Quais são os nomes dos pequenos e grandes profetas da Bíblia?

Pergunta de Raquel, Rio Bonito
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/12/2007


Leia mais sobre Profetas

Na nossa cultura bíblica os profetas normalmente são divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores.
Profetas maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel (aos quais é acrescentado Daniel, Baruc e as lamentações)
Profetas menores: Amós, Oséias, Miquéias, Naum, Sofonias, Habacuc, Abdia, Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Jonas.

Essa apresentação, embora clássica, apresenta alguns problemas. Primeiro de tudo se trata de profetas que têm um livro bíblico com o seu nome. Existem, contudo, outros profetas que não dão o nome a um livro específico, como Elias e Eliseu, cuja história aparece no livro dos reis. Em segundo lugar existe a tradição hebraica, que inclui entre os profetas também os livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Esses livros narram a história de Israel, mas provavelmente são considerados pelos judeus como proféticos por que a história precisa ser lida dentro de uma perspectiva profética. De fato, na concepção bíblica, o conceito de profeta não se limita aquelas pessoas que têm visões e prevêm o futuro, mas são mensageiros de Deus, pessoas escolhidas (é muito importante a vocação, o chamado) para conduzir o povo para a estrada do Senhor.

32197 visitas

29 comentários

Postar um comentário

  • Denis (São Paulo) - 15/08/2014

    Só mais uma coisa. Juntos esses ilustres ateus mataram quase 100.000.000 de pessoas(Isso realmente é falta de Deus)

  • Denis (São Paulo) - 15/08/2014

    Não discutam com esse Erivaldo, provavelmente um ateu, e como a maioria deles não existe argumento capaz de contradize-los. Assim foi com Hitler, Stalin, Lenin, Napoleão, Mussolini não houve como colocar nas cabeças deles que não devemos adorar dinheiro, poder e outras coisas materiais e sim a Deus. Pra ser breve, eles não são desprovidos de fé, apenas lá no fundo não à compreende e tem medo. São pobres de espírito, amor, mas alguns são ricos em idéias, penas que idéias erradas

  • Erivaldo (Salvador) - 13/08/2014

    O Criador nao mandou fazer nenhuma Biblia.

  • lucas (araraquara) - 13/08/2014

    o erivaldo n esta bem, o criador mandou eles fazerem algo e eles fizeram o criador manda s imbecil

  • Erivaldo (Salvador) - 29/07/2014

    Na Biblia nao ha Profetas, eles duraram ate o Joao o Batista, na Escritura que os Bosteticos dos Concilios a colocaram anexada aos Evangelhos e cartas etc, os Desgracafos mudaram os Nomes dos Profetas para esconder o Verdadeiro Nome do Salvador, e entao dessa forma colocando um Nome falso do Messias, tiraram o Verdadeiro e collcaram o Plagio Jesus o Cristo

  • Erivaldo (Salvador) - 28/07/2014

    Mateus presta atencao, o Criador nao mandaria o Moises matar um monte de milhares dos seus irmaos, voce sabe que um filho de Adao mata o irmao e o que o Criador a quem o matasse? Os Kudeus cagaram as Escrituras, As 12 Tribos serao julgadas e por quem serao julgadas? Porque voce acha que serao JULGADOS? Moises matou, Noe faz sacrificio de animais?o Criador nao manda. Davi? Salomao? E tantos outros, esses caras fizeram o que o Criador mandou?

  • Erivaldo (Salvador) - 28/07/2014

    Mateus presta atencao, o Criador nao mandaria o Moises matar um monte de milhares dos seus irmaos, voce sabe que um filho de Adao mata o irmao e o que o Criador a quem o matasse? Os Kudeus cagaram as Escrituras, As 12 Tribos serao julgadas e por quem serao julgadas? Porque voce acha que serao JULGADOS? Moises matou, Noe faz sacrificio de animais?o Criador nao manda. Davi? Salomao? E tantos outros, esses caras fizeram o que o Criador mandou?

