Em que lugar na Bíblia fala sobre a morte de Pedro?

Pergunta de Tiago Rodrigo de Souza, uchoa /SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 17/02/2012


Leia mais sobre Pedro Pedro João

Olá Tiago! de Uchoa /SP.

Olhando as perguntas que chegam para serem respondidas, esta é mais uma a respeito da morte do apóstolo Pedro e o lugar na Bíblia em que encontramos escrito o acontecimento. Seguidamente chegam perguntas sobre o apóstolo Pedro, das mais diversas formas. Muitas já foram respondidas. Pergunta semelhante a esta respondi no mês de janeiro: Como Pedro Morreu? E onde está escrito? Pergunta de Wagner Machado - São Paulo/SP enviada em 22/01/2012 e respondida em 24/01/2012.

Sendo fiel a pergunta temos que dizer que ela nos deixa sem resposta. Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro. Assim prova escrita que imaginas encontrar no Novo Testamento, não existe. Poderíamos citar a literatura apócrifa, (Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro etc.) na verdade esses escritos contêm detalhes sobre a biografia do apóstolo Pedro, mas muitos detalhes e fatos são legendários e não podemos considerá-los como fontes históricas.

 

Complementando:

A Biblia registra a morte de um único apóstolo a morte de Tiago em (Atos 12,2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” referindo-se a sua à decapitação. As circunstâncias da morte do apóstolo Pedro e mesmo dos outros apóstolos são conhecidas pela tradição da Igreja que chegou até nós; assim não é um dado de fé dar crédito ou não a estes relatos. A respeito da morte de Pedro sabemosque foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, na cidade Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21,18).

 

Uma indicação de Jesus para a morte de Pedro:

O final do evangelho de João indica uma profecia sobre o fato:

“....19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21,18-23)

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos.

 

Como complemento da resposta merece uma leitura as perguntas:

- Como foi à morte de Pedro? Pergunta de Miriã – Samonte, e enviada em 02/04/2011 e respondida por Luiz da Rosa.

- Como Pedro Morreu? E onde está escrito?  Pergunta de Wagner Machado - São Paulo/SP, enviada em 22/01/2012.

14900 visitas

18 comentários

Postar um comentário

  • Daniel góes (Criciúma ) - 30/08/2013

    Entao o negocio nao é descutir sobre que religião é a correta, devemos é entender que Deus criou apenas duas instituição, a igreja como um todo(porque quem é por mim nao é contra mim) e a família mas satanás odeia essas duas entidades, por isso existe contenda e e ele esta por traz disso, acabamos discutindo qual religião é a correta e esquecemos de que Deus quer que sejamos amáveis uns com os outros. Deus ja nos deixou os seus mandamentos, e falo muitas coisas por meio de parábolas para as pessoas que os que esta...

  • josy (curitiba) - 23/03/2013

    JOAO 21:18 \\\\\\\\\\\\\\\"Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres\\\\\\\\\\\\\\\". Neste versículo Jesus fala à Pedro, mas, em nenhum momento subtende-se que Pedro morreria crucificado de cabeça para baixo. Jesu diz à Pedro que ele envelheceria, e como todo o velho, eh carregado para qualquer lugar e fica à mercê de outras pessoas, como Jesus falo...

  • rone alves (anapolis) - 17/02/2013

    Bom dia amados! Muitos cristãos evangelicos e catolicos, se preucupam em discutir religião enquanto existem muitas vidas precisando de ajuda de oração, acompanhamento, Tiago 1-27 diz qual a verdadeira relígião, todos nós ja nos. Tperguntamos, Qual a verdadeira Relião? Vou te responder.João 8-32.a biblia te respondera, que Deus os abênçoe.

  • Erivaldo (Salvador) - 29/12/2012

    Bom dia, Agora podemos saber qual a Igreja que prega o verdadeiro evangelho, É só observar para ver se é verdade o que digo ou se é apenas mais uma. Encontrei o Caminho Antigo Jr. 6;16. www.ocaminhoantigo.tv

  • Erivaldo (Salvador) - 29/12/2012

    Bom dia, Ufa! Até que enfim Josiane, encontrei alguem que compartilhe do que prego. Não estudei teologia, nem frequentei cursos dessas igrejas que existem aos montes por aí, más concordo com voce. Parabens. Disse tudo. Espero outros comentarios seu.

  • Josiane (Rio de Janeiro) - 28/12/2012

    Boa noite, gente na boa lendo a bíblia não encontrei nada que me garanta que Pedro um excelente discípulos mas um pobre mortal como todos nós, morreu em Roma, pelo que sei o único que foi à Itália foi Paulo. Também não vejo na bílbia afirmando que a igreja católica foi a primeira, só se Deus fosse contra a palavra Dele que condena idolatria as imagens.

