Olá José Lucas de Indaiatuba / SP!

A pergunta não deixa de ser curiosa, pois nos leva a rever a literatura Paulina e as Pregações de Paulo em Atenas. Nos Atos dos Apóstolos, que poderíamos chamar Atos de Pedro e Paulo, encontramos a partir do capítulo 13 farto material a respeito das atividades missionárias de Paulo em Atenas. Temos conhecimento de Atenas, por sua cultura suas Escolas Filosóficas e a grande quantidade de deuses ali cultuados pela população. Paulo encontrou muita dificuldade em realizar sua missão, basta dizer que depois desta primeira passagem por Atenas, em seus escritos não se fala mais nada de alguma atividade Paulina em Atenas. Nem mesmo cartas paulinas para os moradores de Atenas não tem.

 

Resultado da evangelização de Paulo em Atenas

Apesar das dificuldades encontradas por Paulo em Atenas e o desapontamento com respeito aos Atenienses em rejeitarem Jesus Cristo, houve resultados positivos. Na narrativa Lucana dos Atos dos Apóstolos ele menciona algumas conversões: Lucas fala de Dionísio membro do Areópago, de uma mulher denominada Dâmaris e com eles outros Atenienses. Vejamos o texto de Atos dos Apostolos:

“Alguns homens porém, aderiram a ele e abraçaram a fé. Entre esses achava-se Dionísio, o Areopagita, bem como uma mulher, de nome Dâmaris, e ainda outros com eles.”(At 17, 34)

Com a partida de Paulo de Atenas a menção da cidade desaparece dos escritos do Novo Testamento, nenhuma sinalização e nem evento importante. O apóstolo nunca mais falou dela e nunca foi mencionada uma comunidade cristã ateniense nas Escrituras. O que se pode pensar é que os atenienses continuaram militando nos caminhos da filosofia pagã, tão cultuada, e continuaram cultuando seus inumeráveis deuses. A Academia de Atenas teve um fim trágico e fora fechada pelo imperador Justiniano I, no ano 529. Atenas, com sua tradição, cultura, cidades magníficas acabou.

A obra do apóstolo Paulo continuou sendo divulgada, em outras cidades em que se formaram comunidades e se tornaram fieis a palavra e o seguimento de Jesus.

 

Consultando o Dicionário Bíblico

Encontramos o nome de Dâmaris com a seguinte explicação: “(Gr. Implorada pelo povo), mulher ateniense que depois do discurso de São Paulo no Areópago seguiu o apóstolo e abraçou a fé (At 17,34). Alguns veem no seu nome uma indicação de ela ter sido uma hetera.” (Cf. Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Dâmaris, editora Vozes, Petrópolis, pag. 350)