Olá Yara,

 

Abimeleque deu a Abraão mil siclos de prata, conforme Gn 20,16. Mas ainda deu também  ovelhas e bois, escravos e escravas.  Abimeleque também possibilitou a Abraão escolher onde morar na terra de sua propriedade, cf Gn 20,14-16. A quantia em prata é para uma reparação do mal a Sara, assim ela estaria justificada perante as demais pessoas. Isso deixa claro que, mulheres na época, eram também consideradas como mercadoria. O valor é entregue a Abraão e não a Sara.

A quantidade de mil siclos de prata equivaleria na época a 11,4Kg de prata. Lembro que na época não existia ainda a moeda como conhecemos. O valor das mercadorias era medido a peso. Um siclo de prata correspondia a 11,4 g. A moeda só irá aparecer para transação comercial no séc. VII antes de Cristo, na Anatólia e depois na Grécia.

Nos versículos anteriores em Gn 20,7 fica clara a função de Abraão diante de Deus, ele é um Profeta que tem o poder de interceder por quem quisesse. E Abraão intercede por Abimeleque e sua casa  Assim, a casa de Abimeleque, através da suas mulheres, foi libertada da infertilidade, pois para um rei, principalmente naquela época, o pior castigo era não deixar herdeiros de sangue. E Sara logo depois também conforme Gn 21 torna-se fértil e concebe Isaque.