Olá Jaqueline, procurando responder a sua pergunta, podemos começar pelo ambiente em que a mensagem de Deus primeiramente foi vivida e depois escrita, que foi um contexto oriental, em uma época bem distante de hoje e com uma cultura completamente diferente do mundo ocidental em que vivemos. Hoje existem muitos outros tipos de vestimentas e adornos que não existiam nos tempos do povo da Bíblia. Por exemplo: os homens não vestiam calças compridas e sim uma vestimenta inteira e as mulheres também. 

 

Se tivéssemos que seguir o mesmo tipo de vestimenta da época, nem os homens nem as mulheres deveriam vestir calças compridas. Uma das finalidades da mensagem bíblica é nos dizer quem é Deus, quem são os seres humanos e como devemos nos relacionar com Deus e com os nossos semelhantes, neste mundo criado por Ele. E nela não há um direcionamento apenas para o modo de vestir das pessoas e do uso de adornos.

A vestimenta para os seres humanos caracterizou-se a partir do rompimento da amizade e fidelidade a Deus (cf. Gn 3), mas também é uma proteção ao corpo do frio e calor. Bem vamos ao âmago de sua pergunta: na Bíblia quanto a modo de vestir encontramos Jesus nos advertindo contra tanta preocupação com o vestir e comer veja Lc 12, 22, e Ele ainda conclui a respeito no v.23, dizendo: “porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”.

Algumas igrejas apresentam um modo padrão de vestimenta para seus membros e eles quando aderem a elas conhecem essas regras e se comprometem em segui-las.

Para os discípulos de Paulo a melhor vestimenta de todo ser humano é a couraça da justiça cf. Ef 6,14. Jesus ainda nos lembra que o mais importante em nossa vida cristã é a misericórdia e não os holocaustos, cf. Mt 9,13.

 Porque então tanta preocupação com o modo de vestir?. Se nos mulheres usamos calça comprida ou saia longa, ou brincos, isso não tem tanta importância para Deus. O que importa para Deus são nossas atitudes diante das injustiças que ainda assolam o mundo. Nossa maneira de nos relacionarmos com as pessoas com quem convivemos, e nosso comprometimento com a construção de um mundo mais fraterno e justo. O que importa para Deus é a busca em primeiro lugar do seu reino e da sua justiça cf. Mt 6,33. Acredito que as mulheres de autêntica vivência cristã entendem que o uso de uma calça comprida ou até mesmo de uma saia longa durante uma celebração litúrgica deve ser de bom gosto e adequada ao momento. O importante é o amor que temos a Deus, pois nosso louvor a Ele vem do nosso coração, e Ele conhece nossos sentimentos Cf. Lc 16,15. Finalizando lembro que Deus não faz acepção de pessoas cf. Dt 10,17 e At 10,34, principalmente pelo modo de vestir delas, porque Deus é amor e nos ama a todos indistintamente.

Louve a Deus de todo seu coração na Paz do Senhor.