A sua pergunta me faz lembrar de um costume na nossa família, de pedir a bênção aos pais antes de ir dormir. Nós dizemos: �??a bênção, mãe; a bênção, pai�?� E a resposta deles é: �??Deus ti abênçoe, meu filho�?�. Também nas celebrações costuma-se dizer, nas conclusões: �??abençoe-vos Deus todo poderoso�?��?�.
Esses dois exemplos mostram que o sujeito que abençoa é Deus e, ao mesmo tempo, que há pessoas que podem transmitir ou invocar a bênção divina, neste caso, respectivamente, os pais e o presidente da celebração.
A questão concreta do pedido de bênçao ao Papai Noel pode ser interpretada a partir da ligação que tem o papai noel com o próprio Cristo que nasce. Mesmo se a figura do �??velhinho com barba�?� não tem nada a ver com Deus, no imaginário comum os dois personagens podem se confundir.

Na Bíblia a bênção é um elemento muito comum. No Antigo Testamento se usa o termo berâkâh e no Novo eulogia (dizer bem, elogiar). Existem passagens na Bíblia onde vemos a bênção dada por pessoas: Melquisedeque abençoa Abraão (Gênesis 14,18.19), Josué abençoa Caleb (Josué 14,13). Isso aparece sobretudo no culto: �??Aarão levantou as suas mãos em direção ao povo e o abençoou�?� (Levítico 9,22).
Apesar disso, a bênção é sempre divina, mesmo se Deus usa pessoas para distribui-la. Em números 22 �?? 24 fica bem claro que Deus é quem dá a bênçao. De fato Deus impede a Balaão de bendizer quem ele queira, mas permite bendizer só a quem Ele decidiu (23,20). Outras passagens testemunham que é Deus quem dá a bênção: Gênesis 39,5; Levítico 25,21; Deuterônomio 11,15; 28,8; 33,1-7.13-23; Salmos 129,8; Provérbios 10,22,).