Olá Salvio de Ipatinga / MG!

Nota: Respondo a pergunta pelo significado de Is 42,3 a partir de Mt, 12,18-21. Penso que para o momento seja o melhor.

A leitura de Isaías 42,3 nos remete para o evangelho de Mateus, que coloca no texto do evangelho uma perícope do profeta Isaías encaixada para demonstrar a seus leitores/ouvintes pertencentes à comunidade de Jerusalém a ligação que tem Jesus com o Servo de Javé que aparece em Isaías. Recordamos o texto de Isaías que está em Mt 12, 18-21:

“18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.

19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.

20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo;

21 e no seu nome os gentios esperarão.” (Mt 12, 18-21 e Is 42, 1-4)

Caro Salvio! Seria bem mais fácil responder a pergunta do significado de Is 42,3 se estivesse junto o contexto ou a perícope inteira, é complicado pegar só um verso de um conjunto todo e tentar interpretá-lo. Já é do conhecimento que quando analisamos um texto sem o devido contexto que o envolve ele vira um pretexto. Isto poderá nos induzir a um erro interpretativo.

Buscando pelo significado do versículo três do capítulo 42 de Isaías e que Mateus cita em seu evangelho podemos dizer que o escritor do Evangelho, Mateus, utiliza um texto já gravado na memória da comunidade judaica cristã de Jerusalém querendo assim facilitar a compreensão e destacando a o modo compassivo de Jesus. Mateus cita atitudes próprias de Jesus, filho de Deus que os profetas já preanunciavam e que Ele cumpria nas suas ações. Comparemos os textos:

“Não esmagará nenhuma cana machucada, tampouco extinguirá qualquer mecha fumegante, até enviar a justiça com bom êxito.”(Mateus 12,20; Isaías 42,3)

 

Como cumpriu Jesus esta profecia anunciada por Isaias, qual o significado?

Sabemos que a cana de junco costuma crescer, as margens de algum riacho ou fonte de água que mantém o lugar úmido, a cana é uma planta frágil, basta um pouco de seca e ela seca. Se falarmos em “cana machucada” é porque e mais fraca ainda. Assim a cana serve retratar pessoas oprimidas e doentes, como o homem com a mão atrofiada, que Jesus curou num sábado. (Mateus 12,10-14)

 

O versículo segue e faz referência profética à mecha duma lâmpada acessa.

Lâmpada instrumento de iluminação comum na Palestina do primeiro século em todas as casas encontramos. De fácil confecção é um pequeno vaso de barro, com recipiente com óleo, com uma alça para carregá-la e uma mecha de linho mergulhada no óleo de oliva. O texto fala em mecha fumegante referindo-se a uma que se estava apagando-se.

A mensagem se dirigia aos enfraquecidos a muitos dos que figurativamente eram como cana machucada ou curvados. Essas pessoas pareciam-se como uma mecha fumegante, porque seu último sinal de vida quase já se apagava. Estavam realmente oprimidos por alguma doença e desanimados. Jesus nunca procurou esmagar uma cana machucada (figurativamente), se assim se pode dizer, nem procurou apagar mecha fumegante. As palavras de Jesus, curavam, salvavam erguiam os desanimados e consolava as pessoas sofredoras. (Mateus 11,28-30)

 

Atualizando o texto de Isaías 42,3 e Mt 12, 18

Nos dias de hoje, muitos companheiros de caminhada precisam de compaixão e encorajamento para suportar a carga que é parte de suas vidas e não resistindo desanimam. Algumas pessoas que estão em nosso convívio se parecem a mechas fumegantes. Por isso, somos todos convocados para sermos animadores nos fortalecendo mutuamente. Nós, como cristãos, queremos imitar o exemplo de Jesus em fortalecer os outros. Certamente, não queremos “extinguir uma mecha fumegante”.

Interpretar e buscar o significado da passagem de Is 42,3 a partir da sentença encaixada de Mt 12,18 que a repete, nos facilita a compreensão da profecia anunciada por Isaías acerca do Servo de Javé Jesus Cristo.