Com quem Jesus foi para Jerusalém para a festa da Páscoa?

Pergunta de Lindarice, Cuiba
Resposta de Silvia Togneri, em 26/03/2012


Leia mais sobre Páscoa

Olá Lindarice,

Para responder a sua pergunta podemos partir dos relatos dos evangelhos considerados sinóticos: Marcos, Mateus e Lucas. Segundos esses relatos Jesus e o grupo de pessoas que o seguiam desde a Galiléia vão apenas uma vez a Jerusalém na Festa da Páscoa cf. Mc 11,1-11; Mt 21, 1-11; Lc 19,28-40. Já se nos basearmos no evangelho segundo João, Jesus vai a Jerusalém por ocasião de duas Festas da Páscoa cf Jo 2,13; 12,1.12; e uma na Festa dos Tabernáculos, cf. Jo 7,2-3.10. Em todas essas ocasiões tanto em Mc; Mt; Lc e Jo Jesus sempre está acompanhado do grupo de pessoas que o seguiam desde a Galiléia, identificados como discípulos, o que significa seus seguidores e seguidoras. Em Mc 14,12-16;  Mt 26,17-19 e Lc 22,7-13, são os discípulos que preparam a ceia da Páscoa em Jerusalém.

 

 Lembramos que segundo Ex 34,23 durante três vezes no ano ( nas Festas da Páscoa, Pentecostes e Tendas) todos os homens do povo de Israel deveriam ser apresentar diante do Senhor. E que segundo Dt 16, 5-6 os sacrifícios da Páscoa só poderiam acontecer no lugar em que Deus havia escolhido para fazer morar o seu nome, o Templo de Jerusalém. Esta determinação vai ser obrigatória a partir do reinado de Josias (640 a 609 aC.).

 

No grupo dos seguidores de Jesus que caminharam com ele desde a Galiléia e também subiram a Jerusalém estão algumas mulheres que são denominadas em Lc 8, 1-3 ( Maria Madalena, Joana, Suzana e ainda muitas outras); e, Mc 15, 40-41 ( Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e Salomé), em Mt 27, 55-56 elas são: Maria Madalena, Maria , a mãe de Tiago e de José e a mulher de Zebedeu.

 

Assim segundo os relatos bíblicos no grupo de pessoas que seguiram Jesus desde a Galiléia e subiram a Jerusalém para a Festa Páscoa estão homens - os discípulos e  mulheres - as discípulas.

 

Peçamos a Deus força e firmeza para que saibamos seguir a Jesus em todos os caminhos que Ele nos indica, e que com muita alegria renovemos a nossa vida, a cada celebração da Vida Nova e Eterna,  a Páscoa de Jesus.

756 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário