Muitos cristãos reproduzem todos os dias as seguintes frases: eu creio em Deus! Eu tenho fé em Jesus. Dentro do universo das religiões o equívoco entre os significados é quase unânime. As pessoas usam os dois vocábulos como sinônimos e destarte, cometem erros grosseiros que deturpam a mensagem de Jesus. Em nenhuma das línguas neolatinas, pode-se encontrar verbo, derivado do substantivo latino fides, desta maneira, usam-se o verbo crer que alberga sentido superficial e minimalista dentro do querigma cristão.

A palavra fé vem de fides que em sua gênese carrega o sentido de harmonia, sintonia e consonância. Dizer que tem fé é mesmo que ter ou estar em sintonia com o espirito divino. Para que eu tenha fé é necessário estar em consenso aos dizeres e práticas de Jesus, uma vez que posso não ter fé, não me portar como um verdadeiro cristão e ainda assim crer.

No episódio do oficial romano narrado pelo evangelista Mateus em Cafarnaum, que tinha um servo doente e foi pedir ajuda a Jesus, se pode observar bem a questão em foco, uma vez que o oficial não pede que Jesus se dirija a sua casa. Ele tinha fé que Jesus ajudaria apenas com suas palavras, mesmo a distância. Por isso, o próprio Jesus diz: “Não encontrei tão grande fé, nem mesmo em Israel”. 

Ao contrário de crer, que é apenas acreditar; não implica necessariamente, pertencer, ter o mesmo lugar. Muitas pessoas que se dizem cristãs e falam que têm fé estão mais para acreditar do que ter fé em suas práticas ou pseudo-práticas cristãs. A conhecida e repetida frase até por Padres e Pastores, “quem crer será salvo; quem não crer será condenado” é um belo exemplo da distorção de sentido que lhe é costumeiramente atribuída. Crer é apenas em alguns casos, um ato de boa vontade, não implica aderir ao objeto ou a pessoa pela qual se crer.

Uma pessoa que está verdadeiramente ligada a Jesus, não significa que não irá sofrer por problemas das mais diversas naturezas; significa ao contrário, que os terá, mais irá vencê-los, porque tem fé que Jesus estará do seu lado. Precisamos entender que a verdadeira comunhão com Deus se dá em espírito e verdade e a fé, através da oração, é a nossa porta de entrada para estarmos juntos ao criador.