Olá Marcelo,

Quem bom que você quer estudar a Bíblia. Mas antes quero dizer que a Bíblia tem o primeiro objetivo de mostrar a vontade de Deus para nós,  em nossa relação para com Ele, com todos nossos irmãos e irmãs e com toda a  sua criação. Ao lermos a Bíblia precisamos refletir sobre como nos posicionamos frente à mensagem que ela nos comunica e depois nos colocarmos em atitude de oração, onde podemos louvar e agradecer a Deus pela sua mensagem, ou fazermos pedidos de perdão, ou ainda pedidos de força para que possamos nos converter e realmente fazer acontecer a vontade de Deus. Portanto ela não é apenas para ser estudada.

 

Para estudar a Bíblia, que é o segundo livro de Deus, temos que olhar antes para o primeiro livro que Deus escreveu: a Criação, a natureza, a vida dos seres humanos e de todos os animais. Não podemos estudar a Bíblia sem considerar a Vida, ou seja, desligando-a da vida. Estudar a Bíblia também é estudar a história do povo que teve essa primeira experiência de Deus e que a registrou.

 

Pois, as mensagens que encontramos na Bíblia são frutos de situações históricas onde Deus se revela de forma mais expressiva em defesa da vida, de um povo, de pessoas estavam sendo oprimidas. Essa linha de pensamento, ou ótica, é muito importante que esteja presente em qualquer estudo que seja feito da Bíblia.

Um bom começo pode ser pelos evangelhos, a história da ação de Jesus no meio do seu povo. Ou se você quiser ir mais ao início da história da nossa salvação comece pelo Êxodo.

Na bíblia de estudo Almeida existem muitos indicativos que ajudam o entendimento dos livros que nela existem.

 

Também algumas outras bíblias, por ex.: Jerusalém, CNBB, Pastoral, Peregrino, trazem uma introdução geral e a cada livro que nela existe, além de um glossário, mapas e quadro histórico referente aos principais fatos da atividade a que se referem os textos bíblicos. Essas informações são muito importantes para nos ajudar a estudar a Bíblia.

 

Para esse estudo também é muito importante que ele seja feito em grupo, em comunidade, pois os textos são frutos da vida comunitária, da reflexão comunitária da ação libertadora de Deus. Muitas vezes algo que eu não consigo perceber outra pessoa o pode fazer e me ajudar.

 

O importante é que você tenha força de vontade e procure a assessoria que é oferecida através de muitos cursos e escolas bíblicas que existem. Inclusive em alguns sites que estão neste site, você poderá encontrar os subsídios necessários. Mas não esqueça que ler e estudar a Bíblia deve nos levar a rezar com ela, e não apenas ser objeto de estudo, mas de transformação para melhor da nossa vida, das pessoas e da sociedade em que vivemos.   

 

Uma sugestão procure um curso de Bíblia por correspondência como o que é oferecido pelo CEBI – Centro de Estudos Bíblicos (www.cebi.org.br), ou também neste site, onde há um curso grátis e muitos artigos escritos a respeito.

 

Existem alguns livros básicos que muito podem ajudar. Veja neste site alguns deles. Tenha firmeza, não desanime, procure estudar com disciplina e antes de cada momento de estudo peça a luz do Espírito Santo, para que você possa entender melhor. Separe pelo menos dois dias na semana com horário fixos para esta tarefa e depois você verá que não é tão difícil.

 

Espero ter ajudado. Deus o abençoe.