Olá Alexsandro de Carapicuiba!

Caro leitor a pergunta que fazes vem carregada de sentido e em torno do significado de “Yehovah”, existem muitos estudos e explicações. O significado de Yehovah sempre fui buscado incessantemente pelo ser humano, a resposta do seu significado é muito abrangente! Desde a omissão de sua pronuncia, pelo povo hebreu no Antigo Testamento em sinal de máximo respeito, a substituição pela palavra Adonai “Senhor” quando na leitura do texto se encontrasse a palavra. A resposta ao significado de “Yehovah”, no caso presente, não tem pretensões de esgotar o assunto. Já muito foi escrito, argumentado, ao longo da história bíblica. A busca de uma resposta te anime em continuar a pesquisa e melhorar a compreensão da palavra.

No texto hebraico do Antigo Testamento a palavra Yehovah tem o mesmo significado de YHWH. No tempo do Antigo Testamento os hebreus não ousavam a pronunciarem o nome de Deus que é YHWH e com o andar do tempo a verdadeira pronuncia foi esquecida! O nome Yhwh, em hebraico é impronunciável.

Entretanto as pessoas começaram acrescentar vogais, com a intenção de facilitar a pronuncia, mas nos dias de hoje não sabemos com certeza absoluta se “Jeová” é a pronuncia certa de YHWH.

Concluindo:

Os nomes que temos conhecimento: Yhwh, Yehovah ou Jeová tem referência ao nome do Deus vivo, eterno que é o maior de todas as criaturas e de qualquer um!

Para uma compreensão maior da pergunta recomendamos a leitura desta resposta:

 - Gostaria de saber o significado do nome Iahweh. Fiz algumas pesquisas, mas ainda estou com dúvida. Pergunta de Jairo - São Bernardo do Campo / SP, enviada em 08/11/2011 e respondida por Odalberto Domingos Casonatto.