Por que Jesus fala, quando está morrendo na cruz, mulher eis ai teu filho e, ao discípulo, eis ai sua mãe?

Pergunta de Maria de Fátima Queiroz , Sorocaba
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 12/03/2012


Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus João

Olá Maria de Fátima Marques de Queiroz de Sorocaba / SP!

Encontramos esta passagem significativa de Maria aos pés da Cruz no evangelho de João. (João 19,26-28)

Esta terceira frase de Jesus na cruz: "mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo (para o apostolo João): eis aí a tua mãe..."Se entende como Jesus entregando a Sua amada mãe aos cuidados do apostolo João, também chamado discípulo amado que a partir daquela hora, a recebeu em sua casa. Jesus, não obstante as Suas dores físicas e morais, no martírio da cruz pensa em Sua mãe, não quer deixa-la sem proteção, sua Mãe, precisava de proteção.

 

Maria, mãe de Jesus não podia ajudar ninguém, nesta hora de dor e sofrimento, mas precisava de amparo, ela devia estar com a idade de 48/49 anos, fazendo o cálculo que Jesus morreu com a idade de 33 anos e meio.

 

Alguns exegetas interpretam o fato de João chamar mulher para Maria mãe de Jesus da seguinte forma: “em Israel existia a lei do cunhado, isto é se um homem morre sem ter filhos o irmão mais novo deveria casar com a viúva e suscitar descendência. Os filhos que nasceriam seriam filhos do irmão falecido. Nesta perspectiva interpreta-se o episódio da mãe de Jesus, e do discípulo amado aos pés da cruz. Se considerarmos a mãe de Jesus representante da antiga aliança que permanece fiel a Deus. O discípulo amado representa o novo povo de Deus, a comunidade que aceita Jesus. Como descendência o discípulo amado, deverá acolher Maria em sua casa, isto é o povo fiel da Antiga aliança e suscitar descendência para Jesus. E desta hora em diante o discípulo recebeu em sua casa”. (conforme J. Bortolini, Como ler o Evangelho de João, o caminho da vida, Paulinas, 1994, pag.181-182).

 

A tradição da Igreja Grega Ortodoxa, afirma que a partir desta entrega que Jesus faz de sua Mãe Maria a proteção do evangelista João eles foram morar nas cercanias da cidade de Efeso (atual Turquia). Hoje se pode visitar uma pequena Igreja, a 5 Km de Efeso nas montanhas que conserva a casa de Maria. Conforme texto, da radio BBC de Londres na visita do Papa Bento XVI, em 2006 na Turquia: “Papa reza missa na 'casa onde Virgem Maria morreu'. No segundo dia de sua visita à Turquia, nesta quarta-feira, o papa Bento XVI rezou uma missa na cidade histórica de Éfeso, no local onde se acredita que tenha sido a última residência da Virgem Maria”.

 

O fato descrito de Jesus morrendo na cruz mostra quanto Maria sonhara de bom para seu filho Jesus e, agora aos pés da cruz, via-O nesta situação calamitosa! Era demasiado constrangedor e duro para ela, mas estava próxima a alegria da manhã da ressurreição. Jesus ressuscitaria e permaneceria vivo e poderoso, não só para Sua mãe Maria e Seus discípulos, mas para todos nós que cremos na ressurreição.

10602 visitas

58 comentários

Postar um comentário

  • victor (brasilia) - 25/10/2014

    Quando Jesus disse isso ele quis dizer que um amor iria ajudar a amenizar a perda de outro amor. Maria estava completamente abalada por estar perdendo um filho, e Jesus disse a Maria para ter João como filho, e João, como sua nova mãe. Onde um poderia cuidar do outro, um poderia amparar o outro, o amor de um poderia ajudar a lidar com a perda de alguém querido. NOTE: ajudar a amenizar, NUNCA superar! NÃO SE SUPERA A MORTE DE UM FILHO SIMPLESMENTE COM OUTRA PESSOA. E João leva isso tão a sério que eles se mudam ...

