Olá Elis de Tabatinga/AM!

 Interessante esta pergunta, onde esta escrito: "Tudo posso naquele que me fortalece".

Lendo ou ouvindo esta frase, ela nos leva a literatura das Cartas Paulinas. A frase é veemente, incisiva e fala de alguém que entregou tudo em troca dos valores encontrados.

Este versículo se encontra no final da Carta de São Paulo aos Filipenses, no capítulo 4 versículo 13.

Olhando no conjunto da carta aos Filipenses, Paulo demonstra a grande amizade que tem para com os cristãos de Filipos. Eles de fato correspondem a seu anuncio de Jesus Cristo. Esta carta é chamada a carta da alegria. Paulo está alegre, e transparece no texto, porque a comunidade responde, vive o anuncio do evangelho. Assim Paulo diz aquilo que brota de seu coração.

 

 Como entender esta frase de Filipenses 4,13

 Interpretar o “tudo” do versículo sem olhar o contexto que envolve a palavra é cair em uma armadilha traiçoeira. Muitos cristãos concluem rapidamente que este “tudo” quer dizer: tudo podemos fazer. Esta interpretação além de ser ambígua induz a uma pratica de vida inconsequente. É necessário ver o contexto desta carta aos Filipenses, e o que Paulo quer dizer. Seu contexto imediato (Fil 4,10-20) nos leva entender que Paulo está tratando de algo pessoal que necessita. O texto apresenta frases como “privações”; “pobreza” (v. 11) “saciado e passar fome”; “abundância e sofrer necessidade” (v. 12); “dar e receber” (v. 15) e “necessidades” (vv. 16 e 19). As palavras aqui citadas tratam de necessidades imediatas a comida e moradia. Sabemos que a vida de Paulo foi de muito sofrimento e necessidades, mas quer mostrar para os Filipenses como Cristo lhe deu força para superá-las.

 

Elis! Esta frase de Paulo mereceria um estudo aprofundado, seria de muito proveito e nos levaria ao entusiasmo de Paulo na obra de evangelização. Mas teremos que deixar para outro momento nos alongarmos mais no assunto. Hoje a pergunta era apenas pela localização do texto. Mas continues lendo e meditando a carta de Paulo aos Filipenses, uma de suas grandes cartas. A carta da amizade e alegria.

 

Trazendo para o contexto atual podemos dizer que os Cristãos ainda enfrentam as incertezas do desemprego, o medo da violência e da chegada de alguma doença. Paulo assim como disse aos Filipenses diz também a nós que, com Cristo, podemos enfrentar qualquer situação, não importa a dificuldade. Devemos confiar em Deus Ele sabe o que precisamos e nos dará a força necessária. Mas e preciso caminhar junto a Jesus.