Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é o significado da palavra Aleluia?



  • Pergunta de Edmilsom, Belo Horizonte / MG
  • 22860
  • 29/02/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Aleluia | Salmos


Olá Edmilson de Belo Horizonte / MG!

A palavra Aleluia esta marcada e impressa em nosso celebro, pois nascemos ouvindo, em leituras da Bíblia em preces de louvor, em cantos e hinos. Nada mais justo buscarmos a correta compreensão que ela possui. Neste seit, já outros leitores fizeram a mesma pergunta, ou semelhantes. De forma reduzida colocarei a resposta de novo e indicarei os endereços no seit que você pode procurar. Bom estudo e até a próxima!

 

No final de 2011, foi feia esta pergunta, “O que significa a palavra aleluia?” pela Katrina de João Pessoa / PB e recebeu por mim esta resposta em 28/12/2011.

 

Para a pergunta já tem muita coisa escrita, vamos colaborar contigo com mais uma resposta. Esta será resumida, apresentando alguns pontos importantes, o teu interesse deve continuar, lendo, orando, estando perto do Senhor! Neste site já foi respondida pergunta semelhante, poderás acessar e ler penso que te ajudará: O que significa dar glória a Deus e aleluia. Qual o benefício nos traz? Pergunta de Alexandro dos Santos – Mauá - Enviada em 13/03/2009 e respondida em  08/04/2009 por Luiz da Rosa

 

A palavra Aleluia adquire para todos os que louvam a Deus uma importância absoluta. Nossa boca milhares de vezes soou o vocábulo aleluia nas orações que fazemos ou na comunidade. Sinceramente a palavra aleluia, faz parte do nosso mundo religioso. Constantemente repetimos, cantamos nos hinos e canções. Pronunciar aleluia faz parte do nosso ser. Entretanto muitas vezes, se nos perguntarem o significado do aleluia, titubeamos em responder.

 

Origem do vocábulo bíblico aleluia

Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica הַלְּלוּיָהּ(Halləluya em hebreu padrão), que significa "Louvem! Adorem! (הַלְּלוּ) Deus (יָהּ)"; ou "Ame (הַלְּלוּ) o Senhor (יָהּ)". Sua pronuncia no hebraico e no português é a mesma, não temos dificuldade, de dizer, cantar, pronunciar em voz alta. Consideramos , a palavra "aleluia", indispensável em nossas orações é uma palavra de elogio a Deus. O termo aleluia encontramos 24 vezes na Bíblia Hebraica e quatro vezes (só aqui que aparece) na transliteração grega do Apocalipse de São João no Novo Testamento.(Ap 19, 1.3. 4.6). Na conversa diária no relacionamento com os amigos, familiares, colegas de trabalho a palavra também é usada popularmente no sentido de "finalmente". Alegremo-nos, pois terminamos o trabalho, ou na família, até que em fim fizeram as pazes.

 

Aleluia nas orações

ALELUIA! Que não conhece esta palavra, quem não utiliza! Muitos usam nos cânticos nos ofícios dominicais. As comunidades para aclamar o evangelho que vai ser proclamado. Esta palavra tão usada é uma palavra hebraica que significa “Louvai a Jah!”. É uma aclamação alegre e vigorosa ao Criador, cujo nome é Jeová.

 

A palavra “aleluia” na Bíblia.

Por que esta palavra aparece com frequência na Bíblia em especial nos Salmos? Simplesmente porque o ser humano tem motivos para louvar e agradecer a Deus. Jah =  Ele é o Criador do Universo. (Salmo 147,4.5; 148,3-6) por causa dele existe o ecossistema que torna possível a vida na Terra. (Salmo 147,8-9; 148,7-10) Deus cuida da humanidade. Quando fazemos sua vontade, recebemos a benção (Salmo 148,11-14).

Assim, a exortação é dirigida a todos: “Aleluia!” “Louvai a Jah!” (Salmo 104,35)

22860 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook