Olá Tiago! de Uchoa /SP.

Olhando as perguntas que chegam para serem respondidas, esta é mais uma a respeito da morte do apóstolo Pedro e o lugar na Bíblia em que encontramos escrito o acontecimento. Seguidamente chegam perguntas sobre o apóstolo Pedro, das mais diversas formas. Muitas já foram respondidas. Pergunta semelhante a esta respondi no mês de janeiro: Como Pedro Morreu? E onde está escrito? Pergunta de Wagner Machado - São Paulo/SP enviada em 22/01/2012 e respondida em 24/01/2012.

Sendo fiel a pergunta temos que dizer que ela nos deixa sem resposta. Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro. Assim prova escrita que imaginas encontrar no Novo Testamento, não existe. Poderíamos citar a literatura apócrifa, (Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro etc.) na verdade esses escritos contêm detalhes sobre a biografia do apóstolo Pedro, mas muitos detalhes e fatos são legendários e não podemos considerá-los como fontes históricas.

 

Complementando:

A Biblia registra a morte de um único apóstolo a morte de Tiago em (Atos 12,2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” referindo-se a sua à decapitação. As circunstâncias da morte do apóstolo Pedro e mesmo dos outros apóstolos são conhecidas pela tradição da Igreja que chegou até nós; assim não é um dado de fé dar crédito ou não a estes relatos. A respeito da morte de Pedro sabemosque foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, na cidade Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21,18).

 

Uma indicação de Jesus para a morte de Pedro:

O final do evangelho de João indica uma profecia sobre o fato:

“....19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21,18-23)

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos.

 

Como complemento da resposta merece uma leitura as perguntas:

- Como foi à morte de Pedro? Pergunta de Miriã – Samonte, e enviada em 02/04/2011 e respondida por Luiz da Rosa.

- Como Pedro Morreu? E onde está escrito?  Pergunta de Wagner Machado - São Paulo/SP, enviada em 22/01/2012.