  • Matteus (Goias) - 28/07/2014

    Olha Erivaldo Acho Que Você Não Esta Usando Suas Palavras Corretamente, Pois As Coisas Que Deus Ordenou Para Que Tais Profetas Fizessem, Eles Fizeram Mas Foi DEUS Que Os Ordenou a Fazerem Isso, Pôs Eles Respeitaram a Ordem De Deus. Eu Achoo Que Por Causa Destas Coisas Ele Não Deixaram De Ser Grande Profetas,Pois Deus Os Acompanhou...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/05/2014

    Estas profecias que citei abaixo está entre nós, os remanescentes hebreus morando no Brasil, os judeus pousando como povo da promessa, basta olhar e vê.

  • Erivaldo (Salvador ) - 12/05/2014

    Ricardo, no momento que você acreditar em tudo e em todos esses profetas colocaram, você vai de encontro aos mandamentos do CRIADOR, profetas não é a mesma coisa do FILHO, eles são e podem ser usados pelo inimigo, MATAM? O CRIADOR não MATA ele permite a morte. Pedro foi usado pelo PAI e logo depois foi usado pelo INIMIGO? Claro que os PROFETAS também foram usados por ambos tanto pelo O ETERNO como também pelo INIMIGO DO CRIADOR. Existem vários exemplos disso no ANT. TEST. E você Ricardo sabe que sim. Somente um fo...

  • Erivaldo (Salvador ) - 12/05/2014

    Ricardo você acredita em toda a historia desses profetas? Veja o CRIADOR mandou algum desses profetas matarem pessoas? O CRIADOR pediu realmente a ABRAÃO o sacrifício de ISAQUE? O CRIADOR NA TABUA DA LEI ESCREVE - " Não. MATARÁS " é. Para não MATAR estou certo? Mas o MOISÉS manda fazer com os que estavam NA IDOLATRIA? O CRIADOR mandou MOISÉS MATAR? Ou NÃO. MATAR? Você RICARDO vai acreditar no CRIADOR que diz NÃO MATARÁS ou em MOISÉS o PROFETA que desafiando o MANDAMENTO dado não. Somente ao povo mas também a Ele, ...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/05/2014

    E por falar em profecia, nosso eterno Criador Yahu falou a Abraão que a sua descendencia seria escravizada em terra alheia por 400 anos, e somente veio a se cumprir cerca de 500 anos atras, quando foram escravizados os indios e negros semitas.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/05/2014

    Erivaldo (Salvador ) a criação de Israel em 1948 foi uma profecia de Noé, veja: Alargue Jafé sua casa e habite nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo ... (Gênesis 9:27). Alargar ou expandir, ve se entende, os judeus são Javetistas, e estão habitando no lugar dos Semitas, como se sabe os Semitas estão espalhados entre as nações até findar a plenetude dos gentios. Estes judeus estão enganando a muita gente ,estão se intitulando como o povo da promessa, e os gentios colocaram o nome deles na bíblia, e isto ajud...

  • Jefferson Tomé (Guarulhos) - 11/05/2014

    A paz do Senhor amados, Irmãos, em relação a profetas maiores e menores, isso não quer dizer que Deus chamou uns para serem maiores que outros, não! Isso é em relação ao tamanho do livro deles na Bíblia. Veja o tamanho do livro de Isaías e compare com o tamanho de livro de... Amós, por exemplo. Consegue ver a diferença? Então, isso é o que significa este termo. Espero ter ajudado. Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.

  • Erivaldo (Salvador ) - 10/05/2014

    Ricardo nesse ponto posso discordar, se fundamente no que o MESSIAS diz a respeito da ESCRITURA. você entender o Noé como um profeta tudo bem, mas somente um profeta como muitos outros normal, agora as ações dele? O CRIADOR diz a ele para descer da arca com tudo e todos os animais para que se multipliquem. O que o Noé faz? Faz um Altar e taca fogo nos bichos, o CRIADOR pediu a NOÉ algum HOLOCAUSTO?