  • Adailton (São José) - 14/10/2014

    Thiago (Ibirité-MG ), a citada casa é considerada, pela tradição da Igreja Ortodoxa Grega, a casa em que ocorreu a "dormição" de Maria. Essa "dormição" nada mais é que a morte, e depois disso Maria foi levada aos céus, de corpo e alma. Alguns apócrifos relatam que Jesus veio e levou o corpo de Maria ("Jesus disse ao corpo: Não te abandonei, margarida nova do meu tesouro. Não, não te deixarei, santuário fechado de Deus. Não, não abandonarei o verdadeiro penhor. Não, não te deixarei, porque me trouxeste e guardaste. ...

  • Thiago (Ibirité-MG ) - 14/10/2014

    Como pode ser a casa em que Maria morreu, sendo que, a igreja católica diz que ela foi elevada aos céus de corpo e alma???

  • Adailton (São José) - 13/10/2014

    clelia (são paulo), você tem razão, pois quem nega que Jesus seja o Cristo, Filho de Deus, nega-lhe a divindade. E fazem isso, negando que Maria seja mãe de Cristo, sem que está bem claro que ela é a mãe de Jesus.

  • clelia (são paulo) - 13/10/2014

    Mãe não tem nada de divino!? Vivemos em pleno século 21 com pessoas que pensam do mesmo modo que séculos antes de Cristo. Os homens eram pederastas, e as mulheres serviam somente para parir e cuidar dos filhos. Deus se humilhou tanto que Jesus para se fazer homem, teve que nascer "dessa mulher": Maria. O evangelho de Lucas deve ser um livrinho qualquer no meio de tantos outros. Cristo morreu para nada, pois as pessoas continuam desrespeitando as outras, e não fazem o principal: " amar Deus sobre todas as coisas e a...

  • ad (aracruz) - 19/05/2014

    A é? e Deus Pai, tem mãe?kkkk viu como mãe não tem nada de divino?? Jesus teve mãe pq todo ser humano tem dããã

  • Erivaldo (Salvador) - 18/05/2014

    Enquanto que alguns estão Reconhecendo o CRIADOR como PAI, outros não; preferem ocupar-se em Colocar Maria como Mãe. O que isso significa? Nada mais que uma tendencia de comportamento maternal e não paternal, o que como são homens seria normal pensar assim, eu por exemplo sigo a o meu pai biologico, ele é o meu Heroi, outros demonstram claramente o afeto maternal e se projetando na figura da MÃE biologica, e depois utilizando textos biblicos agora centrando toda a sua saga materna na figura de Maria. Isso está mui...

  • Erivaldo (Salvador) - 18/05/2014

    O comentario anterior foi para o PAULO FAVERO, e não o MELO. Mas todo mundo aqui são componentes do SISTEMA RELIGIOSO então tudo bem. Mãe é somente para as mulheres e não adianta ficarem exercendo sentimentos maternos em torno dessa Senhora, se analizarmos friamente, esse negocio de MARIA ser Mãe de DEUS, não passa de um reflexo comportamenbtal enrustido e que vem a aflorar na concepção de Maria ser mulher e Mãe de YAOHUSHUA, ficando evidente um comportamento oriundo de homens que tem o desejo no seu intimo de comp...

  • Erivaldo (Salvador) - 18/05/2014

    Deus ter Mae? Melo eu te entendo, sei que pessoas se identificam com o " ser mãe " eu te entendo, nós homens as vezes não sabemos o que siginifica ser uma Mãe, há homens que o negocio deles é querer ser Mãe e o fato de não poderem Gerar no seu ventre de homem, um feto, então esse homem cria uma expectativa de se realizar em outra Mulher, pois na verdade esses " homens " querem ser Mãe de verdade, mas como não e nunca serão, entao se realizam em MARIA a Mãe de YAOHUSHUA o MESSIAS. Melo eu te entendo meu amigo e comp...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 18/05/2014

    Mãe é um ser tão importante que até Deus quis ter uma

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2014

    O SHA'UL teve alguns filhos? Isso o torna SANTO PAULO? Mas o Paulo era pai biológico de TIMOTEO? Uma mente irracional não vai entender.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2014

