Olá Graziela de Santa Cruz Sul /RS!

A localização da frase “basta a cada dia o seu mal” encontramos no evangelho de Mateus 6,34, Esta frase é a parte final do versículo 34 que assim se apresenta:

“34. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã preocupará consigo  mesmo. A cada dia basta o seu mal.” (Mt 6,34)

Assim para melhor entender o final do versículo temos que interpretá-lo junto com a parte inicial. Mesmo assim teríamos que olhar o conjunto do texto e teríamos uma aproximação melhor de sua interpretação.

Grande parte dos comentaristas do Evangelho de Mateus colocam na parte introdutiva a necessidade de entender que o evangelho foi escrito em Jerusalém para uma comunidade que se formava de Judeus vindos do Judaísmo e que ainda estavam muito ligados às praticas da lei judaica e frequentavam o Templo de Jerusalém. Mateus imagina apresentar Jesus para esta comunidade como o novo Moisés. Seu evangelho é divido em cinco partes lembrando o Pentateuco judaico formado por 5 livros. Assim podemos considerar o capítulo 6 inserido no primeiro livrinho, na parte discursiva dos capítulos 5-7 sendo a parte narrativa nos capítulos 3-4. O mesmo critério serve para os outros 4 livrinhos.

Nesta parte discursiva começa com as Bem-aventuranças cap. 5 explicando o que é justiça e como a pratica desta justiça libertará os pobres e oprimidos do jugo que carregam.

Quando o ser humano descobriu que o Reino de Justiça sobre a terra é o que Deus quer, pode confiar plenamente em Deus. Não se preocupará mais pelo dia ou que vai acontecer amanhã. O dia de amanhã será melhor se de fato lutarmos no cotidiano do dia de hoje pela justiça que Deus quer os homens pratiquem e que a humanidade também almeja.