Assim diz o texto que você questiona:

Um leão rugiu: quem não temerá? O Senhor Iahweh falou; Quem não profetizará?

 

O primeiro elemento que suscita curiosidade é o leão que ruge. Esse animal é um símbolo real, é potente e nóbil. A sua aparência nos dá a impressão da perfeição: é o rei das florestas. O rugido do leão tem a função de marcar o território. Por tudo isso o leão é, na tradição antiga, o animal dos reis e dos deuses. No Egito, Sekhmet, deusa da guerra, é vestida como se fosse um leão; na Grécia a deusa Ecate, tem cabeça de leão. Na Assíria, só os membros da família real podiam caçá-lo. E na África ele é o símbolo do chefe da tribo. Esse contexto deve estar diante de nós quando encontramos na Bíblia uma menção a este animal. Assim diz o livro dos Provérbios sobre ele: Há três que têm passo elegante, sim, quatro que andam airosamente: O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada...

 

O leão é o símbolo da tribo de Judá (Gênesis 49,9) e de todos os reis da estirpe de Davi, inclusive do Messias (Apocalipse 5,5). Além disso, e aqui começamos a entrar no contexto do texto de Amós, a manifestação da ira de Deus sobre os povos da terra é descrita com tons violentos. Por exemplo, em Isaías, o deserto do Nebheb está cheio de leoas e leões rugidores (Isaías 30,6). Nesse caso o rugido tem algo de teofânico, de manifestação divina. O rugido é como se fosse a Palavra de Deus. Logo no início do livro, o profeta Amós diz: Iahweh rugirá de Sião, de jerusalém levantará a sua voz, e murcharão as pastagens dos pastores e secará o cimo do Carmelo

O símbolo do leão usado no texto de Amós 3,8, ajuda a criar um clima de temor, de potência. Há uma curiosidade: em hebraico, leão se escreve 'ryh'. E essas 3 letras, ao contrário ('hyr') significa 'medo/temor'.

 

 

Amós quer sublinhar como o apelo de Deus é irresistível, como o medo que vem quando se escuta o rugido do leão. Por isso ele é obrigado a profetizar. A Palavra de Deus tem uma força que se impõe com veemência e faz com que o profeta queira ser essa 'voz de leão', que sacode as consciências, promovendo uma mudança radical de vida.

 

A este propósito e bom ter em mente também Oséias 5,14-15:

 

Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre.
Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.