    Adailton eu sei que você não pensa e nem consegue raciocinar mais, mas existe ESCRITURA e existem Os Escritos de GERÔNIMO, os Concílios? O SALVADOR autorizou algum BOSTETICO a mudar os Textos? O SALVADOR permite os BOSTETICOS mudarem a HISTORIA? Adailton, por favor me veja de qual ESCRITURA o SALVADOR nos manda a CRÊ? O SALVADOR mandou você CRÊR nos CONCÍLIOS ou na ESCRITURA? Mas uma Mente como a sua não consegue me responder? Faço esta pergunta a você e por favor responda; O SALVADOR FALA PARA CRERMOS na ESCRITUR...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2014

    Adailton que ESCRITURA eu abomino? Que ESCRITURA eu sigo? Epigrafes estão em que ESCRITURAS? PADRES estão em quais ESCRITURAS? Quando o GERÔNIMO escreve as AS HERESIAS dele e colocam o nome de Bíblia então isso foi o ESPÍRITO SANTO? Adailton, você não consegue me responder a nada? De qual ESCRITURA o MESSIAS nos manda OBSERVAR para que possamos crer NELE? O Messias diz: \" aquele que CRÊ em MIM como diz a ESCRITURA ...\" que ESCRITURA a qual ESCRITURA o SALVADOR está se referi do? É nessa ESCRITURA que acredito,....

  • luiz tavares (Belem-pa) - 17/05/2014

    deveríamos deixar um pouco de lado a forte exegese aplicada nos comentários e ver a preocupação de Jesus com Maria , sendo José já morto Jesus se preocupou em deixar sua mãe com alguém que verdadeiramente tinha amor o suficiente para cuidar dela.uma vez que as viúvas nesse tempo não tinham uma vida muito confortável. respeitando claro os comentários de todos vocês.

  • Adailton (São José) - 23/01/2014

    * Erivaldo (Salvador), como você cita as Escrituras que você mesmo abomina? Se não me engano, tem um mandamento que diz: "não levantar falso testemunho". Você disse que não "ensina" nada, mas é justamente isso que você faz! Você mesmo se contradiz, o que mostra que o seu ensinamento é falso!
    Como você diz "BOSTETICOS" aos concíclios, onde "... decidimos, o Espírito Santo e nós ...."? você está dizendo isso a ambos, aos Padres conciliares e o Espírito Santo;
    Jesus fez uma pergunta a Saulo, mas serve para v...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Adailton, o que colocado nos CONCILIOS? MUITA HERESIA, DOUTRINAS, EPIGRAFES, CAPITULOS, VERSICULOS, os textos estava dessa forma? quem foi que mandou esses CRAPULAS MUDAREM? MUDARAM-SE OS NOMES DOS PERSONAGENS e COLOCARAM veja= JESUS, MARIA, PEDRO, JOAO, PEDRO, IGREJA, APOSTOLOS, DIACONOS, DEUS, PASTOR, enfim senhor GREGOAILTON (esse e o seu nome agora, acabo de muda-lo para o grego tambem, GOSTOU?) POIS E GREGOAILTON, os caras mudaram ate a DATA DA HISTORIA DOS ISRAELITAS, MUDARAM A DATA DA PASCOA, MUDARAM A DATA ...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Adailndo, em vez de voce ficar defendendo os BOSTETICOS dos CONCILIOS, e que voce e que diz que o ESPIRITO SANTO ESTAVA NAQUELA MERDA, veja do que e capaz, sua mete nao esta insana? Adailton voce e que E O "TEMPLO DO ESPIRITO DE DEUS O ESPIRITO SANTO" nao aqueles BOSTETICOS safados, INCRIVEL que voce defende eles, dizendo que o ESPIRITO SANTO estava naquela lambaça, mas e incapaz de defender o SALVADOR, quando o SAULO diz que HOMEM E A MORADA DE DEUS POR SEU ESPIRITO? ADAILTON, VOCE SIM E A MORADA DE DEUS VOCE ADAI...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Adailton, quem esta NEGANDO O ESPIRITO SANTO? eu ou voce? Eu digo que o que o "TEMPLO DO ESPIRITO SANTO E VOCE MESMO", senhor ADAILTON, mas voce diz o que sobre isso? Se voce vai me dizer que existe uma "IGREJA EMBRIONARIA" QUAL? no TEMPLO? Adailton CAIA FORA desses ENSINAMENTOS MENTIROSOS, te enganaram, ja lhe disse que tambem me anganaram, diziam que a IGREJA era o LOCAL onde se ADORAVAM, ORAVA, TINHAM LA DENTRO UM SACERDOTE? PASTOR? doutrinas etc.. Tudo engano de SATANAS, isso voce ainda segue? Se voce como TEMP...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Adailton, eu te fiz uma pergunta, e se voce nao me responde devia ter vergonha e deixa de ser mentiroso, "SIGO OS ENSINAMENTOS DE CRISTO JESUS" porque voce nao me diz quantas vezes o seu "CRISTO JESUS" entrou no TEMPLO? PARA ADORAR? PARA ORAR? esse seu "CRISTO JESUS" te ensinou que deveriamos ir ao TEMPLO? DEVERIAMOS IR A UMA "IGREJA EMBRIONARIA"? ou o SALVADOR diz QUE "NEM EM JERUZALEM (TEMPLO" DEVERIAMOS ADORAR? o seu "CRISTO JESUS" nao te ensinou que voce ADAILTON ja e uma "morada do ESPIRITO DE DEUS", e voce di...

