Através da sua pergunta, percebo que você tem consciência que a Bíblia é uma soma de diferentes obras literárias. Ela foi escrita durante um período de cerca de 1000 anos, por cerca de 50 pessoas diferentes. Apesar disso é importante sublinhar que a Bíblia é um único livro, com um só autor divino: ela começa com a história da criação e termina com a profecia sobre a eternidade futura, em Apocalipse 21-22.

 

Os últimos livros da Bíblia foram também os últimos a serem escritos. Enquanto alguns textos do Antigo Testamento foram escritos há cerca de mil anos antes de Cristo, os livros que compõem os assim chamado Novo Testamento (27 livros), a partir do Evangelho de Mateus, foram escritos a partir do ano 40 depois de Cristo até os anos 90 depois de Cristo.

Não sabemos as datas exatas dos escritos bíblicos. Entre os exegetas há consenso em afirmar que as obras de João, sobretuto o Evangelho e Apocalipse são escritos em período muito tardio, entre os anos 90 e 100 depois de Cristo. Eles foram os últimos livros a serem escritos. Poderíamos afirmar que o último livro, o Apocalipse, é também, cronologicamente, o último livro escrito da Bíblia.