Regina, Hanuká é uma festa hebraica (você pode ver escrito também de outras formas: Chanukkà ou Hanukkah - em hebraico חנכה, ḥănukkāh). É também conhecida como Festa das Luzes.

A sua celebração coloca as raízes na história vivida pelo povo judeu cerca de 200 anos antes de Cristo, no período dos Macabeus, do domínio grego de Jerusalém, quando os hebreus eram governados pelos seleucidas, que promoveram a cultura helênica em detrimento da religião do povo. O auge dessa 'helenização' aconteceu no tempo de Antíoco Epifânio, por volta de 180 antes de Cristo. Nesse período o templo de Jerusalém foi profanado, tendo sido utilizado para celebrações pagãs.

 

A imposição da cultura grega por conta dos selêucidas, provocou a revolta da população hebraica. Personagens importantes dessa revolta foram Matatias e seus filhos, sobretudo Judas Macabeu, que conseguiu vencer os gregos no ano 165 antes de Cristo. O Templo de Jerusalém foi liberado e  reconsagrado. Assim narra 1Macabeus 5 (livro presente somente nas Bíblias católicas) a festa que nasceu desse evento:

E Judas, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria.

 

Essa festa é lembrada no Evangelho de João, em 10,22:
Houve então a festa da Dedicação em Jerusalém. Era inverno. Jesus andava pelo Templo, sob o pórtico de Salomão..

 

O Talmud, livro histórico da tradição hebraica, conta que depois da reconquista do Tempo, os Macabeus limparam todo o Templo. Segundo o ritual, a Menorah do Templo tinha que ser iluminada continuamente com azeite puro. No Templo, porém, havia azeite suficiente apenas para uma noite. De qualquer forma acenderam o candelabro enquanto eles produziram outro azeite. Milagrosamente, aquele azeite durou o tempo necessário para produzir outro azeite: 8 dias.

 

No ano passado a festa começou no dia 21 de dezembro e neste ano, 2012, iniciará no dia 9 de dezembro.

 

Você pode ler algo mais sobre as festas hebraica no excelente site do CCJ.