eclesiástico 1-5. O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos. Se o ...

  • Celso (São Paulo) - 04/10/2013

    Dos 4 cânons mais conhecidos (o judaico 24 livros, o ortodoxo grego 76 livros, o católico romano 73 livros e o protestante/evangélico 66 livros) o mais profanado foi judaico, o mais antigo deles.

  • Claudio (São Paulo) - 04/10/2013

    Jesus deve realmente ter feito muitas coisas, principalmente durante sua juventude e nos anos que antecederam seu ministério. De qualquer forma, tudo o que ele fez nesse período, ou não teve importância alguma (o que é estranho para um deus na terra!!!) ou ele andou fazendo besteria (já que esconderam esse período de sua biografia).

  • mara (RJ) - 03/10/2013

    Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. João 21:25

  • Lavnedlon (Slavador) - 08/12/2012

    Respondam só essa pergunta: Quem veio primeiro, a Igreja Católica ou a Bíblia? Quem responder essa questão saberá o por quê dos 7 livros na bíblia sagrada e não a profanada, por um retardado chamado Martinho Lutero. Procurem saber, quem e quando sua "igreja" foi fundada. Minha igreja existe pai e mãe, não é de chocadeira feito essas fundadas sob falência de botequim.

  • Antonio (vitoria) - 23/10/2012

    meus amigos, esta escrito claramente no AT que nada se pode acrescentar a Palavra de Deus , e os católicos colocaram sim, mas e os cristão, nao acrescentara todo o novo testamento? outra coisa, leia João 21 . 25, aqui esta uma mentira, voce acha que Jesus fez tanta coisa assim que nao caberia em todos os livros do mundo? Pêra ai ne! Se fosse assim os 4 evangelhos nao teriam praticamente as mesmas historias. Deus nao divide a sua gloria com ninguém, mas Jesus e Deus! Ele disse isso? Onde?

  • ad (aracruz) - 20/09/2012

    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; Apocalipse 22:18
    e sobre quem virão as pragas?? Sobre o trono da besta que é quem acrescentou palavras a bíblia...coincidencia?

  • ad (aracruz) - 20/09/2012

    Na verdade nada acontece sem a permissão de Deus. Se temos a Bíblia Sagrada hoje, sem os apócrifos, é porque Deus assim conduziu. Lutero, a ICAR, qualquer um que tenha influenciado o processo não passar de uma ferramenta. Mesmo que a ICAR insista em ter os direitos autorais sobre a Bíblia, isso é uma mera ilusão. Inclusive minha mãe, católica, me ligou perguntando sobre apócrifo, e expliquei a situação e contradições e ela ficou muito feliz e diz estar buscando estudar a Bíblia, o que, segundo ela, não é uma prátic...

  • Felipe (BH) - 20/09/2012

    Talvez por conveniência em textos católicos sempre leio sobre a Septuaginta, mas nunca dizem que nesta havia muito mais livros e que a Igreja de ROMA aceita menos livros do que a Igreja Etíope, Igreja Católica Grega, Igreja Católica Russa,,,, entre outras que se dizem tão apostólicas quanto a Igreja Católica de ROMA. No entanto vejo que cita-se Lutero como se ele fosse único responsável pela criação da bíblia no meio evangélico. Como se os evangélicos ... Lutero teve se valor contra a ROMA, mas sozinho não fari...

  • José Reis Pimenta (Varginha) - 19/04/2012

    Apenas uma duvida que me surgiu lendo o comentário que cita o capitulo 22, 18-19 do Apocalipse.Alguém retirou ou acrescentou alguma coisa DESTE livro?

  • Adailton (São José) - 16/04/2012

    Lutero retirou estes livros por entender que a o texto hebraico seria "mais" autentico que o texto grego, porém, quando comparado com o texto do Novo Testamento, percebe-se que algumas alterações ocorreram no texto massorético (o hebraico, de מסורה, alt. מסורת, tradição), já que os textos citados pelos apóstolos correspondem ao texto grego, mesmo quando citados para outros judeus. É bom lembrar que há outros textos, chamados apócrifos, como os liv...

  • ana (rgt) - 15/04/2012

    A ÚNICA PESSOA QUE ACRESCENTOU ALGUMA COISA NA BIBLIA ,FOI A DIABOLICA HELLEM G. WHITE. FORA ISSO NINGUEM ACRESCENTOU MAIS NADA NA BIBLIA.AO CONTRARIO RETIRARAM PQ NÃO LHES CONVINHAM.

  • Luiz (Cajati) - 15/04/2012

    e lutero chamou a carta de tiago de epistola de( palha)É nesse livro que está a afirmação "a fé sem obras é morta" que joga completamente por terra a tentativa de afirmação de Lutero da salvação só pela fé, e que tanto o incomodava. E para você? Tiago também é uma epístola sem valor? Quais outros "pedaços" da Bíblia você jogaria fora?

  • ad (colatina) - 15/04/2012

    os apócrifos são para justificar o inexplicável . Contudo, a Palavra de Deus se mostrou mais completa e viva do que imaginavam os espertinhos da época. Atualmente, não são levados muito em conta. A própria igreja católica não dá muita importância. No fim, permaneceram na Bíblia por orgulho dos maiorais. E claro, os que insistem em acrescentar tais livros a Bìblia verão a justiça de Apocalipse: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma cois...