Olá Marcelo de Batatais / SP!

Esta pergunta já recebeu muitas respostas e existe muita literatura escrita tentando responder da melhor forma o lugar e o trabalho dos levitas no Templo. Certamente já tens uma resposta, pois o próprio texto Bíblico fornece. Não quero esgotar a resposta, vou de forma resumida situar a questão que permanecerá aberta para novas descobertas.

Onde eu vivo existe uma comunidade judaica, e nela existem muitas famílias que possuem o sobrenome de família Levi. Isto significa que os membros desta família são da tribo de Levi, que no Templo de Jerusalém tinham funções determinadas. Após a destruição do Templo de Jerusalém (70 dC) as funções religiosas passaram para a Sinagoga e coordenadas pelos fariseus. O serviço do templo foi extinto. Muito judeus ortodoxos pertencentes a estas famílias estão esperando a reconstrução do Templo de Jerusalém, para assumirem novamente suas funções. (Na cidade velha de Jerusalém no bairro judeu, se encontra nas livrarias, muitas maquetes do templo reconstruído). Existe um agravante que sabemos hoje o Templo de Jerusalém esta transformado na Mesquita de Omar. Um dos lugares sagrado do Islamismo que segundo a tradição muçulmana, o profeta Maomé foi assunto ao céu. Assim Marcelo, todas as vezes que encontrares o sobrenome judaico Levi, (existem muitos), são remanescentes desta família sacerdotal.

Origem do nome.

O livro do Genesis 29,34 fala de Levi, como sendo o terceiro filho de Jacó e Lia, e a tribo foi eleita para exercer o culto em Israel. Tornou-se assim uma tribo, com tarefas especiais, separada das outras tribos e mantinha em funcionamento os sacrifícios no templo de Jerusalém. Durante a peregrinação no deserto tinham a incumbência de zelar pelo tabernáculo, isto é desmanchar e montá-lo em outro lugar (Nm 1,47-54). Os levitas não são os sacerdotes mas eram seus auxiliares diretos.

Deveres e funções dos Levitas.

Os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes.

Os filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo.

Os filhos de Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu átrio. (ver em Nm 3 e 4).

O serviço dos levitas começava coma idade de vinte e cinco anos até os cinquenta anos (Nm 8,24-26). Uma vez que a Arca possuía um local permanente a idade do serviço foi para os vinte e cinco anos.

Os levitas não possuíam terras. O dízimo do povo os sustentava, enquanto que os sacerdotes recebiam as porções das ofertas não consumidas pelos sacrifícios, os primogênitos do rebanho bovino e ovino, e o dízimo levítico (Nm 18,2ss, Dt 18,1-4). O livro de Deuteronômio dá grande mostra à responsabilidade do Povo de Deus para com os filhos de Levi (Dt 12,12)

Ministérios dos Levitas

O Ministério dos levitas em detalhes encontramos descrito no livro das Crônicas (ver 1 Cr 6).

 - os cantores l, Hemã, Asafe e Etã, e filhos, encarregados por Davi da música do templo (1 Cr 6,16ss).

- A relação entre o oficio levítico e o ofício profético: Jaaziel, um levita profetizou a vitória de Josafá (2 Cr 20,14); Jedutum, o levita, é chamado de vidente do rei (2 Cr 35,15).

Concluindo: A compreensão da origem da tribo de Levi suas funções e tarefas junto a Tenda do Tabernáculo no deserto e depois no Templo de Jerusalém, passam pela leitura dos textos Bíblicos, e também pela linha da história que situa a destruição do Templo de Jerusalém e a diáspora Judaica, (70 dC. ) até nossos dias em que os Judeus ortodoxos sonham na reconstrução do Templo de Jerusalém, e que os descendentes da tribo de Levi esperam serem reconduzidos em suas funções. Sabemos que a atual conjuntura política e religiosa construiu muros insuperáveis. Esperamos que um dia Judeus e árabes se darão as mãos num cumprimento de Paz.