Judá (em hebraico = yehuda) é filho de Jacó, com Lia (Gênesis 29,35). O nome significa "louvor do Senhor". 

Judá tomou o papel de guia entre os seus irmãos, como aparece claramente na história sobre José, o irmão de Judá que foi vendido e terminou no Egito (veja Gênesis 37 - 46).

Em Gênesis 49 Jacó reúne seus filhos e lhes abençoa. A bênção do pai a Judá se encontra nos versículos 8-12:

8.Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
9. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
10. O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
11. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
12. Os olhos seräo vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.

Essa bênção precisa ser lida na perpectiva de uma região geográfica. De fato, dos filhos de Jacó derivam as 12 tribos que serão também divisões geográficas quando os hebreus conquistarão a Terra Prometida. Uma dessas regiões é a Judéia, que deriva de Judá. O centro da Judéia é Jerusalém.

Depois da morte de Salomão, Israel que durante 120 anos tinha sido um único reino, se divide em dois, o Reino do Norte, com sede na Samaria, e o Reino do Sul, com sede em Jerusalém. Os dois reinos eram conhecidos como Reino da Samaria e Reino da Judeia.

De maneira superficial, podemos dizer que o Reino da Judeia, cuja capital era Jerusalém, era o preferido na Bíblia. Isso transparece, como profecia, na bênçao dada pelo patriarca Jacó a seu filho Judá. Depois da divisão teria sido ele que continou de forma linear a dinastia davídica.

Após o exílio na Babilônia, o nome "Judá" ficou muito popular. De fato há outros 5 personagens no Antigo Testamento com esse nome (Esdras 3,9; Neemias 12,8; Esdras 10, 10,23;  Neemias 11,9; Neemias 12,36).

No Novo testamento aparecem outros 6 personagens com esse nome. Esses personagens são conhecidos como "Judas", mas o nome é o mesmo que Judá. A diferença se encontra no fato que no Novo Testamento se usa o grego e nessa língua "Judá" foi transliterado Ioudas (Ἰούδας). Esse são os "Judas" que aparecem no Novo Testamento:

  1. O chamado "irmão do Senhor (Mateus 13,55), provavelmente autor da Carta de Judas;
  2. Filho de Tiago, um dos apóstolos (Lucas 6,16), também chamado de Tadeu (Mateus 10,3) - também poderia ter escrito a carta;
  3. Judas Escariotes, o apóstolo que traiu Jesus;
  4. Judas, o galileu, que provocou uma revolta contra os romanos (Atos dos Apóstolos 5,37);
  5. Um judeu na casa do qual ficou Paulo, em Damasco (Atos dos Apóstolos 9,11);
  6. Um profeta, também chamado de Barsabá, que acompanhou Paulo e Barnabé para transmitir em Antioquia as decisões do Concílio de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 15,22-33).