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 09/05/2014

    O primeiro profeta após o dilúvio foi Noé, e foi um grande profeta, suas profecias se cumprem em nossos dias,uma delas foi a invasão dos Javetistas nas terras dos Semitas,ou seja, a criação de israel em 1948 ( povo judeu). voce sabia disso? É claro que nos templos eles ensinam diferente.

  • emerson pires (sao gonçalo) - 09/05/2014

    lista um pouco incompleta pois faltou: melquesedeque primeiro profeta relatado na biblia. outros mais como:samuel,elias,elizeu mais nao vem ao caso relatalos pois nao deixaram livros escritos mais deixaram rastros profeticos por onde passaram...

  • Pr: Nei Ubiratan Damasceno dos Santos (S. Filho) - 26/01/2014

    A enfase profeta maior ou menor, não se dar pela estatura ou pela capacidade intelectual do profeta. A menção feita é pelo conteúdo da literatura, ou seja, pelos capítulos apresentados em cada livro; e assim todos foram levantados pelo SENHOR com a mesma autoridade. Com propósitos pelos quais o SENHOR os designou, então assim Deus levantou os seus profetas para mediar, transmitir os seus recados ao povo Israel. Amém!

  • Ana Julia Morais (POrto BElo) - 23/09/2013

    Debora tbm foi uma profetisa...

  • Alida (Curitiba) - 14/08/2013

    Que maravilha vermos que muitos leem a Bíblia a palavra de nosso DEUS

  • Alida (Curitiba) - 14/08/2013

    Que maravilha vermos que muitos leem a Bíblia, a palavra de nosso DEUS

  • ludimila (tanhaçu) - 15/06/2013

    gostei bastante do texto,apresenta todas as informaçoes necessarias me ajuodou muito em minha pesquisa!

  • Ana (nova iguaçu) - 17/02/2013

    Você esqueceu de citar o noe do profeta Samuel, pois ele foi o que abençoou o reinado se Saul e depois o amaldiçoou e em seguida ungiu a Davi.

  • Sueli Aparecida Gasparoto da Silva (OURINHOS) - 28/01/2013

    para classificarmos os profetas como menores ou maiores, foi baseado no tamanho dos livros, isto é, os livros com maior escrita ou menor escrita.

  • Ricardo Carvalho (São Gonçalo) - 04/12/2012

    Mesmo sendo menores ou maiores, cada um deles contribuiu para que hoje a palavra fosse conhecida por todos aqueles que desfrutam das promesas de Deus; e também daqueles que precisam ouvir tudo sobre a palavra que liberta e salva os perdidos.

  • Manoel Teles de Oliveira (São Paulo) - 25/10/2012

    A definição de profetas maiores e menores é uma forma de entender como foi usado os profetas. Entende-se que os maiores foram usados em maior proporção, mas não porque Deus faziam acepção, mas porque Ele usa da forma que ele quer e que Ele quer. Ele faz tudo na necessidade da igreja, naquela época, da nação. E na concepção de hoje, exite os varões que buscam mais ao Senhor e dessa forma é usado de forma mais abrangente.

  • jose jorge das chagas (Rio de Janeiro) - 19/10/2012

    eu não acredito que o senhor nosso Deus iria fazer profeta maior e menor , porque quando ele falou com jeremias 1cap: v:5, com ezequiel cap: v:16, 17 e tambem quando o senhor nosso Deus deixou os doutores, pastores, prebíteros... etc ele não disse que haveria pastor menor e pastor maior, seio sim que o senhor tem dado sabedoria divina para cada 1 deles. assim como são os dons divino de Deus. a única coisa que temos a certeza foi da sua escolhe pelos 12 dissípulos. eu acredito na palavra de Deus

  • ENIMAR S. DA SILVA (LONDRINA) - 18/10/2012

    QUAIS OS CRITERIOS PARA DEFINIR O PROFETA COMO GRANDE OU NENO? QUANDO E COMO SE INICIOU ESTA DEFINIÇÃO?

  • Suelene Doca (Brasília-DF) - 07/11/2008

    Tbm tem o profeta mercenário Balaão, aquele cujo uma mula salvou sua vida.