  • Reinaldo dos reis (alvinopolis) - 17/12/2012

    como podem enganar e serem enganados? vcs que defedem os inumerosos erros da igrej CATOLICA deveriam lerem mais a biblia,mas ler e entedem pois se o PAPADO esteverem serto,ai entao podemos pegar nossa bibli ou melhor pegar todas as biblias e rasga-las e joga-las fora. a vcs que qurem viver no engano leia APOCALIPSE 22-15 e SALMOS 115 e ISAIAS 45-20 vcs que vivem na idolatria dizem que vao pr o ceu,e vcs tiverem errados pr ceu irao??? leia e entedam a palavra de DEUS e parem de q justif os erros

  • Carlos (Palhoça) - 21/09/2012

    As Igrejas Sui Iuris são todas católicas, pois professam a mesma fé nas doutrinas ditas católicas. Não há divisão entre elas. Os diferentes ritos não são motivo de separação, mas aumentam a riqueza. Tudo isso é bem dito pelo texto de wikipedia. É importante saber ler com objetividade e sem pré-conceito.

  • Max (Belo Horizonte ) - 21/09/2012

    CLAUDIOAJ, mais importante que obter a informação é obter de uma fonte confiável. E se utilizar de "Wikipedia" para defender suas argumentações é prova mais que suficiente que seu conhecimento fútil e preguiçoso. Suas palavras são palavras de um homem insensato que construiu sua casa na areia (Mt 7,26). Pois qualquer vento filosófico ou teológico é capaz de por por terra suas argumentações. Quer criticar e julgar a Igreja Católica? Vá conhece-la antes! Mas para isso, deixe o seu "Google" de lado e vá ler um livr...

  • T Cruz (Brasilia) - 14/08/2012

    A igreja são as pessoas que de coração puro invocam o nome do Senhor. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.Em breve os cabritos serão separados das ovelhas.Toda aparência e suntuosidade serão queimados.

  • Josineide (salvador) - 26/07/2012

    Infelizmente muitos lê a Bíblia, mas poucos entendem.

  • ana (rgt) - 29/02/2012

    Só existe uma IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA EM TODO O MUNDO .as outras foram separadas a mais de mil anos seu burro!!

  • CLAUDIOAJ (AMPARO) - 29/02/2012

    Ana você se faz de embrutecida? ou realmente não sabe nada quando fica sem argumentos, e apela para ataques que refletem que seu próprios erros > ( veja como a sua santa igreja é dividida, e quem cria heresias são seus mestres ) http://pt.wikipedia.org/wiki/Sui_juris .A Igreja Católica é constituída actualmente por 23 Igrejas sui iuris,[1] sendo a maior, a mais conhecida e numerosa a Igreja Católica Latina, ao ponto de muitas pessoas confundirem-na com a Igreja Católica, que são dua...

  • ana (rgt) - 28/02/2012

    Não é posssivel uma igreja ser tão dividida quanto a Assembleia de Deus, eles estudam tanto que acabam encontrando e criando heresias, além disso é um tal do pastor não aceitar recomendações que já vai criando sua seita. O papa tinha razão.

  • CLAUDIOAJ (AMPARO) - 28/02/2012

    A paz a todos, a morte de Pedro será revelada a todos que vencerem o mundo, quando chegarmos na glória....vou concordar com a Ana referente aos ``PAPAS QUE NÃO PRESTARAM´´e discordar que `` A MAIORIA FORAM MARAVILHOSOS E VERDADEIROS SERVOS DE SENHOR´´ isso é uma mentira, pois a verdade é que a maioria não prestaram, não foram maravilhosos e muito menos serviram o Senhor >basta estudar a história de cada um e ver quanto mal fizeram e quantos morreram por seus erros, prova é que não servem ao Senhor e sim a icar, s...

  • ana (rgt) - 28/02/2012

    SIM,QUERIDO REALMENTE HOUVE ALGUNS PAPAS QUE NÃO PRESTARAM,MAIS A MAIORIA FORAM MARAVILHOSOS E VERDADEIROS SERVOS DE SENHOR!! EU FICO COM A MAIORIA.

  • VANDERLEI FERREIRA (cachoeira dos indios) - 25/02/2012

    que pena que os outros papas que vieram em seguida, não eram verdadeiros cristãos, apenas guias cegos.

  • ana (rgt) - 17/02/2012

    Condenado à morte, São Pedro foi, como o divino Mestre, cruelmente açoitado e em seguida levado à colina vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para a execução, São Pedro pediu aos algozes que o pregassem na cruz com a cabeça para baixo, porque se achava indigno de morrer como o divino Mestre. Assim morreu o primeiro Papa da Igreja Católica. No lugar do suplício foi mais tarde edificada a Basílica de São Pedro. Os restos mortais do Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa se acham na mesma Basílica...