  • Adailton (São José) - 23/01/2014

    * Geraldo (Rio de Janeiro-RJ), esse "teólogo" deveria estudar mais um pouco sobre hebraismos: Com essa frase, Jesus dá a Maria uma "última missão", de ser a "mãe" da nova humanidade, presente na comunidade dos discípulos, o que incluí os Apóstolos, e assim, da Igreja que ainda é "embrionária", mas vai se formando com o auxílio do Espírito Santo (basta ler os Atos dos Apóstolos);
    * Erivaldo (Salvador), você não está "ensinando nada"? você fala mal das Escrituras, nega o Espírito Santo, nega a Igreja e diz que n...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Adailton, quem te disse que eu estou ENSINANDO ALGUMA COISA? pois com certeza e acredito que voce ADAILTO tem muito mais CAPACIDADE do que o ERIVALDO, voce e uma pessoa muito inteligente, conhece AS ESCRITURAS bem mais que EU, nao posso te ensinar, os meus comentarios nao tem esse CUNHO, agora o que comento voce sendo INTELIGENTE nao vai me responder, porque muito do que te ENSINARAM SAO MENTIRAS, e voce esta ENGODADO com MENTIRAS, entao me responda se voce PODE; a 1ª- QUANTAS VEZES O SALVADOR, O MESSIAS ENTROU NO ...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/01/2014

    Geraldo, eu nao idolatro PASTORES, PAPAS, etc, como lhe disse que eu fui enganado assim como voce esta sendo enganado, mas eu consegui sair desse ARRAIAL RELIGIOSO, desse APRISCO. Voce nao conseguiu ainda, mas vai conseguir, SE FOR HONESTO COM O SALVADOR, voce sae que o MESSIAS nunca FREQUENTOU NENHUM TEMPLO, voce sabe que o CRIADOR nao HABITA em TEMPLOS de PEDRA, voce e o TEMPLO DO ESPIRITO DE DEUS, voce sabe disso, agora se voce confia no seu TEOLOGO BOSTETICO, entao nao posso fazer nada por voce, vou mandar voce...

  • Geraldo (Rio de Janeiro-RJ) - 23/01/2014

    Amigo meu teólogo me disse que Jesus simplesmente quis deixar bem claro que NÃO era filho de tal mulher nem irmão do João. Deixar claro que le é um dos trinos( Deus , Filho e Espirito SANTO)Ele sabia que iriam endeusar Maria, uma terrena comum e FALÍVEL.E não é o que a Igreja Católica faz? Idolatra um ser humano falível!Aliás vários. basta fazer uma boa ação que o PAPA canoniza.Quem é o homem para santificar pessoas! Homem santificando o homem, risível e bobo feito o quadrúpede ERIVALDO.

