Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que a Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento? Como são divididos os livros da Bíblia?



  • Pergunta de Franssuely, Itaocara
  • 53280
  • 17/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Divisão da Bíblia |


A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento contém os livros escritos antes de Cristo e o Novo Testamento contém livros escritos a partir de Cristo. O termo “testamento” hoje não significa muito para nós, pois é uma herança do latim, mas na sua origem significava ‘Aliança’. A Antiga Aliança seria aquela que Deus sigilou com Moisés e a Nova aquela feita com Jesus.

A classificação dos livros bíblicos têm vários aspectos. Os livros proféticos são colocados num mesmo bloco, aqueles históricos do Antigo Testamento têm uma sequência cronológica. No Novo Testamento as Cartas de Paulo são colocadas por ordem de tamanho: as maiores aparecem por primeiro.

Existem diversas divisões na Bíblia. O Antigo Testamento, para os cristãos, tem a seguinte: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Proféticos e Livros Sapienciais. Os judeus têm uma outra divisão: A lei (Torá = Pentateuco – os 5 primeiros livros da Bíblia), os profetas (divididos em profetas anteriores e profetas posteriores) e os Escritos.
O Novo Testamento, de modo geral, pode ser dividido em Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.

53280 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook