Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que a Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento? Como são divididos os livros da Bíblia?



  • Pergunta de Franssuely, Itaocara
  • 41647
  • 17/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Divisão da Bíblia


A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento contém os livros escritos antes de Cristo e o Novo Testamento contém livros escritos a partir de Cristo. O termo “testamento” hoje não significa muito para nós, pois é uma herança do latim, mas na sua origem significava ‘Aliança’. A Antiga Aliança seria aquela que Deus sigilou com Moisés e a Nova aquela feita com Jesus.

A classificação dos livros bíblicos têm vários aspectos. Os livros proféticos são colocados num mesmo bloco, aqueles históricos do Antigo Testamento têm uma sequência cronológica. No Novo Testamento as Cartas de Paulo são colocadas por ordem de tamanho: as maiores aparecem por primeiro.

Existem diversas divisões na Bíblia. O Antigo Testamento, para os cristãos, tem a seguinte: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Proféticos e Livros Sapienciais. Os judeus têm uma outra divisão: A lei (Torá = Pentateuco – os 5 primeiros livros da Bíblia), os profetas (divididos em profetas anteriores e profetas posteriores) e os Escritos.
O Novo Testamento, de modo geral, pode ser dividido em Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.

41647 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • gabriel (Belo Horizonte) - 27/09/2015

    brigado

  • GEOVANIA (Aracaju) - 20/09/2015

    A palavra de Deus diz,em Isaías 53 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Tome posse creia ,não aceite doença alguma ,determine mande toda a opressão de satanás cair por terra em nome de jesus , DEUS TE NÓS FAZ MAS QUE VENCEDORES .

  • Carlos (João Pessoa) - 22/03/2012

    A Bíblia não é um livro de doenças ou receitas. Assim como outras, a depressão é uma doença. Não temos a Bíblia como um passo-a-passo para oq fazer em situações de nossa vida. Somos guiados pela luz do Espírito que nos atualiza pelas Sagradas Escrituras, nos trazendo uma opção de caminho a ser seguido... Deus o abençoe...

  • Ana Paula (Santo André) - 21/09/2009

    QUAIS SÃO OS LIVROS DA BÍBLIA QUE FALAM SOBRE ATOS PROFÉTICOS ?

  • ZELIA (Natal ) - 14/08/2009

    olhe Giovani,Se agente diz que acredita em DEUS, agente não pode permitir, que uma doença, consumista, como a depressão, tome conta da gente.Onde está a fé? Vamos levantar a cabeça, vamos olhar ao nosso redor ´... quanta gente está precisando dos nossos conhecimentos... do nosso sorriso...de pão ....de saúde...de moradia...de um lar...e muitas vezes agente tem tudo e deixa essa danada da depressao tomar conta do nosso viver

  • Giovan Fabiano (cuiabá) - 26/05/2009

    o que a biblia fala sobre depreção conhesso pessoas deprecivas e quero ajudalas