  • Adailton (São José) - 23/01/2014

    *Erivaldo (Salvador), entre o teu "ensinamento" e o de Cristo, fico com o de Cristo;
    Paulo Favero (PontaGrossa), ou você não entendeu o que é "Santíssima Trindade", ou está bastante confuso! Jesus é Deus, mas não é a mesma Pessoa do Pai, são pessoas distintas! Maria é esposa de José, não de Deus Pai, e mãe de Jesus. O que você escreveu é "modalismo", heresia antiga, do século III. "Santíssima Trindade" são três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são Deus, tri-uno!

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    Voce Everaldo, eu te entendo, coitado, esta contaminado e esta muito dificil, mas como o TEMPLO DE DEUS esta DENTRO de VOCE EVERALDO e nao nas IGREJAS de SATANAS, por isso creio que voce vai conseguir CAIR FORA desses LOCAIS de CAES GULOSOS. Voce e VITIMA como eu tambem fui, eu te entendo muito bem, nada de suas ofensas pode me atingir, pois voce e apenas uma VITIMA, e eu peço ao CRIADOR e ao SALVADOR para dar forças e coragem paciencia, tambem fui assim igualzinho a voce, nao posso te maltratar, me perdoa, as crit...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    Everaldo, Favero, eu entendo voces, foram e sao VITIMAS disso tudo, voces nao sao culpados, sao VITIMAS, mas digo, vitimas ate quando? Nao estao vendo que essa SUJEIRA nao faz parte do CRIADOR? o MESSIAS veio ha mais de 2.000 anos atras E VOCES AINDA CONTINUAM QUERENDO SEGUIR PRECEITOS DE HOMENS, quem e esse FRANCISCO? CAIAM FORA desse SISTEMA RELIGIOSO, ou voces nao conhecem nada SOBRE RELIGIAO? O SALVADOR nao esta em NENHUM desses TEMPLOS RELIGIOSOS, o TEMPLO DO ESPIRITO SANTO esta em DENTRO de VOCES? Porque insi...

  • Everaldo (Candeias-BA) - 22/01/2014

    Caro Erivaldo, me impressionei com vossa falta de conhecimento, em meio as suas palavras ToRtaS, uma imensa ausência de conhecimento bíblico, essa que foi feita por nós, A Bíblia que todas as "Religiões" Cristãs usam, vem de nós, Igreja Católica Apostólica Romana, e não o contrário, seguimos a sucessão apostólica a mais de 2000 anos, e você vem falando que somos os errados, em seguir os homens escolhidos por Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem, homens que anunciaram a boa nova, os testemunhas Oculáres dos mila...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 31/12/2013

    Além da explicação acima eu creio que esta passagem tem um simbolismo muito significativo. Para quem crê na Santíssima Trindade, Jesus e Deus são a mesma pessoa em diferentes manifestaçãoes. Com este raciocínio Maria é esposa de Deus Pai e mãe de Deus Filho. Jesus ao falar ao discipulo muito amado, está nos falando, somos discípulos e somos amados. Sendo assim Jesus está nos dando sua mãe como nossa mãe adotiva. Maria passa a ser a segunda Eva. Cumpre-se deste modo a canção do Magnificat (conf. Evang. de Lucas) no ...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 31/12/2013

    Mau querido irmão Erivaldo, percebestes como você não sabe ler? Sou católico, mas sigo cristo. Você é extremamente farisaico achando-se sennhor da verdade. Fui bem claro que antes de ser católico sou cristão. O seu farisaismo o deixa cego ou anaçfabeto funcional, não existe um deus romano, não existe um cristianismo romano, não existe estas bobagens que você prega de modo dono da verdade, você não faz parte da santíssima trindade, você não tem o direito de me julgar. A igreja católica, com seus acertos e erros, tal...

  • Erivaldo (Salvador) - 31/12/2013

    Entendi o FAVERO ele segue os ENSINAMENTOS DO (jesus romano) por isso e que fica dificil para Favero entender que o SALVADOR era contra RELIGIOES, Favero voce segue um deus ROMANO, por isso e que nao vai entender o SALVADOR.

