Quais são os nomes dos pequenos e grandes profetas da Bíblia?

Pergunta de Raquel, Rio Bonito
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/12/2007


Leia mais sobre Profetas

Na nossa cultura bíblica os profetas normalmente são divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores.
Profetas maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel (aos quais é acrescentado Daniel, Baruc e as lamentações)
Profetas menores: Amós, Oséias, Miquéias, Naum, Sofonias, Habacuc, Abdia, Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Jonas.

Essa apresentação, embora clássica, apresenta alguns problemas. Primeiro de tudo se trata de profetas que têm um livro bíblico com o seu nome. Existem, contudo, outros profetas que não dão o nome a um livro específico, como Elias e Eliseu, cuja história aparece no livro dos reis. Em segundo lugar existe a tradição hebraica, que inclui entre os profetas também os livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Esses livros narram a história de Israel, mas provavelmente são considerados pelos judeus como proféticos por que a história precisa ser lida dentro de uma perspectiva profética. De fato, na concepção bíblica, o conceito de profeta não se limita aquelas pessoas que têm visões e prevêm o futuro, mas são mensageiros de Deus, pessoas escolhidas (é muito importante a vocação, o chamado) para conduzir o povo para a estrada do Senhor.

21319 visitas

21 comentários

Postar um comentário

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/05/2014

    Estas profecias que citei abaixo está entre nós, os remanescentes hebreus morando no Brasil, os judeus pousando como povo da promessa, basta olhar e vê.

  • Erivaldo (Salvador ) - 12/05/2014

    Ricardo, no momento que você acreditar em tudo e em todos esses profetas colocaram, você vai de encontro aos mandamentos do CRIADOR, profetas não é a mesma coisa do FILHO, eles são e podem ser usados pelo inimigo, MATAM? O CRIADOR não MATA ele permite a morte. Pedro foi usado pelo PAI e logo depois foi usado pelo INIMIGO? Claro que os PROFETAS também foram usados por ambos tanto pelo O ETERNO como também pelo INIMIGO DO CRIADOR. Existem vários exemplos disso no ANT. TEST. E você Ricardo sabe que sim. Somente um fo...

  • Erivaldo (Salvador ) - 12/05/2014

    Ricardo você acredita em toda a historia desses profetas? Veja o CRIADOR mandou algum desses profetas matarem pessoas? O CRIADOR pediu realmente a ABRAÃO o sacrifício de ISAQUE? O CRIADOR NA TABUA DA LEI ESCREVE - " Não. MATARÁS " é. Para não MATAR estou certo? Mas o MOISÉS manda fazer com os que estavam NA IDOLATRIA? O CRIADOR mandou MOISÉS MATAR? Ou NÃO. MATAR? Você RICARDO vai acreditar no CRIADOR que diz NÃO MATARÁS ou em MOISÉS o PROFETA que desafiando o MANDAMENTO dado não. Somente ao povo mas também a Ele, ...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/05/2014

    E por falar em profecia, nosso eterno Criador Yahu falou a Abraão que a sua descendencia seria escravizada em terra alheia por 400 anos, e somente veio a se cumprir cerca de 500 anos atras, quando foram escravizados os indios e negros semitas.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/05/2014

    Erivaldo (Salvador ) a criação de Israel em 1948 foi uma profecia de Noé, veja: Alargue Jafé sua casa e habite nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo ... (Gênesis 9:27). Alargar ou expandir, ve se entende, os judeus são Javetistas, e estão habitando no lugar dos Semitas, como se sabe os Semitas estão espalhados entre as nações até findar a plenetude dos gentios. Estes judeus estão enganando a muita gente ,estão se intitulando como o povo da promessa, e os gentios colocaram o nome deles na bíblia, e isto ajud...

  • Jefferson Tomé (Guarulhos) - 11/05/2014

    A paz do Senhor amados, Irmãos, em relação a profetas maiores e menores, isso não quer dizer que Deus chamou uns para serem maiores que outros, não! Isso é em relação ao tamanho do livro deles na Bíblia. Veja o tamanho do livro de Isaías e compare com o tamanho de livro de... Amós, por exemplo. Consegue ver a diferença? Então, isso é o que significa este termo. Espero ter ajudado. Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.