  • Erivaldo (Salvador) - 31/12/2013

    O cara segue uma DOUTRINA CATOLICA ROMANA e chama os outros de FARIZEUS, nao entendo, FAVERO quem segue uma RELIGIAO e pior ainda AQUELA ROMANA? OS PAPAS DESCARADOS mudam toda a HISTORIA E A COLOCA EM um livro? mudaram tanta coisa nessa HISTORIA, que voce devia sentir era VERGONHA DE FALAR QUE E CATOLICO ROMANO, saia disso rapaz, esses BISPOS E PAPAS foram os mais SAFADOS possiveis, BLASFEMOS, ROUBADOURES, e ate o CALENDARIO MUDARAM? MUDARAM OS NOMES DOS PERSONAGENS, OS CARAS FIZERAM TUDO DE MAL A UMA HISTORIA QUE ...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 31/12/2013

    Sou católico e com muito orgulho CRISTÃO. Graças a Jesus que ensina a amar respeito hinduístas, budistas, umbanditas e todos os não cristãos. Mas quando vejo os comentários neste site dos meus irmãos cristaõs fico realmente muito triste. Vejo-os esquartejando Cristo em atitude farisaica, igual à quela passagem bíblica. Alguns dizem "eu estou certo, você é o pecador". Realmente pe desesperador ver cristãos que vivem mal.

  • José Tavares (Belém do Pará) - 30/12/2013

    Meus queridos irmãos, leiam uma singela explicação sobre os LIVROS APÓCRIFOS: A ICAR aprovou os apócrifos em 8 de Abril de 1546, NO CONCILIO DE TRENTO como meio de combater a Reforma protestante. Nessa época os protestantes combatiam violentamente as doutrinas romanistas do purgatório, oração pelos mortos, salvação pelas obras, venda das indulgências (para terminar a Capela Cistina), batismo de recém-nascidos (Jesus foi batizado aos 30 anos), infalibilidade do Papa (Bento XVI renunciou), etc e os romanistas viam n...

  • José Tavares (Belém do Pará) - 29/12/2013

    Meus queridos irmãos, leiam: "Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho."João 19:26 Jesus está pedindo para João cuidar de Maria, bem como nas bodas de Caná, quando Jesus iniciou o seu ministério; leiam: "E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.Disse-lhe Jes...

  • Erivaldo (Salvador) - 29/12/2013

    Adailton, voce tem certeza que o YESHUA CHAMOU AQUELE JUDEU DE PEDRO? deixa de ser PATETICO COM SUAS MANIFESTAÇOES GREGAS. a CASA JA CAIU Adailton, JUDEU chamando o outro JUDEU de PEDRO-MARIA-JONAS-JOSE- muitos outros NOMES que os seus IDOLOS GREGOS fizeram a SACANAGEM de MODIFICAREM, e voce Adailton, fica nessa de IDIOMA GREGO? Nada contra o IDIOMA, o meu negocio e na TRADUÇAO DOS ESCRITOS, NA ADULTERAÇAO DOS TEXTOS colocando-se capitulos, versiculos, decidindo quais ESCRITOS caberia no LIVRO? Isso foi a MERDA que...

  • Erivaldo (Salvador) - 29/12/2013

    Adailton, eu nao entendo nada do GREGO, vou ver se consigo aprender ARAMAICO, HEBRAICO, SANSCRITO, PORQUE? me fala se existe algum MANUSCRITOS ESCRITO POR UM JUDEU no idioma GREGO? nao venha me dizer que PAULO escreveu no GREGO, voce nao pode provar ou pode?

  • Fabiola (São Paulo) - 27/12/2013

    Já não é mais temo de impor a Verdade a quem quer que seja. Isso não funciona mais, se é que já funcionou algum dia! Cada um que confie nas suas crenças. Não vejo necessidade alguma de justificar as minhas!

  • Fabiola (São Paulo) - 27/12/2013

    Cada um engole o que quiser engolir! Apenas acho que afirmar tuas crenças perante quem não compartilha das mesmas crenças é um trabalho ocioso.

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 27/12/2013

    Ah, então Fabiola (São Paulo) eu tenho que engolir quando os protestantes chamam os católicos de idolatras? Quando eles dizem que nós vamos para o inferno? Quando desrespeitam a Igreja dizendo que a Igreja é de satanás? Agora quando a verdade é exposta eu tenho que ficar calado? Sinceramente! Vc é católica mesmo? ou será só no nome?

  • Adailton (São José) - 27/12/2013

    *Erivaldo (Salvador), só agora você parou para ler o texto do Odalberto?
    :'εκκλησιαν': Mt 16,18; Mt 18,17; At 5,11; At 8,1; Rm 16,1; Rm 16,5; 1Cor 1,2; 1Cor 16,19; 2Cor 1,1; Gl 1,13; Ef 1,22; Ef 5,32; Fl 3,6; Cl 1,18; 1Ts 1,1; 2Ts 1,1
    :'παρακλητον': João 14,15-17; João 15,26; João 16,7; 1Jo 2,1
    :'πνευματος αγιου': At 2,4; At 4,8; At 10,...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/12/2013

    Tradiçao da IGREJA GREGO ORTODOXA? Ta vendo? Onde se FUNDAMENTA isso? Cara isso seria RIDICULO se nao fosse REAL, os caras mentem A TODO INSTANTE. Qual IGREJA? Entao devemos acompanhar a TRADIÇAO GREGO ORTODOXA? RIDICULO isso. ta vendo? Ao inves de seguir o SALVADOR? interpretaçoes RIDICULAS de textos, SEM NENHUMA FUNDAMENTAÇAO, isso sempre se fez. lamentavel.

  • Erivaldo (Salvador) - 26/12/2013

    Fabiola, voce nao consegue ser de "igrejinha NENHUMA tambe" NUNCA houve "IGREJAS" ou "iklesias" tudo mentira, enganaram voce e a mim tambem, CAIA FORA dessa MENTIRA de "igreja" OU "IKLESIA". o SALVADOR nunca mandou os SEUS, fundar nenhuma "igreja" e muito menos essa palavra GREGA? IKLESIA. Sao um bando de mentirosos, procura a verdade nas ESCRITURAS que estas vao te dizer que NUNCA houve essa "IGREJA" ou "IKLESIA". Inventaram essas PALAVRAS porque apos ESTAS PALAVRAS vem: APOSTOLOS da ONDE? "iklesia" PRESBITERO da ...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/12/2013

    Adailton, onde entra o ESPIRITO SANTO nos CONCILIOS? BOSTETICOS mesmo, cara se liga, existe ESCRITURAS, elas foram ESCRITAS por alguns dos CONCILIOS? Cara CAIA FORA disso. eu te AMO mais quando vejo que voce debate os meus COMENTARIOS, isso e muito BOM, pois voce defende PESSOAS, CRER em PESSOAS, mas nao CRER no SALVADOR, isso acontece toda vez que voce fica em DEFESA dos CONCILIOS, meu RAPAZ, concilios? onde estao FUNDAMENTADOS? Cara CAIA FORA disso.

  • Fabiola (São Paulo) - 26/12/2013

    E quem disse que sou de alguma igrejinha protestante? Sou católica! Mas isso não me dá o direito de dizer o que os não católicos devem ou não engolir! Cada um engole o que quiser engolir. Como sou católica, acredito na Igreja Católica. Mas quem não é católico não tem razão alguma ara crer nos dogmas católicos, nem aceitar a interpretação que a Igreja dá às escrituras.

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 26/12/2013

    Fábiola (São Paulo) gostaria antes de te dizer o seguinte eu não costumo comentar em outros tópicos a não ser no: ´´Aonde esta escrito na biblia que Maria foi assunta aos céus?´´ eu leio os outros tópicos e os cometários mais confesso que quando abri esse tópico eu pensei que a resposta não seria tão clara sobre a entrega da humanidade a virgem Maria! a resposta do Adalberto era pra ser mias clara que essa? se vc se doi em saber que a sua Igrejinha protestante não existe a não ser ilusões! (Igreja não é comercio, l...

  • Adailton (São José) - 26/12/2013

    *Erivaldo (Salvador): "BOSTETICOS que ATUARAM nos CONCILIOS" inclui o Espírito Santo? é por isso que você não acredita no Cristo Jesus?

    Há ainda uma outra "interpretação": É Jesus deixando para sua Mãe a missão de ser Mãe/conselheira da comunidade/Igreja que está nascendo!

  • Paulo (Trindade) - 26/12/2013

    Só podia ser o Erivaldo distribuindo o que tem de melhor: bosta!

  • Gil (São Paulo) - 26/12/2013

    Por que eu iria me interessar pela tua opinião sobre o que é realidade e verdade, se você é um "bostético" qualquer. E por que você iria se interessar pela minha opinião sobre o que é realidade e verdade se eu sou um "bostético" qualquer? Então, cada "bostético" com sua opinião.

  • Gil (São Paulo) - 26/12/2013

    Erivaldo, o que é RELIDADE e o que é VERDADE para mim é algo que só interessa a mim. Da mesma forma, o que é RELIDADE e o que é VERDADE para você somente deveria interessar somente a você mesmo. É como foi dito: cada um acredita no que quiser acreditar!

  • Erivaldo (Salvador) - 26/12/2013

    O que e REAL Para voce Gil? Qual seria a REALIDADE? De que REALIDADE voce fala?. qual seria a VERDADE?

  • Gil (São Paulo) - 26/12/2013

    Essa é a grande vantagem daquilo que está fora da realidade: pode-se acreditar ou não acreditar no que quiser. Ninguém vai conseguir provar quem está certo mesmo. Então, é cada um com sua crença e que os deuses ajudem a todos!

  • Guto (Rio) - 26/12/2013

    É isso mesmo, Erivaldo: quem quiser acreditar nos "BOSTETICOS que ATUARAM nos CONCILIOS" que acredite, Ninguém tem nada com isso! Cada um é livre para acreditar no que quiser!

  • Erivaldo (Salvador) - 26/12/2013

    Isso mesmo, FABIOLA, esses sao um BANDO de ZE RUELA mesmo, estao acreditando nos BOSTETICOS que ATUARAM nos CONCILIOS.

  • Fábiola (São Paulo) - 26/12/2013

    Ninguém está obrigado a engolir nada! Cada um engole o que quiser engolir: se uns querem engolir Maria como sendo mãe de todos, que engula; se outros não quiserem engolir Maria como sendo mãe de todos que não engula. Se nem mesmo deus obriga ninguém a se salvar, imagina um zé ruela qualquer querer dizer o que os outros devem ou não devem engolir...

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 26/12/2013

    E ai caros protestantes a resposta não é valida é mentira? Maria não é nossa mãe vcs leram:Maria representa o povo da antiga aliança. então Maria e a mãe de todos! queira sim, queira não vcs tem que engolir a verdade! os pastores não pregam a verdade a respeito disso nos seus cultos eles manipulam vcs com outros textos! e dispenssam outros que possuem a verdade, apocalpse:12 e outra prova verdadeira. ela aparece com uma coroa de 12 estrelas coroadas. Maria é a mãe de todos nós. SOU CATÓLICO E VIVO A MINHA FÉ.

  • Leandro Junior Romão (Curitiba) - 25/12/2013

    na minha opinião nesse momento jesus..fala para todos que maria é nossa mãe.

  • Everaldo (Minas Gerais) - 28/08/2013

    Cristo, se refere a Maria, chamando-a de mulher, pois nesta hora age na pessoa de Deus, não somente como homem terreno, é claro que Maria representa a Antiga Aliança, povo que mesmo em meio aos desafios conserva fiél até o fim, esperando o salvador, e João a Nova Alinaça, formado por todos os que dão adesão a Jesus, nesta relação notamos a união entres as duas alianças dando continuidade ao projeto de Jesus Cristo.

  • ad (colatina) - 13/03/2012

    me surpreendeu a resposta.