  • Erivaldo (Salvador ) - 10/05/2014

    Ricardo nesse ponto posso discordar, se fundamente no que o MESSIAS diz a respeito da ESCRITURA. você entender o Noé como um profeta tudo bem, mas somente um profeta como muitos outros normal, agora as ações dele? O CRIADOR diz a ele para descer da arca com tudo e todos os animais para que se multipliquem. O que o Noé faz? Faz um Altar e taca fogo nos bichos, o CRIADOR pediu a NOÉ algum HOLOCAUSTO?

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 09/05/2014

    O primeiro profeta após o dilúvio foi Noé, e foi um grande profeta, suas profecias se cumprem em nossos dias,uma delas foi a invasão dos Javetistas nas terras dos Semitas,ou seja, a criação de israel em 1948 ( povo judeu). voce sabia disso? É claro que nos templos eles ensinam diferente.

  • emerson pires (sao gonçalo) - 09/05/2014

    lista um pouco incompleta pois faltou: melquesedeque primeiro profeta relatado na biblia. outros mais como:samuel,elias,elizeu mais nao vem ao caso relatalos pois nao deixaram livros escritos mais deixaram rastros profeticos por onde passaram...

  • Pr: Nei Ubiratan Damasceno dos Santos (S. Filho) - 26/01/2014

    A enfase profeta maior ou menor, não se dar pela estatura ou pela capacidade intelectual do profeta. A menção feita é pelo conteúdo da literatura, ou seja, pelos capítulos apresentados em cada livro; e assim todos foram levantados pelo SENHOR com a mesma autoridade. Com propósitos pelos quais o SENHOR os designou, então assim Deus levantou os seus profetas para mediar, transmitir os seus recados ao povo Israel. Amém!

  • Ana Julia Morais (POrto BElo) - 23/09/2013

    Debora tbm foi uma profetisa...

  • Alida (Curitiba) - 14/08/2013

    Que maravilha vermos que muitos leem a Bíblia a palavra de nosso DEUS

  • Alida (Curitiba) - 14/08/2013

    Que maravilha vermos que muitos leem a Bíblia, a palavra de nosso DEUS

  • ludimila (tanhaçu) - 15/06/2013

    gostei bastante do texto,apresenta todas as informaçoes necessarias me ajuodou muito em minha pesquisa!

  • Ana (nova iguaçu) - 17/02/2013

    Você esqueceu de citar o noe do profeta Samuel, pois ele foi o que abençoou o reinado se Saul e depois o amaldiçoou e em seguida ungiu a Davi.

  • Sueli Aparecida Gasparoto da Silva (OURINHOS) - 28/01/2013

    para classificarmos os profetas como menores ou maiores, foi baseado no tamanho dos livros, isto é, os livros com maior escrita ou menor escrita.

  • Ricardo Carvalho (São Gonçalo) - 04/12/2012

    Mesmo sendo menores ou maiores, cada um deles contribuiu para que hoje a palavra fosse conhecida por todos aqueles que desfrutam das promesas de Deus; e também daqueles que precisam ouvir tudo sobre a palavra que liberta e salva os perdidos.

  • Manoel Teles de Oliveira (São Paulo) - 25/10/2012

    A definição de profetas maiores e menores é uma forma de entender como foi usado os profetas. Entende-se que os maiores foram usados em maior proporção, mas não porque Deus faziam acepção, mas porque Ele usa da forma que ele quer e que Ele quer. Ele faz tudo na necessidade da igreja, naquela época, da nação. E na concepção de hoje, exite os varões que buscam mais ao Senhor e dessa forma é usado de forma mais abrangente.

  • jose jorge das chagas (Rio de Janeiro) - 19/10/2012

    eu não acredito que o senhor nosso Deus iria fazer profeta maior e menor , porque quando ele falou com jeremias 1cap: v:5, com ezequiel cap: v:16, 17 e tambem quando o senhor nosso Deus deixou os doutores, pastores, prebíteros... etc ele não disse que haveria pastor menor e pastor maior, seio sim que o senhor tem dado sabedoria divina para cada 1 deles. assim como são os dons divino de Deus. a única coisa que temos a certeza foi da sua escolhe pelos 12 dissípulos. eu acredito na palavra de Deus

  • ENIMAR S. DA SILVA (LONDRINA) - 18/10/2012

    QUAIS OS CRITERIOS PARA DEFINIR O PROFETA COMO GRANDE OU NENO? QUANDO E COMO SE INICIOU ESTA DEFINIÇÃO?

  • Suelene Doca (Brasília-DF) - 07/11/2008

    Tbm tem o profeta mercenário Balaão, aquele cujo uma mula salvou sua vida.